Competências socioemocionais na atividade do educador social: Implicações à inclusão escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/32477 https://doi.org/10.21723/riaee.v15iesp3.14441 |
Resumo: | O educador social é um agente de mudança social que utiliza estratégias de intervenção educativa. Na sua maioria trabalha com grupos e indivíduos em risco de exclusão social, o que implica um trabalho em que a heterogeneidade e complexidade das realidades estão presentes, e onde o vínculo emocional entre o profissional e o indivíduo em risco é essencial para o desenvolvimento do referido processo social. Considerando que os atuais contextos sociais são progressivamente mais mutantes, torna-se pertinente analisar a importância das competências socioemocionais na atividade profissional do educador social. Neste sentido, o presente artigo teve por objetivo fazer uma abordagem de reflexão sobre o valor do educador social e das competências socioemocionais à inclusão escolar. Apresentam-se projetos que evidenciam a relevância destas competências como oportunidades de capacitação. Concluindo que o trabalho do educador social enfrenta na atualidade grandes desafios e muitas oportunidades de sucesso se recorrer a estratégias de aprendizagem social e emocional para colmatar as assimetrias sociais. |
id |
RCAP_a31197fe0ffd38ea08dbefa9dab35151 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/32477 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Competências socioemocionais na atividade do educador social: Implicações à inclusão escolarSocial-emotional skills in social educator activity: Implications for school inclusionCompetências socioemocionaisEducador socialInclusão escolarO educador social é um agente de mudança social que utiliza estratégias de intervenção educativa. Na sua maioria trabalha com grupos e indivíduos em risco de exclusão social, o que implica um trabalho em que a heterogeneidade e complexidade das realidades estão presentes, e onde o vínculo emocional entre o profissional e o indivíduo em risco é essencial para o desenvolvimento do referido processo social. Considerando que os atuais contextos sociais são progressivamente mais mutantes, torna-se pertinente analisar a importância das competências socioemocionais na atividade profissional do educador social. Neste sentido, o presente artigo teve por objetivo fazer uma abordagem de reflexão sobre o valor do educador social e das competências socioemocionais à inclusão escolar. Apresentam-se projetos que evidenciam a relevância destas competências como oportunidades de capacitação. Concluindo que o trabalho do educador social enfrenta na atualidade grandes desafios e muitas oportunidades de sucesso se recorrer a estratégias de aprendizagem social e emocional para colmatar as assimetrias sociais.Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação2022-08-31T11:21:37Z2022-08-312020-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/32477http://hdl.handle.net/10174/32477https://doi.org/10.21723/riaee.v15iesp3.14441porValente, S. Competências socioemocionais na atividade do educador social: implicações à inclusão escolar. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, 15 (esp. 3), 2332-2349https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/14441sabinav@uevora.ptValente, Sabinainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:33:04Zoai:dspace.uevora.pt:10174/32477Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:21:24.903729Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Competências socioemocionais na atividade do educador social: Implicações à inclusão escolar Social-emotional skills in social educator activity: Implications for school inclusion |
title |
Competências socioemocionais na atividade do educador social: Implicações à inclusão escolar |
spellingShingle |
Competências socioemocionais na atividade do educador social: Implicações à inclusão escolar Valente, Sabina Competências socioemocionais Educador social Inclusão escolar |
title_short |
Competências socioemocionais na atividade do educador social: Implicações à inclusão escolar |
title_full |
Competências socioemocionais na atividade do educador social: Implicações à inclusão escolar |
title_fullStr |
Competências socioemocionais na atividade do educador social: Implicações à inclusão escolar |
title_full_unstemmed |
Competências socioemocionais na atividade do educador social: Implicações à inclusão escolar |
title_sort |
Competências socioemocionais na atividade do educador social: Implicações à inclusão escolar |
author |
Valente, Sabina |
author_facet |
Valente, Sabina |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Valente, Sabina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Competências socioemocionais Educador social Inclusão escolar |
topic |
Competências socioemocionais Educador social Inclusão escolar |
description |
O educador social é um agente de mudança social que utiliza estratégias de intervenção educativa. Na sua maioria trabalha com grupos e indivíduos em risco de exclusão social, o que implica um trabalho em que a heterogeneidade e complexidade das realidades estão presentes, e onde o vínculo emocional entre o profissional e o indivíduo em risco é essencial para o desenvolvimento do referido processo social. Considerando que os atuais contextos sociais são progressivamente mais mutantes, torna-se pertinente analisar a importância das competências socioemocionais na atividade profissional do educador social. Neste sentido, o presente artigo teve por objetivo fazer uma abordagem de reflexão sobre o valor do educador social e das competências socioemocionais à inclusão escolar. Apresentam-se projetos que evidenciam a relevância destas competências como oportunidades de capacitação. Concluindo que o trabalho do educador social enfrenta na atualidade grandes desafios e muitas oportunidades de sucesso se recorrer a estratégias de aprendizagem social e emocional para colmatar as assimetrias sociais. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-10-01T00:00:00Z 2022-08-31T11:21:37Z 2022-08-31 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/32477 http://hdl.handle.net/10174/32477 https://doi.org/10.21723/riaee.v15iesp3.14441 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/32477 https://doi.org/10.21723/riaee.v15iesp3.14441 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Valente, S. Competências socioemocionais na atividade do educador social: implicações à inclusão escolar. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, 15 (esp. 3), 2332-2349 https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/14441 sabinav@uevora.pt |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136695642226688 |