Ensino Profissional: Expectativas dos Novos Alunos e Avaliação do Desempenho dos Formadores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Bruno Alberto Matos
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/624
Resumo: As Escolas Profissionais (EP´s) iniciaram o seu Projecto Educativo em Portugal, no ano de 1989, e têm desempenhado um papel fundamental na educação e formação dos jovens, que concluem o 9º ano e pretendem enveredar por uma via profissionalizante. Deste modo, o nosso estudo pretende perceber o que leva os alunos a frequentar o ensino profissional. Para isso foi aplicado a todos os sujeitos da amostra, dois questionários, adaptados por nós, que visa verificar o diagnóstico de expectativas dos formandos e a qualidade de formação e desempenho dos formadores. A procura do Ensino Profissional, ano após ano, por parte de formandos mais jovens, significa que o ensino profissional é encarado como uma possibilidade de estudo e de estruturação futura da trajectória pessoal e formativa. A procura da excelência nas escolas é uma preocupação de longa data, uma vez que, a estas compete a formação das mulheres e homens de amanhã, e dos conhecimentos e competências destes, depende em muito, o futuro desenvolvimento do país. Assim sendo, a principal finalidade desta avaliação é proporcionar elementos de reflexão que possam ser utilizados a nível interno para a (re) construção dos seus “olhares” sobre a formação no sentido de elevar, ainda mais, a qualidade da mesma e atingir os níveis de sucesso desejados.
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