Relatório de Estágio no Pevidém Sport Clube, na Equipa de Futebol de Juniores C (Sub-15), na Época Desportiva 2016-2017

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Névoa, Bernardino Pereira Costinha
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/9562
Resumo: Este relatório surge no âmbito de estágio, respetivo ao segundo ano do 2ºCiclo de Ciências do Desporto com Especialização em Jogos Desportivos Coletivos pela Universidade Alto Douro e Trás-os-Montes, realizado na equipa de Iniciados do Pevidém Sport Clube, que disputou o Campeonato Distrital- 2ªDivisão – Série E, na época de 2016/17. A metodologia de treino, os indicadores de treino e métodos de treino foram recolhidos ao longo de toda a temporada, sendo apresentados e posteriormente analisados, de forma a possibilitar conclusões sobre o trabalho desenvolvido. De referir que a metodologia usada teve grande suporte naquilo que é o ensino do jogo, a simplificação da estrutura complexa do jogo. Através de tudo aquilo que obtivemos, fruto da metodologia e seus respetivos resultados, indicadores, toda a estrutura fundamental do relatório irá debruçar-se sobre a avaliação e respetivas conclusões. A maioria das tarefas de treino realizaram-se através dos métodos específicos de preparação (57%), sendo os setoriais e meta especializados os mais utilizados em percentagem temporal (46,67% e 30%). A maioria do trabalho desenvolvido assentou na operacionalização do momento de organização defensiva da equipa (36,67%), analisando os momentos de competição, verificámos a existência de uma evolução da primeira para a segunda volta da competição, dados sustentados pelo número de golos, nº de vitórias em casa e nº total de derrotas. Dentro do modelo de jogo, este teve alguns ajustes ao longo da temporada, levando-nos a refletir sobre a sua alteração ou continuo ensino dos jogadores sobre o inicialmente desejado. Entendemos que o clube no futuro, deverá procurar aumentar o volume de treino do escalão, desenvolver programas preventivos de lesões e criar um planeamento horizontal de forma a contextualizar o ensino do jogo ao longo dos diferentes escalões de formação.
id RCAP_a30b9cf251cbab405336a5bd73ad3e9f
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/9562
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de Estágio no Pevidém Sport Clube, na Equipa de Futebol de Juniores C (Sub-15), na Época Desportiva 2016-2017TreinadorFormaçãoEste relatório surge no âmbito de estágio, respetivo ao segundo ano do 2ºCiclo de Ciências do Desporto com Especialização em Jogos Desportivos Coletivos pela Universidade Alto Douro e Trás-os-Montes, realizado na equipa de Iniciados do Pevidém Sport Clube, que disputou o Campeonato Distrital- 2ªDivisão – Série E, na época de 2016/17. A metodologia de treino, os indicadores de treino e métodos de treino foram recolhidos ao longo de toda a temporada, sendo apresentados e posteriormente analisados, de forma a possibilitar conclusões sobre o trabalho desenvolvido. De referir que a metodologia usada teve grande suporte naquilo que é o ensino do jogo, a simplificação da estrutura complexa do jogo. Através de tudo aquilo que obtivemos, fruto da metodologia e seus respetivos resultados, indicadores, toda a estrutura fundamental do relatório irá debruçar-se sobre a avaliação e respetivas conclusões. A maioria das tarefas de treino realizaram-se através dos métodos específicos de preparação (57%), sendo os setoriais e meta especializados os mais utilizados em percentagem temporal (46,67% e 30%). A maioria do trabalho desenvolvido assentou na operacionalização do momento de organização defensiva da equipa (36,67%), analisando os momentos de competição, verificámos a existência de uma evolução da primeira para a segunda volta da competição, dados sustentados pelo número de golos, nº de vitórias em casa e nº total de derrotas. Dentro do modelo de jogo, este teve alguns ajustes ao longo da temporada, levando-nos a refletir sobre a sua alteração ou continuo ensino dos jogadores sobre o inicialmente desejado. Entendemos que o clube no futuro, deverá procurar aumentar o volume de treino do escalão, desenvolver programas preventivos de lesões e criar um planeamento horizontal de forma a contextualizar o ensino do jogo ao longo dos diferentes escalões de formação.This report comes under the traineeship in the second year in MasterClass of Sports Science with specialization in Collective Sports Games, carried out at the Pevidém Sport Clube with the Youth team (under 15), which played the District Championship - Series e, season 2016 / 17. The training methodology, training indicators and training methods were collected throughout the season, being presented and later analyzed, in order to allow conclusions about the work developed. It should be noted that the methodology used had great support in what is the teaching of the game, the simplification of the complex structure of the game. Through all that we have obtained, as a result of the methodology and its results, indicators, the whole fundamental structure of the report will focus on the evaluation and its conclusions. Most of the training tasks were performed through specific preparation methods (57%), with the specialized sectors being the most used (46.67% and 30%). Most of the work was based on the operation of the moment of the team's defensive organization (36.67%). Analyzing the moments of competition, we verified the existence of an evolution from the first to the second round of the competition, data supported by the number of goals, number of home wins and total number of losses. Within the game model, this had some adjustments throughout the season, leading us to reflect on its change or continued teaching of the players on the initially desired. We believe that the club in the future should seek to increase the volume of training of the echelon, develop injury prevention programs and create horizontal planning in order to contextualize the teaching of the game throughout the different levels of training.2019-12-17T11:27:01Z2019-08-13T00:00:00Z2019-08-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/9562porNévoa, Bernardino Pereira Costinhainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:56:58Zoai:repositorio.utad.pt:10348/9562Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:06:31.529613Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de Estágio no Pevidém Sport Clube, na Equipa de Futebol de Juniores C (Sub-15), na Época Desportiva 2016-2017
title Relatório de Estágio no Pevidém Sport Clube, na Equipa de Futebol de Juniores C (Sub-15), na Época Desportiva 2016-2017
spellingShingle Relatório de Estágio no Pevidém Sport Clube, na Equipa de Futebol de Juniores C (Sub-15), na Época Desportiva 2016-2017
Névoa, Bernardino Pereira Costinha
Treinador
Formação
title_short Relatório de Estágio no Pevidém Sport Clube, na Equipa de Futebol de Juniores C (Sub-15), na Época Desportiva 2016-2017
title_full Relatório de Estágio no Pevidém Sport Clube, na Equipa de Futebol de Juniores C (Sub-15), na Época Desportiva 2016-2017
title_fullStr Relatório de Estágio no Pevidém Sport Clube, na Equipa de Futebol de Juniores C (Sub-15), na Época Desportiva 2016-2017
title_full_unstemmed Relatório de Estágio no Pevidém Sport Clube, na Equipa de Futebol de Juniores C (Sub-15), na Época Desportiva 2016-2017
title_sort Relatório de Estágio no Pevidém Sport Clube, na Equipa de Futebol de Juniores C (Sub-15), na Época Desportiva 2016-2017
author Névoa, Bernardino Pereira Costinha
author_facet Névoa, Bernardino Pereira Costinha
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Névoa, Bernardino Pereira Costinha
dc.subject.por.fl_str_mv Treinador
Formação
topic Treinador
Formação
description Este relatório surge no âmbito de estágio, respetivo ao segundo ano do 2ºCiclo de Ciências do Desporto com Especialização em Jogos Desportivos Coletivos pela Universidade Alto Douro e Trás-os-Montes, realizado na equipa de Iniciados do Pevidém Sport Clube, que disputou o Campeonato Distrital- 2ªDivisão – Série E, na época de 2016/17. A metodologia de treino, os indicadores de treino e métodos de treino foram recolhidos ao longo de toda a temporada, sendo apresentados e posteriormente analisados, de forma a possibilitar conclusões sobre o trabalho desenvolvido. De referir que a metodologia usada teve grande suporte naquilo que é o ensino do jogo, a simplificação da estrutura complexa do jogo. Através de tudo aquilo que obtivemos, fruto da metodologia e seus respetivos resultados, indicadores, toda a estrutura fundamental do relatório irá debruçar-se sobre a avaliação e respetivas conclusões. A maioria das tarefas de treino realizaram-se através dos métodos específicos de preparação (57%), sendo os setoriais e meta especializados os mais utilizados em percentagem temporal (46,67% e 30%). A maioria do trabalho desenvolvido assentou na operacionalização do momento de organização defensiva da equipa (36,67%), analisando os momentos de competição, verificámos a existência de uma evolução da primeira para a segunda volta da competição, dados sustentados pelo número de golos, nº de vitórias em casa e nº total de derrotas. Dentro do modelo de jogo, este teve alguns ajustes ao longo da temporada, levando-nos a refletir sobre a sua alteração ou continuo ensino dos jogadores sobre o inicialmente desejado. Entendemos que o clube no futuro, deverá procurar aumentar o volume de treino do escalão, desenvolver programas preventivos de lesões e criar um planeamento horizontal de forma a contextualizar o ensino do jogo ao longo dos diferentes escalões de formação.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-17T11:27:01Z
2019-08-13T00:00:00Z
2019-08-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/9562
url http://hdl.handle.net/10348/9562
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137153362427904