Cultura(s), identidade(s) e desenvolvimento numa pedagogia de proximidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Ernesto Candeias
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/1246
Resumo: Na sociedade actual dá-se muita atenção à abordagem dos problemas sociais, culturais, educativos e de desenvolvimento económico e social ao nível comunitário (comunidade territorial, comunidade local e/ou regional). Sabemos que a comunidade é a tradição mais viva na organização social. De facto, a tradição comunitária está destinada a perpectuar o modo de produção e de vida (relações de convivência) apoiada em valores, tais como a solidariedade, a igualdade de direitos, a cooperação e a participação colectiva. O autor trata de analisar os conceitos que estabelecem uma interacção. O autor trata de analisar os conceitos que estabelecem uma interacção dinâmica, como são o de ‘identidade’, cultura’, ‘comunidade’, aprofundando o papel, as relações e as relações e as colaborações das autarquias e das instituições sociais com outros agentes comunitários no desenvolvimento (local) e inovação, com o tecido empresarial e com as políticas sociais e culturais. Hoje em dia não tem sido objecto de investigações os aspectos determinantes do desenvolvimento, incluindo a vertente tecnológica, de modo a dar ao progresso e à identidade das comunidades territoriais locais ou regionais.
id RCAP_a2dd7a40a763c95c4f785208c68942ae
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/1246
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Cultura(s), identidade(s) e desenvolvimento numa pedagogia de proximidadeIdentidadeDesenvolvimentoCivilizaçãoCulturaComunidade territorialParticipação comunitáriaNa sociedade actual dá-se muita atenção à abordagem dos problemas sociais, culturais, educativos e de desenvolvimento económico e social ao nível comunitário (comunidade territorial, comunidade local e/ou regional). Sabemos que a comunidade é a tradição mais viva na organização social. De facto, a tradição comunitária está destinada a perpectuar o modo de produção e de vida (relações de convivência) apoiada em valores, tais como a solidariedade, a igualdade de direitos, a cooperação e a participação colectiva. O autor trata de analisar os conceitos que estabelecem uma interacção. O autor trata de analisar os conceitos que estabelecem uma interacção dinâmica, como são o de ‘identidade’, cultura’, ‘comunidade’, aprofundando o papel, as relações e as relações e as colaborações das autarquias e das instituições sociais com outros agentes comunitários no desenvolvimento (local) e inovação, com o tecido empresarial e com as políticas sociais e culturais. Hoje em dia não tem sido objecto de investigações os aspectos determinantes do desenvolvimento, incluindo a vertente tecnológica, de modo a dar ao progresso e à identidade das comunidades territoriais locais ou regionais.Escola Superior de Gestão de Idanha-a-NovaRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoMartins, Ernesto Candeias2012-04-23T15:07:03Z2010-052010-05-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/1246porMARTINS, Ernesto (2010) - Cultura(s), identidade(s) e desenvolvimento numa pedagogia de proximidade. Gestin. ISSN 1645-2534. Ano VIII nº 8, p. 37-52.1645-2534info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:38:29Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/1246Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:32:44.233793Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Cultura(s), identidade(s) e desenvolvimento numa pedagogia de proximidade
title Cultura(s), identidade(s) e desenvolvimento numa pedagogia de proximidade
spellingShingle Cultura(s), identidade(s) e desenvolvimento numa pedagogia de proximidade
Martins, Ernesto Candeias
Identidade
Desenvolvimento
Civilização
Cultura
Comunidade territorial
Participação comunitária
title_short Cultura(s), identidade(s) e desenvolvimento numa pedagogia de proximidade
title_full Cultura(s), identidade(s) e desenvolvimento numa pedagogia de proximidade
title_fullStr Cultura(s), identidade(s) e desenvolvimento numa pedagogia de proximidade
title_full_unstemmed Cultura(s), identidade(s) e desenvolvimento numa pedagogia de proximidade
title_sort Cultura(s), identidade(s) e desenvolvimento numa pedagogia de proximidade
author Martins, Ernesto Candeias
author_facet Martins, Ernesto Candeias
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Ernesto Candeias
dc.subject.por.fl_str_mv Identidade
Desenvolvimento
Civilização
Cultura
Comunidade territorial
Participação comunitária
topic Identidade
Desenvolvimento
Civilização
Cultura
Comunidade territorial
Participação comunitária
description Na sociedade actual dá-se muita atenção à abordagem dos problemas sociais, culturais, educativos e de desenvolvimento económico e social ao nível comunitário (comunidade territorial, comunidade local e/ou regional). Sabemos que a comunidade é a tradição mais viva na organização social. De facto, a tradição comunitária está destinada a perpectuar o modo de produção e de vida (relações de convivência) apoiada em valores, tais como a solidariedade, a igualdade de direitos, a cooperação e a participação colectiva. O autor trata de analisar os conceitos que estabelecem uma interacção. O autor trata de analisar os conceitos que estabelecem uma interacção dinâmica, como são o de ‘identidade’, cultura’, ‘comunidade’, aprofundando o papel, as relações e as relações e as colaborações das autarquias e das instituições sociais com outros agentes comunitários no desenvolvimento (local) e inovação, com o tecido empresarial e com as políticas sociais e culturais. Hoje em dia não tem sido objecto de investigações os aspectos determinantes do desenvolvimento, incluindo a vertente tecnológica, de modo a dar ao progresso e à identidade das comunidades territoriais locais ou regionais.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-05
2010-05-01T00:00:00Z
2012-04-23T15:07:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/1246
url http://hdl.handle.net/10400.11/1246
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv MARTINS, Ernesto (2010) - Cultura(s), identidade(s) e desenvolvimento numa pedagogia de proximidade. Gestin. ISSN 1645-2534. Ano VIII nº 8, p. 37-52.
1645-2534
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130784889569280