Autopercepção de competências transversais de trabalho em universitários : construção de um instrumento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Bárbara Maria Barbosa
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Teixeira, Marco Antonio Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/98964
Resumo: O sucesso e a permanência no mercado de trabalho não estão ligados somente às competências técnicas e específicas de cada profissão. Competências transversais, ou seja, que podem ser transferidas de um contexto a outro de trabalho, são cada vez mais importantes. O objetivo principal desta pesquisa foi a construção de um instrumento para avaliar a autopercepção de competências transversais de trabalho em universitários. A amostra foi composta por 777 universitários de 34 cursos diferentes com idades entre 18 e 33 anos. Resultados de análises de componentes principais indicaram sete dimensões no instrumento: resolução de problemas e criatividade, organização e responsabilidade, relacionamento interpessoal, trabalho em equipe, comunicação escrita, comunicação oral e raciocínio numérico. Os índices de fidedignidade obtidos foram todos satisfatórios (entre 0,74 e 0,91). Estes resultados sugerem que o instrumento proposto apresenta boas qualidades psicométricas, embora novos estudos de validade sejam necessários.
id UFRGS-2_f9ecfb1834fce892204899ca76d62a47
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/98964
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silva, Bárbara Maria BarbosaTeixeira, Marco Antonio Pereira2014-07-30T02:04:43Z20121413-294Xhttp://hdl.handle.net/10183/98964000868318O sucesso e a permanência no mercado de trabalho não estão ligados somente às competências técnicas e específicas de cada profissão. Competências transversais, ou seja, que podem ser transferidas de um contexto a outro de trabalho, são cada vez mais importantes. O objetivo principal desta pesquisa foi a construção de um instrumento para avaliar a autopercepção de competências transversais de trabalho em universitários. A amostra foi composta por 777 universitários de 34 cursos diferentes com idades entre 18 e 33 anos. Resultados de análises de componentes principais indicaram sete dimensões no instrumento: resolução de problemas e criatividade, organização e responsabilidade, relacionamento interpessoal, trabalho em equipe, comunicação escrita, comunicação oral e raciocínio numérico. Os índices de fidedignidade obtidos foram todos satisfatórios (entre 0,74 e 0,91). Estes resultados sugerem que o instrumento proposto apresenta boas qualidades psicométricas, embora novos estudos de validade sejam necessários.Success and permanence in the labor market do not depend only on individuals’ possession of specific and technical skills of her or his occupation. Transferable skills, which can be transferred from one context of work to another, are increasingly important. The main objective of this research was the construction of an instrument to assess self-perceptions of work transferable skills among university students. The sample was composed of 777 students from 34 different courses, aged between 18 and 33 years. Principal components analysis results revealed seven dimensions in the instrument: problem-solving and creativity, organization and responsibility, interpersonal relationship, teamwork, written communication, oral communication and numeric reasoning. All reliability indexes obtained were satisfactory (between 0.74 and 0.91). These results suggest that the proposed instrument shows good psychometric properties, although further validity studies are needed.application/pdfporEstudos de psicologia (Natal). Vol. 17, n. 2 (maio/ago. 2012), p. 199-206.Competências transversaisAutopercepçãoEstudantes universitáriosTransferable skillsAssessmentHigher educationProfessional educationAutopercepção de competências transversais de trabalho em universitários : construção de um instrumentoSelf-perception of work transferable skills among university students : construction of an instrument info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000868318.pdf000868318.pdfTexto completoapplication/pdf293952http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98964/1/000868318.pdf1017a3ecb3a511b56b56c43164fbf1d4MD51TEXT000868318.pdf.txt000868318.pdf.txtExtracted Texttext/plain45597http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98964/2/000868318.pdf.txtcd93dd74b08006d45cfdc82fe4ef8f07MD52THUMBNAIL000868318.pdf.jpg000868318.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1955http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98964/3/000868318.pdf.jpgfc2a7cd4ba768d768fbcd6ee983b7cf0MD5310183/989642019-01-17 04:23:18.720327oai:www.lume.ufrgs.br:10183/98964Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-01-17T06:23:18Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Autopercepção de competências transversais de trabalho em universitários : construção de um instrumento
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Self-perception of work transferable skills among university students : construction of an instrument
title Autopercepção de competências transversais de trabalho em universitários : construção de um instrumento
spellingShingle Autopercepção de competências transversais de trabalho em universitários : construção de um instrumento
Silva, Bárbara Maria Barbosa
Competências transversais
Autopercepção
Estudantes universitários
Transferable skills
Assessment
Higher education
Professional education
title_short Autopercepção de competências transversais de trabalho em universitários : construção de um instrumento
title_full Autopercepção de competências transversais de trabalho em universitários : construção de um instrumento
title_fullStr Autopercepção de competências transversais de trabalho em universitários : construção de um instrumento
title_full_unstemmed Autopercepção de competências transversais de trabalho em universitários : construção de um instrumento
title_sort Autopercepção de competências transversais de trabalho em universitários : construção de um instrumento
author Silva, Bárbara Maria Barbosa
author_facet Silva, Bárbara Maria Barbosa
Teixeira, Marco Antonio Pereira
author_role author
author2 Teixeira, Marco Antonio Pereira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Bárbara Maria Barbosa
Teixeira, Marco Antonio Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Competências transversais
Autopercepção
Estudantes universitários
topic Competências transversais
Autopercepção
Estudantes universitários
Transferable skills
Assessment
Higher education
Professional education
dc.subject.eng.fl_str_mv Transferable skills
Assessment
Higher education
Professional education
description O sucesso e a permanência no mercado de trabalho não estão ligados somente às competências técnicas e específicas de cada profissão. Competências transversais, ou seja, que podem ser transferidas de um contexto a outro de trabalho, são cada vez mais importantes. O objetivo principal desta pesquisa foi a construção de um instrumento para avaliar a autopercepção de competências transversais de trabalho em universitários. A amostra foi composta por 777 universitários de 34 cursos diferentes com idades entre 18 e 33 anos. Resultados de análises de componentes principais indicaram sete dimensões no instrumento: resolução de problemas e criatividade, organização e responsabilidade, relacionamento interpessoal, trabalho em equipe, comunicação escrita, comunicação oral e raciocínio numérico. Os índices de fidedignidade obtidos foram todos satisfatórios (entre 0,74 e 0,91). Estes resultados sugerem que o instrumento proposto apresenta boas qualidades psicométricas, embora novos estudos de validade sejam necessários.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-07-30T02:04:43Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/98964
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1413-294X
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000868318
identifier_str_mv 1413-294X
000868318
url http://hdl.handle.net/10183/98964
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Estudos de psicologia (Natal). Vol. 17, n. 2 (maio/ago. 2012), p. 199-206.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98964/1/000868318.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98964/2/000868318.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98964/3/000868318.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 1017a3ecb3a511b56b56c43164fbf1d4
cd93dd74b08006d45cfdc82fe4ef8f07
fc2a7cd4ba768d768fbcd6ee983b7cf0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224843289427968