A importância das competências transversais: perspetiva dos estudantes do Ensino Superior
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/18287 |
Resumo: | O presente estudo tem como fundamento a crescente importância das competências transversais e a alteração do mercado de trabalho quanto à sua procura e necessidades. Atualmente, as competências específicas estão a perder lugar para as competências transversais, sendo que nos processos de recrutamento e seleção estas são cada vez mais valorizadas. Assim, o estudo pretende compreender se os estudantes e os empregadores estão alinhados com o tipo de competências transversais consideradas importantes, entender o valor atribuído pelos formandos às competências transversais e perceber se consideram que os estabelecimentos de ensino superior desenvolvem este tipo de competências. A amostra do presente estudo foi constituída por 295 estudantes do ensino superior, aos quais foi aplicado um inquérito por questionário via online, de modo a obter o anonimato das respostas e chegar a um número alargado de pessoas. Os formandos inquiridos consideram que têm um bom desenvolvimento das competências transversais e que o ensino superior teve uma contribuição razoável para esse domínio. Além disso, tanto os empregadores como os estudantes consideram as competências transversais uma dimensão importante para o bom desempenho profissional, sendo que os formandos revelam como as mais essenciais a autonomia, a persistência e a resolução de problemas. |
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A importância das competências transversais: perspetiva dos estudantes do Ensino SuperiorGestão de recursos humanosCompetênciasMercado de trabalhoEnsino superiorEstudantePerspetivaPortugalCompetenciesTransferable competenciesLabor marketHigher educationO presente estudo tem como fundamento a crescente importância das competências transversais e a alteração do mercado de trabalho quanto à sua procura e necessidades. Atualmente, as competências específicas estão a perder lugar para as competências transversais, sendo que nos processos de recrutamento e seleção estas são cada vez mais valorizadas. Assim, o estudo pretende compreender se os estudantes e os empregadores estão alinhados com o tipo de competências transversais consideradas importantes, entender o valor atribuído pelos formandos às competências transversais e perceber se consideram que os estabelecimentos de ensino superior desenvolvem este tipo de competências. A amostra do presente estudo foi constituída por 295 estudantes do ensino superior, aos quais foi aplicado um inquérito por questionário via online, de modo a obter o anonimato das respostas e chegar a um número alargado de pessoas. Os formandos inquiridos consideram que têm um bom desenvolvimento das competências transversais e que o ensino superior teve uma contribuição razoável para esse domínio. Além disso, tanto os empregadores como os estudantes consideram as competências transversais uma dimensão importante para o bom desempenho profissional, sendo que os formandos revelam como as mais essenciais a autonomia, a persistência e a resolução de problemas.The following study bases itself around the increase in relevance given to soft skills, and the shifts in the demand and supply of the labor market. Currently hard skills are giving way to soft skills, making them each time more relevant in a recruitment and selection scenarios. The study aims to have a better understanding to which soft skills two separate groups consider to be the most important, understand the value given to soft skills by students, and their opinion on whether or not these soft skills are developed in their higher learning facility. The sample consisted in the opinion of 295 college students, the inquiries were all filled online in order to protect the subjects anonymity and to reach a broad number of students. Based on the inquires students believe to have well developed soft skills, and that their college had a reasonable contribution on their domain of the same. Both employers and students believe that soft skills are important to increase their job performance, students valued autonomy, perseverance and problem solving to be the most.2019-06-28T15:54:37Z2018-12-12T00:00:00Z2018-12-122018-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/18287TID:202131360porSilvério, Filipa Alexandra Diasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:52:35Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/18287Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:26:12.965077Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O presente estudo tem como fundamento a crescente importância das competências transversais e a alteração do mercado de trabalho quanto à sua procura e necessidades. Atualmente, as competências específicas estão a perder lugar para as competências transversais, sendo que nos processos de recrutamento e seleção estas são cada vez mais valorizadas. Assim, o estudo pretende compreender se os estudantes e os empregadores estão alinhados com o tipo de competências transversais consideradas importantes, entender o valor atribuído pelos formandos às competências transversais e perceber se consideram que os estabelecimentos de ensino superior desenvolvem este tipo de competências. A amostra do presente estudo foi constituída por 295 estudantes do ensino superior, aos quais foi aplicado um inquérito por questionário via online, de modo a obter o anonimato das respostas e chegar a um número alargado de pessoas. Os formandos inquiridos consideram que têm um bom desenvolvimento das competências transversais e que o ensino superior teve uma contribuição razoável para esse domínio. Além disso, tanto os empregadores como os estudantes consideram as competências transversais uma dimensão importante para o bom desempenho profissional, sendo que os formandos revelam como as mais essenciais a autonomia, a persistência e a resolução de problemas. |
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