Efeito dum maneio alimentar inicial diferenciado dos leitões leves na sua performance na recria

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Charneca, Rui
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Freitas, Amadeu
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/27076
Resumo: O presente estudo pretendia avaliar o efeito de um maneio alimentar dos leitões leves ao desmame na sua performance durante a recria. Foram usados um total de 1776 leitões com uma idade média de 28 dias. Ao desmame os leitões foram separados em parques de acordo com o seu sexo e tipo de peso (leves, médios, pesados), os leitões leves foram alimentados com o alimento de pré-iniciação durante as 3 primeiras semanas de recria enquanto que os leitões médios e pesados só foram alimentados com esse alimento durante 2 semanas, após estes períodos foi fornecido a todos os grupos alimento de iniciação. Os leitões foram seguidos até às 9 semanas de idade com controlo do seu peso e ingestão de alimento por parque. O sexo dos leitões não teve influência significativa sobre a performance geral embora as fêmeas tendessem a apresentar um maior índice de conversão que os machos. O tipo de leitão (peso ao desmame) influenciou a performance com vantagem para os leitões pesados. O maneio alimentar diferenciado dos leitões leves não conduziu a uma melhor performance destes na recria pois aumentou a diferença de peso destes relativamente aos leitões pesados. Devem considerar-se outras opções de maneio que possibilitem uma melhor performance de recria dos leitões leves ao desmame.
id RCAP_a2e2293498fde291875e4839db5c82e0
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/27076
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Efeito dum maneio alimentar inicial diferenciado dos leitões leves na sua performance na recrialeitõespeso ao desmamePerformance na recriaO presente estudo pretendia avaliar o efeito de um maneio alimentar dos leitões leves ao desmame na sua performance durante a recria. Foram usados um total de 1776 leitões com uma idade média de 28 dias. Ao desmame os leitões foram separados em parques de acordo com o seu sexo e tipo de peso (leves, médios, pesados), os leitões leves foram alimentados com o alimento de pré-iniciação durante as 3 primeiras semanas de recria enquanto que os leitões médios e pesados só foram alimentados com esse alimento durante 2 semanas, após estes períodos foi fornecido a todos os grupos alimento de iniciação. Os leitões foram seguidos até às 9 semanas de idade com controlo do seu peso e ingestão de alimento por parque. O sexo dos leitões não teve influência significativa sobre a performance geral embora as fêmeas tendessem a apresentar um maior índice de conversão que os machos. O tipo de leitão (peso ao desmame) influenciou a performance com vantagem para os leitões pesados. O maneio alimentar diferenciado dos leitões leves não conduziu a uma melhor performance destes na recria pois aumentou a diferença de peso destes relativamente aos leitões pesados. Devem considerar-se outras opções de maneio que possibilitem uma melhor performance de recria dos leitões leves ao desmame.Associação Portuguesa de Engenharia Zootécnica2020-02-19T15:02:06Z2020-02-192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/27076http://hdl.handle.net/10174/27076porR Charneca, A Freitas e A Domingues (2019). Efeito dum maneio alimentar inicial diferenciado dos leitões leves na sua performance na recria. Revista Portuguesa de Zootecnia, Ano IV, nº 2, 332-338.rmcc@uevora.ptaagbf@uevora.ptCharneca, RuiFreitas, Amadeuinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:22:12Zoai:dspace.uevora.pt:10174/27076Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:17:11.018187Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Efeito dum maneio alimentar inicial diferenciado dos leitões leves na sua performance na recria
title Efeito dum maneio alimentar inicial diferenciado dos leitões leves na sua performance na recria
spellingShingle Efeito dum maneio alimentar inicial diferenciado dos leitões leves na sua performance na recria
Charneca, Rui
leitões
peso ao desmame
Performance na recria
title_short Efeito dum maneio alimentar inicial diferenciado dos leitões leves na sua performance na recria
title_full Efeito dum maneio alimentar inicial diferenciado dos leitões leves na sua performance na recria
title_fullStr Efeito dum maneio alimentar inicial diferenciado dos leitões leves na sua performance na recria
title_full_unstemmed Efeito dum maneio alimentar inicial diferenciado dos leitões leves na sua performance na recria
title_sort Efeito dum maneio alimentar inicial diferenciado dos leitões leves na sua performance na recria
author Charneca, Rui
author_facet Charneca, Rui
Freitas, Amadeu
author_role author
author2 Freitas, Amadeu
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Charneca, Rui
Freitas, Amadeu
dc.subject.por.fl_str_mv leitões
peso ao desmame
Performance na recria
topic leitões
peso ao desmame
Performance na recria
description O presente estudo pretendia avaliar o efeito de um maneio alimentar dos leitões leves ao desmame na sua performance durante a recria. Foram usados um total de 1776 leitões com uma idade média de 28 dias. Ao desmame os leitões foram separados em parques de acordo com o seu sexo e tipo de peso (leves, médios, pesados), os leitões leves foram alimentados com o alimento de pré-iniciação durante as 3 primeiras semanas de recria enquanto que os leitões médios e pesados só foram alimentados com esse alimento durante 2 semanas, após estes períodos foi fornecido a todos os grupos alimento de iniciação. Os leitões foram seguidos até às 9 semanas de idade com controlo do seu peso e ingestão de alimento por parque. O sexo dos leitões não teve influência significativa sobre a performance geral embora as fêmeas tendessem a apresentar um maior índice de conversão que os machos. O tipo de leitão (peso ao desmame) influenciou a performance com vantagem para os leitões pesados. O maneio alimentar diferenciado dos leitões leves não conduziu a uma melhor performance destes na recria pois aumentou a diferença de peso destes relativamente aos leitões pesados. Devem considerar-se outras opções de maneio que possibilitem uma melhor performance de recria dos leitões leves ao desmame.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-01T00:00:00Z
2020-02-19T15:02:06Z
2020-02-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/27076
http://hdl.handle.net/10174/27076
url http://hdl.handle.net/10174/27076
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv R Charneca, A Freitas e A Domingues (2019). Efeito dum maneio alimentar inicial diferenciado dos leitões leves na sua performance na recria. Revista Portuguesa de Zootecnia, Ano IV, nº 2, 332-338.
rmcc@uevora.pt
aagbf@uevora.pt
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Portuguesa de Engenharia Zootécnica
publisher.none.fl_str_mv Associação Portuguesa de Engenharia Zootécnica
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136654526513152