Autopercepção de competências transversais de trabalho em universitários : construção de um instrumento
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Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/98964 |
Resumo: | O sucesso e a permanência no mercado de trabalho não estão ligados somente às competências técnicas e específicas de cada profissão. Competências transversais, ou seja, que podem ser transferidas de um contexto a outro de trabalho, são cada vez mais importantes. O objetivo principal desta pesquisa foi a construção de um instrumento para avaliar a autopercepção de competências transversais de trabalho em universitários. A amostra foi composta por 777 universitários de 34 cursos diferentes com idades entre 18 e 33 anos. Resultados de análises de componentes principais indicaram sete dimensões no instrumento: resolução de problemas e criatividade, organização e responsabilidade, relacionamento interpessoal, trabalho em equipe, comunicação escrita, comunicação oral e raciocínio numérico. Os índices de fidedignidade obtidos foram todos satisfatórios (entre 0,74 e 0,91). Estes resultados sugerem que o instrumento proposto apresenta boas qualidades psicométricas, embora novos estudos de validade sejam necessários. |
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Silva, Bárbara Maria BarbosaTeixeira, Marco Antonio Pereira2014-07-30T02:04:43Z20121413-294Xhttp://hdl.handle.net/10183/98964000868318O sucesso e a permanência no mercado de trabalho não estão ligados somente às competências técnicas e específicas de cada profissão. Competências transversais, ou seja, que podem ser transferidas de um contexto a outro de trabalho, são cada vez mais importantes. O objetivo principal desta pesquisa foi a construção de um instrumento para avaliar a autopercepção de competências transversais de trabalho em universitários. A amostra foi composta por 777 universitários de 34 cursos diferentes com idades entre 18 e 33 anos. Resultados de análises de componentes principais indicaram sete dimensões no instrumento: resolução de problemas e criatividade, organização e responsabilidade, relacionamento interpessoal, trabalho em equipe, comunicação escrita, comunicação oral e raciocínio numérico. Os índices de fidedignidade obtidos foram todos satisfatórios (entre 0,74 e 0,91). Estes resultados sugerem que o instrumento proposto apresenta boas qualidades psicométricas, embora novos estudos de validade sejam necessários.Success and permanence in the labor market do not depend only on individuals’ possession of specific and technical skills of her or his occupation. Transferable skills, which can be transferred from one context of work to another, are increasingly important. The main objective of this research was the construction of an instrument to assess self-perceptions of work transferable skills among university students. The sample was composed of 777 students from 34 different courses, aged between 18 and 33 years. Principal components analysis results revealed seven dimensions in the instrument: problem-solving and creativity, organization and responsibility, interpersonal relationship, teamwork, written communication, oral communication and numeric reasoning. All reliability indexes obtained were satisfactory (between 0.74 and 0.91). These results suggest that the proposed instrument shows good psychometric properties, although further validity studies are needed.application/pdfporEstudos de psicologia (Natal). Vol. 17, n. 2 (maio/ago. 2012), p. 199-206.Competências transversaisAutopercepçãoEstudantes universitáriosTransferable skillsAssessmentHigher educationProfessional educationAutopercepção de competências transversais de trabalho em universitários : construção de um instrumentoSelf-perception of work transferable skills among university students : construction of an instrument info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000868318.pdf000868318.pdfTexto completoapplication/pdf293952http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98964/1/000868318.pdf1017a3ecb3a511b56b56c43164fbf1d4MD51TEXT000868318.pdf.txt000868318.pdf.txtExtracted Texttext/plain45597http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98964/2/000868318.pdf.txtcd93dd74b08006d45cfdc82fe4ef8f07MD52THUMBNAIL000868318.pdf.jpg000868318.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1955http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98964/3/000868318.pdf.jpgfc2a7cd4ba768d768fbcd6ee983b7cf0MD5310183/989642019-01-17 04:23:18.720327oai:www.lume.ufrgs.br:10183/98964Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-01-17T06:23:18Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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O sucesso e a permanência no mercado de trabalho não estão ligados somente às competências técnicas e específicas de cada profissão. Competências transversais, ou seja, que podem ser transferidas de um contexto a outro de trabalho, são cada vez mais importantes. O objetivo principal desta pesquisa foi a construção de um instrumento para avaliar a autopercepção de competências transversais de trabalho em universitários. A amostra foi composta por 777 universitários de 34 cursos diferentes com idades entre 18 e 33 anos. Resultados de análises de componentes principais indicaram sete dimensões no instrumento: resolução de problemas e criatividade, organização e responsabilidade, relacionamento interpessoal, trabalho em equipe, comunicação escrita, comunicação oral e raciocínio numérico. Os índices de fidedignidade obtidos foram todos satisfatórios (entre 0,74 e 0,91). Estes resultados sugerem que o instrumento proposto apresenta boas qualidades psicométricas, embora novos estudos de validade sejam necessários. |
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