Determinantes da Divulgação Voluntária de Informações
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/82195 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado em Contabilidade e Finanças apresentada à Faculdade de Economia |
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Determinantes da Divulgação Voluntária de InformaçõesDeterminants of Voluntary Disclosure of Informationdivulgação voluntáriaíndice de divulgaçãomeio envolvente da organizaçãoresponsabilidade socialinformação financeiravoluntary dissemination of informationglobal voluntary dissemination indexorganization working environmentsocial responsibilityfinancial informationDissertação de Mestrado em Contabilidade e Finanças apresentada à Faculdade de EconomiaResumoEssa pesquisa objetivou averiguar quais são os fatores determinantes que explicam o volume de divulgação voluntária de informações das instituições privadas sem fins lucrativos, consideradas como filantrópicas. Nomeadamente um estudo de caso da Liga Paranaense de Combate ao Câncer - LPCC, mantenedora do Hospital Erasto Gaertner. Essa investigação tem a natureza mista, conciliando dois métodos de estudo, sendo qualitativo e quantitativo. Optamos por uma análise qualitativa na forma de estudo de caso único por ser um método que permite o estudo aprofundado de uma entidade bem definida. Já o método de recolha de dados se fez com base em dados secundários publicados pela entidade pesquisada. Os dados da amostra foram recolhidos entre os anos de 2001 e 2015, através da leitura pormenorizada dos relatórios anuais de atividade. Os dados foram analisados utilizando a técnica estatística da análise de regressão linear e análise de correlação de Pearson. Para a realização das análises utilizamos o software estatístico denominado SPSS 24.Os fatores analisados foram o meio envolvente da empresa, a responsabilidade social, a captação de recursos e as informações financeiras.Destes fatores destacamos:• a dimensão da empresa, representada pelo logaritmo do ativo;• o endividamento;• a composição do endividamento;• os índices de liquidez corrente, seca e geral;• os índices de atividade representados pelos resultados: do prazo médio derecebimento de vendas, prazo médio de pagamento de fornecedores, prazomédio de rotação dos estoques;• rentabilidade liquida;• retorno sobre o patrimônio líquido; e• pelo retorno sobre o ativo.Os resultados mostram que o meio envolvente da empresa e de captação de recursos, constituíram-se como determinantes para responder a questão de pesquisa. "Quais são os fatores determinantes da divulgação voluntária de informações que mais influenciam na captação de recursos?”. Os resultados das análises demonstram claramente que quanto maior for o índice de divulgação domeio envolvente da instituição e o índice de captação de recursos, maior será o índice de divulgação de informação global e, o que nos permitiu concluir sobre os resultados obtidos e responder a nossa questão de pesquisa “quanto maior for a divulgação voluntária de informações, maior será também a captação de recursos pela instituição".Palavras Chave: divulgação voluntaria, índice de divulgação, meio envolvente da organização, responsabilidade social e informação financeira.AbstractThis research aimed to find out what are the determining factors thatexplain the volume of voluntary information dissemination of private nonprofit institutions considered philanthropic. More specifically, this is a case study of Liga Paranaense de Combate ao Câncer - LPCC, mantenedora do Hospital Erasto Gaertner. The research is quantitative, descriptive and documentary. The sample data was collected between the years 2001 and 2015, by examining annual activity reports in detail. Data was analyzed using the statistical technique of linear regression analysis and Pearson correlation analysis. In order to carry out the analyses statistical software called SPSS 24, was used.The factors analyzed were the company's working environment, social responsibility, fund raising and financial information.Within these factors, we focused on:• size of the company (represented by the assets’ logarithm),indebtedness,composition of indebtedness,current (dry and general) liquidity indices,activity indexes (represented by average receipt of sales),average terms of payment of suppliers,average period of inventory turnover,net profitability,return on shareholders' equityreturn on assets.The results show that the company's environment and fund raising were tfundamental factors to consider when answering the research question :"What are the determinants of voluntary dissemination of information that most influences fund raising?”.The results of the analysis clearly demonstrate that:The higher the dissemination rate of the institution's working environment and the higher the fund raising rate, this means that there will be a higher global dissemination index. This allowed us to also conclude, that, as suggested in the research question, "the higher the voluntary dissemination of information, the higher the raising of funds by the institution will be.”• • • • • • • • •Keywords: voluntary dissemination of information, global voluntary dissemination index, organization working environment, social responsibility.2017-09-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/82195http://hdl.handle.net/10316/82195TID:202110907porKjellin, João Carlosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2019-06-02T11:51:59Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/82195Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:04:08.884210Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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