Ensino Profissional: Expectativas dos Novos Alunos e Avaliação do Desempenho dos Formadores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/624 |
Resumo: | As Escolas Profissionais (EP´s) iniciaram o seu Projecto Educativo em Portugal, no ano de 1989, e têm desempenhado um papel fundamental na educação e formação dos jovens, que concluem o 9º ano e pretendem enveredar por uma via profissionalizante. Deste modo, o nosso estudo pretende perceber o que leva os alunos a frequentar o ensino profissional. Para isso foi aplicado a todos os sujeitos da amostra, dois questionários, adaptados por nós, que visa verificar o diagnóstico de expectativas dos formandos e a qualidade de formação e desempenho dos formadores. A procura do Ensino Profissional, ano após ano, por parte de formandos mais jovens, significa que o ensino profissional é encarado como uma possibilidade de estudo e de estruturação futura da trajectória pessoal e formativa. A procura da excelência nas escolas é uma preocupação de longa data, uma vez que, a estas compete a formação das mulheres e homens de amanhã, e dos conhecimentos e competências destes, depende em muito, o futuro desenvolvimento do país. Assim sendo, a principal finalidade desta avaliação é proporcionar elementos de reflexão que possam ser utilizados a nível interno para a (re) construção dos seus “olhares” sobre a formação no sentido de elevar, ainda mais, a qualidade da mesma e atingir os níveis de sucesso desejados. |
id |
RCAP_aee2343a9686b120c40f8ac0aec19943 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utad.pt:10348/624 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Ensino Profissional: Expectativas dos Novos Alunos e Avaliação do Desempenho dos FormadoresEnsino ProfissionalExpectativas FormandosAvaliação Desempenho dos formadoresVocational EducationStudents’ expectationsPerformance and training of the vocational teachersAs Escolas Profissionais (EP´s) iniciaram o seu Projecto Educativo em Portugal, no ano de 1989, e têm desempenhado um papel fundamental na educação e formação dos jovens, que concluem o 9º ano e pretendem enveredar por uma via profissionalizante. Deste modo, o nosso estudo pretende perceber o que leva os alunos a frequentar o ensino profissional. Para isso foi aplicado a todos os sujeitos da amostra, dois questionários, adaptados por nós, que visa verificar o diagnóstico de expectativas dos formandos e a qualidade de formação e desempenho dos formadores. A procura do Ensino Profissional, ano após ano, por parte de formandos mais jovens, significa que o ensino profissional é encarado como uma possibilidade de estudo e de estruturação futura da trajectória pessoal e formativa. A procura da excelência nas escolas é uma preocupação de longa data, uma vez que, a estas compete a formação das mulheres e homens de amanhã, e dos conhecimentos e competências destes, depende em muito, o futuro desenvolvimento do país. Assim sendo, a principal finalidade desta avaliação é proporcionar elementos de reflexão que possam ser utilizados a nível interno para a (re) construção dos seus “olhares” sobre a formação no sentido de elevar, ainda mais, a qualidade da mesma e atingir os níveis de sucesso desejados.The Vocational Schools have started their Educational Project in 1989 and they have played an important role in education and training of young people who complete the ninth grade and want to follow a vocational road. This way, our study pretends to understand the reason why our students attend Vocational Schools. To obtain that answer, it has been applied to all sampled individuals, two questionnaires, adapted by us, which aims to verify the students’ expectations and the performance and training of the vocational teacher. The increasing search for vocational education, year after year, by younger students, means that the vocational teaching is seen as a study opportunity and as a way of structuring their personal and academic course in the future. The continuous search for excellence in schools has always been a major concern, since it is their responsibility training the women and men of tomorrow, because the future development of our country depends on their knowledge and abilities. Therefore, the main purpose of this assessment is to provide elements of reflection that can be used to “re”build the way of looking upon training to further enhance quality and achieve the desired success levels.2011-09-30T15:38:33Z2010-01-01T00:00:00Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/624porGonçalves, Bruno Alberto Matosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:38:35Zoai:repositorio.utad.pt:10348/624Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:02:03.369416Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino Profissional: Expectativas dos Novos Alunos e Avaliação do Desempenho dos Formadores |
title |
Ensino Profissional: Expectativas dos Novos Alunos e Avaliação do Desempenho dos Formadores |
spellingShingle |
Ensino Profissional: Expectativas dos Novos Alunos e Avaliação do Desempenho dos Formadores Gonçalves, Bruno Alberto Matos Ensino Profissional Expectativas Formandos Avaliação Desempenho dos formadores Vocational Education Students’ expectations Performance and training of the vocational teachers |
title_short |
Ensino Profissional: Expectativas dos Novos Alunos e Avaliação do Desempenho dos Formadores |
title_full |
Ensino Profissional: Expectativas dos Novos Alunos e Avaliação do Desempenho dos Formadores |
title_fullStr |
Ensino Profissional: Expectativas dos Novos Alunos e Avaliação do Desempenho dos Formadores |
title_full_unstemmed |
Ensino Profissional: Expectativas dos Novos Alunos e Avaliação do Desempenho dos Formadores |
title_sort |
Ensino Profissional: Expectativas dos Novos Alunos e Avaliação do Desempenho dos Formadores |
author |
Gonçalves, Bruno Alberto Matos |
author_facet |
Gonçalves, Bruno Alberto Matos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, Bruno Alberto Matos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Profissional Expectativas Formandos Avaliação Desempenho dos formadores Vocational Education Students’ expectations Performance and training of the vocational teachers |
topic |
Ensino Profissional Expectativas Formandos Avaliação Desempenho dos formadores Vocational Education Students’ expectations Performance and training of the vocational teachers |
description |
As Escolas Profissionais (EP´s) iniciaram o seu Projecto Educativo em Portugal, no ano de 1989, e têm desempenhado um papel fundamental na educação e formação dos jovens, que concluem o 9º ano e pretendem enveredar por uma via profissionalizante. Deste modo, o nosso estudo pretende perceber o que leva os alunos a frequentar o ensino profissional. Para isso foi aplicado a todos os sujeitos da amostra, dois questionários, adaptados por nós, que visa verificar o diagnóstico de expectativas dos formandos e a qualidade de formação e desempenho dos formadores. A procura do Ensino Profissional, ano após ano, por parte de formandos mais jovens, significa que o ensino profissional é encarado como uma possibilidade de estudo e de estruturação futura da trajectória pessoal e formativa. A procura da excelência nas escolas é uma preocupação de longa data, uma vez que, a estas compete a formação das mulheres e homens de amanhã, e dos conhecimentos e competências destes, depende em muito, o futuro desenvolvimento do país. Assim sendo, a principal finalidade desta avaliação é proporcionar elementos de reflexão que possam ser utilizados a nível interno para a (re) construção dos seus “olhares” sobre a formação no sentido de elevar, ainda mais, a qualidade da mesma e atingir os níveis de sucesso desejados. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-01-01T00:00:00Z 2010 2011-09-30T15:38:33Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10348/624 |
url |
http://hdl.handle.net/10348/624 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137105108008960 |