Expressão Criativa em Educação Ambiental e Patrimonial: Estudos de caso sobre as potencialidades da publicação digital multimédia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/12063 |
Resumo: | Atualmente, as crianças, os jovens, e frequentemente também os adultos utilizam múltiplos dispositivos tecnológicos móveis, nomeadamente smartphones e tablets, que apresentam grandes potencialidades para os processos de perceção e expressão criativas das suas interações com o ambiente. Complementarmente, a publicação digital da informação ambiental, expressa em múltiplas configurações, tem vindo a diversificar as formas de partilha, nomeadamente de partilha colaborativa em comunidades de prática. Exemplos relevantes de meios de publicação digital multimédia em contextos de educação ambiental e patrimonial são as redes sociais, os globos virtuais e as revistas multimédia. A presente comunicação integra diversos estudos de caso sobre a publicação digital das já referidas perceção e expressão criativa do ambiente e do seu património, em contextos educativos. Descreve-se: i) um estudo de caso em que as crianças usam smartphones para criar informação multissensorial georeferenciada sobre o ambiente da sua escola, sendo essa informação publicada e explorada através do Google Earth; ii) um estudo de caso em que jovens usam smartphones para criar informação multissensorial georeferenciada sobre o ambiente urbano e o seu Património, sendo a rede social Google+ e o Google Earth usados para publicar e partilhar a referida informação; iii) um estudo de caso centrado numa revista multimédia de investigação sobre educação e nos seus artigos sobre exploração ambiental e representação criativa de ambientes. Conclui-se a presente comunicação, com uma análise do papel da publicação digital de informação ambiental e patrimonial na divulgação e desenvolvimento de comunidades de prática, nomeadamente de redes de investigação em educação. São também examinadas a especificidade e importância da publicação digital para a educação ambiental e patrimonial, nomeadamente no que se refere à criação colaborativa e inclusiva e à partilha social de imagens, sons e vídeos georreferenciados, como forma de perceção e intervenção criativa no ambiente. |
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