Trajetórias escolares, aspirações e expectativas de alunos do ensino profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Farinha, Filipa Pereira
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/21465
Resumo: Nesta investigação, realizada numa escola profissional com dois polos distintos, pretendeu-se conhecer o percurso escolar dos alunos, assim como as aspirações e expectativas que estes têm em relação ao futuro escolar e profissional. De acordo com a análise da informação recolhida, através de questionários aos alunos, foi possível sabermos que (i) o percurso escolar deste grupo é marcado por diversas retenções e o maior ou menor apoio da família aparece como muito relevante nestes percursos escolares, (ii) que os rapazes continuam a escolher as áreas mais técnicas enquanto que as raparigas escolhem as áreas mais direcionadas para as temáticas sociais. Em relação às expectativas quanto ao futuro, grande parte dos jovens pretende, após o curso, ingressar no mercado de trabalho, planeando, no entanto, prosseguir os estudos.
id RCAP_a2c3b0bd931ed84dd0b80cca91b17bb2
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/21465
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Trajetórias escolares, aspirações e expectativas de alunos do ensino profissionalEnsino profissionalDesempenho escolarEscolhas e expectativasVocational educationSchool performanceChoices and expectationsNesta investigação, realizada numa escola profissional com dois polos distintos, pretendeu-se conhecer o percurso escolar dos alunos, assim como as aspirações e expectativas que estes têm em relação ao futuro escolar e profissional. De acordo com a análise da informação recolhida, através de questionários aos alunos, foi possível sabermos que (i) o percurso escolar deste grupo é marcado por diversas retenções e o maior ou menor apoio da família aparece como muito relevante nestes percursos escolares, (ii) que os rapazes continuam a escolher as áreas mais técnicas enquanto que as raparigas escolhem as áreas mais direcionadas para as temáticas sociais. Em relação às expectativas quanto ao futuro, grande parte dos jovens pretende, após o curso, ingressar no mercado de trabalho, planeando, no entanto, prosseguir os estudos.In this investigation, carried out in a professional school with two distinct poles, we intend to get to know a little more about students school path's, as well as the aspirations and expectations of the future of this group, that is, to understand who are currently the students who attend this school's teaching model and what they hope to do after finishing the course. After the analysis of the collected information from questionnaires it’s possible to verify that family's support is fundamental in the students school path, this group is marked by several retentions and we can observe that boys continue to choose the most technical areas while girls choose the most socially oriented areas. Taking into account future expectations, there's a large part that intends to enter the job market, however, the majority of these students intend to continue their studies.2021-01-21T16:54:08Z2020-12-17T00:00:00Z2020-12-172020-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/21465TID:202571521porFarinha, Filipa Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:34:22Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/21465Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:15:32.025811Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Trajetórias escolares, aspirações e expectativas de alunos do ensino profissional
title Trajetórias escolares, aspirações e expectativas de alunos do ensino profissional
spellingShingle Trajetórias escolares, aspirações e expectativas de alunos do ensino profissional
Farinha, Filipa Pereira
Ensino profissional
Desempenho escolar
Escolhas e expectativas
Vocational education
School performance
Choices and expectations
title_short Trajetórias escolares, aspirações e expectativas de alunos do ensino profissional
title_full Trajetórias escolares, aspirações e expectativas de alunos do ensino profissional
title_fullStr Trajetórias escolares, aspirações e expectativas de alunos do ensino profissional
title_full_unstemmed Trajetórias escolares, aspirações e expectativas de alunos do ensino profissional
title_sort Trajetórias escolares, aspirações e expectativas de alunos do ensino profissional
author Farinha, Filipa Pereira
author_facet Farinha, Filipa Pereira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Farinha, Filipa Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino profissional
Desempenho escolar
Escolhas e expectativas
Vocational education
School performance
Choices and expectations
topic Ensino profissional
Desempenho escolar
Escolhas e expectativas
Vocational education
School performance
Choices and expectations
description Nesta investigação, realizada numa escola profissional com dois polos distintos, pretendeu-se conhecer o percurso escolar dos alunos, assim como as aspirações e expectativas que estes têm em relação ao futuro escolar e profissional. De acordo com a análise da informação recolhida, através de questionários aos alunos, foi possível sabermos que (i) o percurso escolar deste grupo é marcado por diversas retenções e o maior ou menor apoio da família aparece como muito relevante nestes percursos escolares, (ii) que os rapazes continuam a escolher as áreas mais técnicas enquanto que as raparigas escolhem as áreas mais direcionadas para as temáticas sociais. Em relação às expectativas quanto ao futuro, grande parte dos jovens pretende, após o curso, ingressar no mercado de trabalho, planeando, no entanto, prosseguir os estudos.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-17T00:00:00Z
2020-12-17
2020-11
2021-01-21T16:54:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/21465
TID:202571521
url http://hdl.handle.net/10071/21465
identifier_str_mv TID:202571521
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134713495945216