Património azulejar do Hospital Termal de Caldas da Rainha
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/27812 |
Resumo: | O Património Azulejar pertencente ao Hospital Termal das Caldas da Rainha, que inclui os painéis de azulejos das antigas enfermarias e oratórios do Hospital Termal, atualmente no Museu do Hospital e das Caldas, e o património azulejar que se conserva in situ, na Igreja de Nossa Senhora do Pópulo constituem exemplares importantes que demonstram a evolução e o gosto da arte azulejar em Portugal. Desde cedo, pode perceber-se que o Hospital Termal foi um centro da atividade artística, quer, primeiramente, pela ação mecenática da rainha fundadora, D. Leonor de Lencastre (1458-1525), quer pelos reis que se seguiram. No contexto inicial da sua história, importa destacar os azulejos hispano-mouriscos que se encontram na Igreja de Nossa Senhora do Pópulo, datados de cerca de 1500, de origem sevilhana, fazendo parte, possivelmente, de uma encomenda do reinado de D. Manuel I. No século XVII, a Igreja de Nossa Senhora do Pópulo foi revestida por azulejos de padrão policromos. No século seguinte, destaca-se o papel de D. João V (1689-1750), realçando que foi neste reinado que o Hospital sofreu importante s obras, no contexto das quais foram aplicados os revestimentos azulejares nas antigas enfermarias e oratórios do Hospital Termal. Pode compreender-se, assim, que o espólio azulejar do Hospital Termal conta com importantes exemplares produzidos entre os séculos XVI e XVIII. São muitos os autores que têm demonstrado interesse na história do Hospital e da Igreja, mas foi somente após 1987, com a exposição Azulejos do Hospital Termal das Caldas da Rainha Século XVI-XVIII e a publicação do catálogo respetivo, que os estudos sobre o seu património azulejar ganharam maior profundidade. O nosso Trabalho de Projeto tem como principal objetivo realizar um inventário integrado de todo o conjunto azulejar, de mos a sistematizar a informação potenciando uma maior facilidade na leitura dos espaços, procurando perceber a função que o azulejo assumia ou assume em cada um deles. É com base neste trabalho que traçamos uma breve contextualização histórica-artística, que permite criar as grandes linhas que possibilitam enquadrar o estudo do azulejo, tendo em conta as diversas fases de construção do Hospital Termal e da Igreja de Nossa Senhora do Pópulo. Perceber quem foram os seus protagonistas, identificar e caracterizar as intervenções de requalificação e restauro que o azulejo foi objeto, ao longo do tempo, perceber quem foram os intervenientes, quais os critérios seguidos, assim como os materiais utilizados, estão entre os nossos objetivos. Tendo em conta, que uma parte importante do espólio azulejar pertencente ao Hospital, se encontra no Museu, importa estudá-la a fim de se procurar compreender a proveniência desses azulejos, tentar identificar a sua localização original e quando, e em que circunstâncias, foram removidos das paredes onde se encontravam. |
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Património azulejar do Hospital Termal de Caldas da RainhaAzulejos - Caldas da Rainha (Portugal) - InventáriosHospital Termal das Caldas da Rainha (Portugal) - HistóriaDecoração arquitectónica - PortugalTeses de mestrado - 2017Domínio/Área Científica::Humanidades::ArtesO Património Azulejar pertencente ao Hospital Termal das Caldas da Rainha, que inclui os painéis de azulejos das antigas enfermarias e oratórios do Hospital Termal, atualmente no Museu do Hospital e das Caldas, e o património azulejar que se conserva in situ, na Igreja de Nossa Senhora do Pópulo constituem exemplares importantes que demonstram a evolução e o gosto da arte azulejar em Portugal. Desde cedo, pode perceber-se que o Hospital Termal foi um centro da atividade artística, quer, primeiramente, pela ação mecenática da rainha fundadora, D. Leonor de Lencastre (1458-1525), quer pelos reis que se seguiram. No contexto inicial da sua história, importa destacar os azulejos hispano-mouriscos que se encontram na Igreja de Nossa Senhora do Pópulo, datados de cerca de 1500, de origem sevilhana, fazendo parte, possivelmente, de uma encomenda do reinado de D. Manuel I. No século XVII, a Igreja de Nossa Senhora do Pópulo foi revestida por azulejos de padrão policromos. No século seguinte, destaca-se o papel de D. João V (1689-1750), realçando que foi neste reinado que o Hospital sofreu importante s obras, no contexto das quais foram aplicados os revestimentos azulejares nas antigas enfermarias e oratórios do Hospital Termal. Pode compreender-se, assim, que o espólio azulejar do Hospital Termal conta com importantes exemplares produzidos entre os séculos XVI e XVIII. São muitos os autores que têm demonstrado interesse na história do Hospital e da Igreja, mas foi somente após 1987, com a exposição Azulejos do Hospital Termal das Caldas da Rainha Século XVI-XVIII e a publicação do catálogo respetivo, que os estudos sobre o seu património azulejar ganharam maior profundidade. O nosso Trabalho de Projeto tem como principal objetivo realizar um inventário integrado de todo o conjunto azulejar, de mos a sistematizar a informação potenciando uma maior facilidade na leitura dos espaços, procurando perceber a função que o azulejo assumia ou assume em cada um deles. É com base neste trabalho que traçamos uma breve contextualização histórica-artística, que permite criar as grandes linhas que possibilitam enquadrar o estudo do azulejo, tendo em conta as diversas fases de construção do Hospital Termal e da Igreja de Nossa Senhora do Pópulo. Perceber quem foram os seus protagonistas, identificar e caracterizar as intervenções de requalificação e restauro que o azulejo foi objeto, ao longo do tempo, perceber quem foram os intervenientes, quais os critérios seguidos, assim como os materiais utilizados, estão entre os nossos objetivos. Tendo em conta, que uma parte importante do espólio azulejar pertencente ao Hospital, se encontra no Museu, importa estudá-la a fim de se procurar compreender a proveniência desses azulejos, tentar identificar a sua localização original e quando, e em que circunstâncias, foram removidos das paredes onde se encontravam.The Azulejo Heritage belonging to the Thermal Hospital of Caldas da Rainha, including the azulejo panels of the old wards and oratories of the Thermal Hospital, currently at the Museum of the Hospital and Caldas, and the azulejo heritage that is preserved in situ, in the Church of Nossa Senhora do Pópulo are important examples that demonstrate the evolution of azulejo art in Portugal. The Thermal Hospital was a center of the artistic activity. First with the patronage action of the founding queen, Leonor de Lencastre (1458-1525), or by kings that followed. One of the first examples are the Hispano-Moorish azulejos that are in the Church of Nossa Senhora do Pópulo. Dating from about 1500, and of sevillian origin, they are probably part of an order from the reign of King Manuel I. In the seventeenth century, the Church of Nossa Senhora do Pópulo was covered with a polychrome pattern azulejo. In the following century, the King João V (1689-1750) had a major role in the improvement of the hospital. It was in his reign that the old wards and oratories received azulejo panels. The azulejo collection of the Thermal Hospital has important examples produced between the sixteenth and eighteenth centuries. There are many authors who have shown interest in the history of the Hospital and the Church, but it was only after 1987, with the exhibit of Azulejos do Hospital Termal das Caldas da Rainha Século XVI-XVIII and the publication of the respective catalog that the studies on the azulejo heritage gained greater depth. Our work project aims to provide an integrated inventory of the whole azulejo. We systematized the information to make way for an easier reading of the different spaces. Based on this work, we drew a brief historical-artistic context, which allows to create the broad lines that allow the study of the azulejo, taking into account the various stages of construction of the Thermal Hospital and the Church of Nossa Senhora do Pópulo. Knowing who were its protagonists, identifying and characterizing the rehabilitation and restoration interventions that the azulejo has been made over time, see who were the actors, what the criteria they followed, as well as the materials they used, are among our goals. Taking into account that an important part of the azulejo belonging to the Hospital estate, is currently found in the museum, it is important to study it in order to try to understand the origin of these azulejos, try to identify their original location, and under what circumstances were they removed from their original walls.Soares, Clara MouraCarvalho, Rosário Salema deRepositório da Universidade de LisboaAlva, Ana Cátia Carreira2017-05-25T15:13:53Z2017-02-2220162017-02-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/27812TID:201661497porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:19:01Zoai:repositorio.ul.pt:10451/27812Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:44:08.052249Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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