Percurso de construção de competências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morais, Ana Paula Ferreira Lopes
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/13819
Resumo: O Curso de Mestrado de Natureza Profissional, na área de Enfermagem Médico- Cirúrgica, apresentado pela Universidade Católica, Centro Regional das Beiras visa o desenvolvimento de competências nos cuidados de enfermagem ao doente adulto ou idoso, especializados na assistência ao doente em estado grave. A realização deste curso deveu-se à necessidade de adquirir novos conhecimentos que permitissem melhorar o desempenho profissional no atendimento ao doente crítico no Bloco Operatório Central, local onde exercermos funções. Pretendeu-se também conhecer a realidade profissional/institucional, especialmente a articulação entre serviços, que é o reflexo da continuidade de cuidados prestados pelos profissionais de saúde. No terminus do ciclo de estudos conducente ao grau de mestre, a apresentação do Relatório final da prática clínica será objecto de discussão pública. Este Relatório foi elaborado sob orientação da Professora Enfermeira Teresa Borges. O Estágio foi realizado no Hospital de São Teotónio E.P.E. – Viseu, protocolado com a UCP/ESPS, orientado pela professora e tutorado por enfermeiros especialistas, com experiência profissional relevante na área. A sua estruturação assenta em 3 Módulos: Módulo I – Serviço de Urgência Geral de 26 de Abril a 26 de Junho de 2010; Módulo II – Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente de 03 de Janeiro a 28 de Fevereiro de 2011; Módulo III – Opcional – Bloco Operatório Central, creditado por já possuir competências na assistência ao doente crítico, desenvolvidas em contexto profissional. A redacção do Relatório pretende, com a revisão bibliográfica, a descrição e reflexão das actividades realizadas durante o Ensino Clínico, demonstrar como o aluno foi capaz de identificar problemas e apresentar soluções, de reflectir acerca das acções realizadas e suas implicações ético-sociais, de comunicar adequadamente as suas conclusões. Desta forma, o Relatório constitui um bom instrumento de avaliação no contexto da Pós-Licenciatura de Especialização em Enfermagem, dando resposta ao objectivo geral do Curso, subjacente ao desenvolvimento de competências técnicocientíficas e ético-relacionais adequadas à prestação de cuidados de enfermagem especializada ao doente crítico. Os campos de estágio revelaram-se extremamente gratificantes e enriquecedores, por nos dotarem de uma atitude própria de aquisição de capacidades perante o doente crítico, concordantes com os objectivos do Curso e com as competências de Enfermeiro Especialista.
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Este Relatório foi elaborado sob orientação da Professora Enfermeira Teresa Borges. O Estágio foi realizado no Hospital de São Teotónio E.P.E. – Viseu, protocolado com a UCP/ESPS, orientado pela professora e tutorado por enfermeiros especialistas, com experiência profissional relevante na área. A sua estruturação assenta em 3 Módulos: Módulo I – Serviço de Urgência Geral de 26 de Abril a 26 de Junho de 2010; Módulo II – Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente de 03 de Janeiro a 28 de Fevereiro de 2011; Módulo III – Opcional – Bloco Operatório Central, creditado por já possuir competências na assistência ao doente crítico, desenvolvidas em contexto profissional. A redacção do Relatório pretende, com a revisão bibliográfica, a descrição e reflexão das actividades realizadas durante o Ensino Clínico, demonstrar como o aluno foi capaz de identificar problemas e apresentar soluções, de reflectir acerca das acções realizadas e suas implicações ético-sociais, de comunicar adequadamente as suas conclusões. Desta forma, o Relatório constitui um bom instrumento de avaliação no contexto da Pós-Licenciatura de Especialização em Enfermagem, dando resposta ao objectivo geral do Curso, subjacente ao desenvolvimento de competências técnicocientíficas e ético-relacionais adequadas à prestação de cuidados de enfermagem especializada ao doente crítico. Os campos de estágio revelaram-se extremamente gratificantes e enriquecedores, por nos dotarem de uma atitude própria de aquisição de capacidades perante o doente crítico, concordantes com os objectivos do Curso e com as competências de Enfermeiro Especialista.The Master’s degree of a professional nature, in the area of Medical-Surgical Nursing, presented by the Catholic University, Centro Regional das Beiras, aims to develop skills for advanced nursing care to the sick and elderly adults, especially directed to assist the patient in serious condition. This course was due to the need to acquire new knowledge able to improve performance in the care of critical patients in the Surgical Room, where I exercise functions. It was intended to know the professional/institutional reality, especially the interaction between services, which reflects the continuity of care provided by health professionals. At the end of the course that leads to the Master’s degree, the final report, regarding the clinical practice, will be submitted to public discussion. This report was performed under the guidelines of Nursing Teacher Teresa Borges. The clinical teaching was conducted at São Teotónio Hospital - Viseu, filed with the Catholic University/ESPS, guided by the nursing teacher and tutored by specialist nurses, with relevant work experience in the area. Its structure is based on three modules: Module I – General Emergency Department, from 26 April to 26 June 2010; Module II - Intensive Care Unit, from 03 January to 28 February 2011; Module III - Optional - the Surgical Room, it is already credited because I have developed skills in the care of critically patients in professional work. The wording of the report aims, through bibliographie review, the description and discussion of developed activities, to demonstrate how the student was able to identify problems and solutions, to reflect on the actions undertaken and their ethical and social implications, and communicate their findings. Thus, the Report is an assessment tool in the context of Post-Graduate Specialization in Nursing, responding to the general objective of the course, underlying the development of scientific, technical, ethical and relational abilities to provide specialized nursing care to critical patients. The Clinical teaching locals proved to be extremely rewarding and enriching. I acquire a proper attitude of learn and develop critical care skills, consistent with the objectives of the course and the Specialist Nurse abilities.Borges, TeresaVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaMorais, Ana Paula Ferreira Lopes2014-03-19T14:20:08Z2013-04-0420112013-04-04T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/13819porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-09-19T01:39:27Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/13819Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:11:06.708380Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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