Práticas de professores do 1.º ciclo do ensino básico: contributo do trabalho colaborativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Veia, Luciano
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/13402
Resumo: São vários os estudos que incidem sobre as práticas do professor em contexto de trabalho colaborativo, salientando a importância da colaboração entre pares, podendo contribuir para dar resposta a problemas da prática e aumentando a capacidade de reflexão dos professores. Neste artigo discutem-se os contributos do trabalho colaborativo na seleção e preparação de tarefas de organização e tratamento de dados de características investigativas e reflexão sobre a sua implementação. Presta-se particular atenção aos aspetos valorizados pelos professores e aos benefícios que retiram quando se envolvem neste tipo de trabalho. O estudo segue uma metodologia de investigação interpretativa e qualitativa. A recolha de dados tem por base a participação nas sessões de trabalho, com gravação em áudio, complementada com a realização de entrevistas. Os resultados mostram que os professores valorizam a sua participação pelos benefícios recebidos, nomeadamente um melhor conhecimento do tema, organização e tratamento de dados e tarefas de características investigativas, aprendizagens realizadas e reflexão sobre as suas práticas. Salientam igualmente a abertura e respeito mútuo com que decorreu o trabalho, fatores que consideram fundamentais para o estabelecimento de um clima de confiança que os desafiou a experimentar novas situações e correr riscos.
id RCAP_a2dc06a258faf58584864c1c221bb50a
oai_identifier_str oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/13402
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Práticas de professores do 1.º ciclo do ensino básico: contributo do trabalho colaborativoProfessoresPráticas profissionaisConstrução de tarefasTrabalho colaborativoOrganização e tratamento de dadosSão vários os estudos que incidem sobre as práticas do professor em contexto de trabalho colaborativo, salientando a importância da colaboração entre pares, podendo contribuir para dar resposta a problemas da prática e aumentando a capacidade de reflexão dos professores. Neste artigo discutem-se os contributos do trabalho colaborativo na seleção e preparação de tarefas de organização e tratamento de dados de características investigativas e reflexão sobre a sua implementação. Presta-se particular atenção aos aspetos valorizados pelos professores e aos benefícios que retiram quando se envolvem neste tipo de trabalho. O estudo segue uma metodologia de investigação interpretativa e qualitativa. A recolha de dados tem por base a participação nas sessões de trabalho, com gravação em áudio, complementada com a realização de entrevistas. Os resultados mostram que os professores valorizam a sua participação pelos benefícios recebidos, nomeadamente um melhor conhecimento do tema, organização e tratamento de dados e tarefas de características investigativas, aprendizagens realizadas e reflexão sobre as suas práticas. Salientam igualmente a abertura e respeito mútuo com que decorreu o trabalho, fatores que consideram fundamentais para o estabelecimento de um clima de confiança que os desafiou a experimentar novas situações e correr riscos.revistamultidisciplinar.comSapientiaVeia, Luciano2019-12-20T16:28:11Z2019-11-292019-11-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/13402porVeia, L. (2019). Práticas de professores do 1.º ciclo do ensino básico: contributos do trabalho colaborativo. revistamultidisciplinar.com, 1(2), 91-1062184-549210.23882/MJ1914info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:25:31Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/13402Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:04:35.887658Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Práticas de professores do 1.º ciclo do ensino básico: contributo do trabalho colaborativo
title Práticas de professores do 1.º ciclo do ensino básico: contributo do trabalho colaborativo
spellingShingle Práticas de professores do 1.º ciclo do ensino básico: contributo do trabalho colaborativo
Veia, Luciano
Professores
Práticas profissionais
Construção de tarefas
Trabalho colaborativo
Organização e tratamento de dados
title_short Práticas de professores do 1.º ciclo do ensino básico: contributo do trabalho colaborativo
title_full Práticas de professores do 1.º ciclo do ensino básico: contributo do trabalho colaborativo
title_fullStr Práticas de professores do 1.º ciclo do ensino básico: contributo do trabalho colaborativo
title_full_unstemmed Práticas de professores do 1.º ciclo do ensino básico: contributo do trabalho colaborativo
title_sort Práticas de professores do 1.º ciclo do ensino básico: contributo do trabalho colaborativo
author Veia, Luciano
author_facet Veia, Luciano
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sapientia
dc.contributor.author.fl_str_mv Veia, Luciano
dc.subject.por.fl_str_mv Professores
Práticas profissionais
Construção de tarefas
Trabalho colaborativo
Organização e tratamento de dados
topic Professores
Práticas profissionais
Construção de tarefas
Trabalho colaborativo
Organização e tratamento de dados
description São vários os estudos que incidem sobre as práticas do professor em contexto de trabalho colaborativo, salientando a importância da colaboração entre pares, podendo contribuir para dar resposta a problemas da prática e aumentando a capacidade de reflexão dos professores. Neste artigo discutem-se os contributos do trabalho colaborativo na seleção e preparação de tarefas de organização e tratamento de dados de características investigativas e reflexão sobre a sua implementação. Presta-se particular atenção aos aspetos valorizados pelos professores e aos benefícios que retiram quando se envolvem neste tipo de trabalho. O estudo segue uma metodologia de investigação interpretativa e qualitativa. A recolha de dados tem por base a participação nas sessões de trabalho, com gravação em áudio, complementada com a realização de entrevistas. Os resultados mostram que os professores valorizam a sua participação pelos benefícios recebidos, nomeadamente um melhor conhecimento do tema, organização e tratamento de dados e tarefas de características investigativas, aprendizagens realizadas e reflexão sobre as suas práticas. Salientam igualmente a abertura e respeito mútuo com que decorreu o trabalho, fatores que consideram fundamentais para o estabelecimento de um clima de confiança que os desafiou a experimentar novas situações e correr riscos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-20T16:28:11Z
2019-11-29
2019-11-29T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.1/13402
url http://hdl.handle.net/10400.1/13402
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Veia, L. (2019). Práticas de professores do 1.º ciclo do ensino básico: contributos do trabalho colaborativo. revistamultidisciplinar.com, 1(2), 91-106
2184-5492
10.23882/MJ1914
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv revistamultidisciplinar.com
publisher.none.fl_str_mv revistamultidisciplinar.com
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133283273932800