O contributo das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no contexto da Metodologia de Trabalho de Projeto: relato de uma experiência da História e Geografia de Portugal no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/10490 |
Resumo: | O presente relatório final de estágio centra-se na Prática de Ensino Supervisionada no âmbito do Mestrado no 1.º Ciclo do Ensino Básico e em Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, cujo estágio decorreu nas turmas de 4.º e 6.º anos de escolaridade. O objetivo deste trabalho é salientar o contributo das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no contexto do modelo pedagógico, Metodologia de Trabalho de Projeto. Atualmente, na sociedade em que estamos inseridos as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação estão cada vez mais presentes, desta forma é importante perceber de que maneira se podem usar em contexto de sala de aula. Por vezes, nas escolas não se integram essas tecnologias digitais no processo de ensino e de aprendizagem de forma mais sistemática, quando estas podem constituir excelentes recursos de apoio à aprendizagem dos alunos. Com a Metodologia de Trabalho de Projeto, os alunos têm oportunidade de aprender os conteúdos das diferentes disciplinas através de um trabalho autónomo, tendo um papel participativo e ativo no processo de ensino e aprendizagem. Esta metodologia tem a vantagem de partir das dúvidas e interesses dos alunos, cativando-os a obter uma resposta e assim aprenderem com maior empenho e eficácia. Esta é uma metodologia que desenvolve no aluno um processo de ensino e de aprendizagem avançado. Na Prática de Ensino Supervisionada no 1.º ciclo do ensino básico foi aplicada esta metodologia usando as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). Na turma de 4.º ano do ensino básico foi promovida a utilização de computador e internet, bem como algumas ferramentas do office para a realização de pesquisas de informação e apresentações dos produtos finais. Para a consolidação e avaliação formativa das aprendizagens realizadas com a Metodologia de Trabalho de Projeto, foi usada também a aplicação Kahoot, tendo criado, por parte dos alunos, um maior envolvimento no seu processo de ensino e de aprendizagem. Esta metodologia fomenta a pesquisa de informação em diferentes fontes, pelo que o uso de tablets, smartphones e computadores com ligação à internet pelos alunos facilita essa tarefa. |
id |
RCAP_a2caa924e774c77235fa3895a9bf0a7f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utad.pt:10348/10490 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O contributo das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no contexto da Metodologia de Trabalho de Projeto: relato de uma experiência da História e Geografia de Portugal no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino BásicoTDICMetodologia de trabalho de projetoO presente relatório final de estágio centra-se na Prática de Ensino Supervisionada no âmbito do Mestrado no 1.º Ciclo do Ensino Básico e em Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, cujo estágio decorreu nas turmas de 4.º e 6.º anos de escolaridade. O objetivo deste trabalho é salientar o contributo das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no contexto do modelo pedagógico, Metodologia de Trabalho de Projeto. Atualmente, na sociedade em que estamos inseridos as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação estão cada vez mais presentes, desta forma é importante perceber de que maneira se podem usar em contexto de sala de aula. Por vezes, nas escolas não se integram essas tecnologias digitais no processo de ensino e de aprendizagem de forma mais sistemática, quando estas podem constituir excelentes recursos de apoio à aprendizagem dos alunos. Com a Metodologia de Trabalho de Projeto, os alunos têm oportunidade de aprender os conteúdos das diferentes disciplinas através de um trabalho autónomo, tendo um papel participativo e ativo no processo de ensino e aprendizagem. Esta metodologia tem a vantagem de partir das dúvidas e interesses dos alunos, cativando-os a obter uma resposta e assim aprenderem com maior empenho e eficácia. Esta é uma metodologia que desenvolve no aluno um processo de ensino e de aprendizagem avançado. Na Prática de Ensino Supervisionada no 1.º ciclo do ensino básico foi aplicada esta metodologia usando as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). Na turma de 4.º ano do ensino básico foi promovida a utilização de computador e internet, bem como algumas ferramentas do office para a realização de pesquisas de informação e apresentações dos produtos finais. Para a consolidação e avaliação formativa das aprendizagens realizadas com a Metodologia de Trabalho de Projeto, foi usada também a aplicação Kahoot, tendo criado, por parte dos alunos, um maior envolvimento no seu processo de ensino e de aprendizagem. Esta metodologia fomenta a pesquisa de informação em diferentes fontes, pelo que o uso de tablets, smartphones e computadores com ligação à internet pelos alunos facilita essa tarefa.This final internship report focuses on Supervised Teaching Practice under the Master's Degree in the 1st Cycle of Basic Education and in Portuguese and History and Geography of Portugal in the 2nd Cycle of Basic Education, whose internship took place in the classes of 4th and 6th years of schooling. The aim of this work is to highlight the contribution of Digital Information and Communication Technologies in the context of the pedagogical model, Project Work Methodology. Currently, in the society in which we are inserted, Digital Information and Communication Technologies are increasingly present, so it is important to understand how they can be used in the classroom. Sometimes, in schools, these digital technologies are not integrated in the teaching and learning process in a more systematic way, when they can be excellent resources to support students' learning. With the Project Work Methodology, students have the opportunity to learn the contents of different subjects through autonomous work, having a participatory and active role in the teaching and learning process. This methodology has the advantage of starting from the students' doubts and interests, captivating them to get an answer and thus learn with greater commitment and effectiveness. This is a methodology that develops an advanced teaching and learning process for the student. In the Supervised Teaching Practice in the 1st cycle of basic education this methodology was applied using the Digital Technologies of Information and Communication (TDIC). In the 4th year class of basic education, the use of computers and the internet was promoted, as well as some office tools for conducting information searches and presentations of the final products. For the consolidation and formative evaluation of the lessons learned with the Project Work Methodology, the Kahoot application was also used, having created, on the part of the students, a greater involvement in their teaching and learning process. This methodology encourages the search for information from different sources, so the use of tablets, smartphones and computers with internet connection by students facilitates this task.2021-06-21T15:32:55Z2021-03-17T00:00:00Z2021-03-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/10490porCosta, Sílvia Manuela Azevedo dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:25:39Zoai:repositorio.utad.pt:10348/10490Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:59:46.258109Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O contributo das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no contexto da Metodologia de Trabalho de Projeto: relato de uma experiência da História e Geografia de Portugal no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico |
title |
O contributo das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no contexto da Metodologia de Trabalho de Projeto: relato de uma experiência da História e Geografia de Portugal no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico |
spellingShingle |
O contributo das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no contexto da Metodologia de Trabalho de Projeto: relato de uma experiência da História e Geografia de Portugal no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico Costa, Sílvia Manuela Azevedo da TDIC Metodologia de trabalho de projeto |
title_short |
O contributo das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no contexto da Metodologia de Trabalho de Projeto: relato de uma experiência da História e Geografia de Portugal no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico |
title_full |
O contributo das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no contexto da Metodologia de Trabalho de Projeto: relato de uma experiência da História e Geografia de Portugal no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico |
title_fullStr |
O contributo das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no contexto da Metodologia de Trabalho de Projeto: relato de uma experiência da História e Geografia de Portugal no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico |
title_full_unstemmed |
O contributo das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no contexto da Metodologia de Trabalho de Projeto: relato de uma experiência da História e Geografia de Portugal no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico |
title_sort |
O contributo das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no contexto da Metodologia de Trabalho de Projeto: relato de uma experiência da História e Geografia de Portugal no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico |
author |
Costa, Sílvia Manuela Azevedo da |
author_facet |
Costa, Sílvia Manuela Azevedo da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Sílvia Manuela Azevedo da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
TDIC Metodologia de trabalho de projeto |
topic |
TDIC Metodologia de trabalho de projeto |
description |
O presente relatório final de estágio centra-se na Prática de Ensino Supervisionada no âmbito do Mestrado no 1.º Ciclo do Ensino Básico e em Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, cujo estágio decorreu nas turmas de 4.º e 6.º anos de escolaridade. O objetivo deste trabalho é salientar o contributo das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no contexto do modelo pedagógico, Metodologia de Trabalho de Projeto. Atualmente, na sociedade em que estamos inseridos as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação estão cada vez mais presentes, desta forma é importante perceber de que maneira se podem usar em contexto de sala de aula. Por vezes, nas escolas não se integram essas tecnologias digitais no processo de ensino e de aprendizagem de forma mais sistemática, quando estas podem constituir excelentes recursos de apoio à aprendizagem dos alunos. Com a Metodologia de Trabalho de Projeto, os alunos têm oportunidade de aprender os conteúdos das diferentes disciplinas através de um trabalho autónomo, tendo um papel participativo e ativo no processo de ensino e aprendizagem. Esta metodologia tem a vantagem de partir das dúvidas e interesses dos alunos, cativando-os a obter uma resposta e assim aprenderem com maior empenho e eficácia. Esta é uma metodologia que desenvolve no aluno um processo de ensino e de aprendizagem avançado. Na Prática de Ensino Supervisionada no 1.º ciclo do ensino básico foi aplicada esta metodologia usando as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). Na turma de 4.º ano do ensino básico foi promovida a utilização de computador e internet, bem como algumas ferramentas do office para a realização de pesquisas de informação e apresentações dos produtos finais. Para a consolidação e avaliação formativa das aprendizagens realizadas com a Metodologia de Trabalho de Projeto, foi usada também a aplicação Kahoot, tendo criado, por parte dos alunos, um maior envolvimento no seu processo de ensino e de aprendizagem. Esta metodologia fomenta a pesquisa de informação em diferentes fontes, pelo que o uso de tablets, smartphones e computadores com ligação à internet pelos alunos facilita essa tarefa. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-21T15:32:55Z 2021-03-17T00:00:00Z 2021-03-17 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10348/10490 |
url |
http://hdl.handle.net/10348/10490 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137081187893248 |