Desenvolvimento de competências socioemocionais na educação pré-escolar: a literatura para a infância como instrumento pedagógico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Constança Sá
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/47686
Resumo: Este estudo destaca a importância da promoção das competências socioemocionais das crianças, utilizando como recurso fundamental a literatura para a infância. Com esse escopo, foi desenvolvido um projeto que integrou de forma sinérgica esses dois componentes, adotando a metodologia de trabalho por projeto como abordagem central. Ao longo do projeto, diversas áreas de conteúdo foram abordadas e implementadas estratégias baseadas nas Ciências, Tecnologia; Engenharia e Matemática (Science, Technology, Engineering and Mathematics - STEM). O principal objetivo foi promover o desenvolvimento das competências socioemocionais em crianças na faixa etária pré-escolar, esta abordagem visa estimular o desenvolvimento cognitivo e emocional e a construção de interações sociais positivas, preparando-as para enfrentar desafios e lidar com as complexidades emocionais ao longo da vida. A literatura para a infância, vista como recurso facilitador, revela-se eficaz para estimular a imaginação, fomentar a empatia e promover a compreensão das emoções. Contribui, ainda, para um desenvolvimento holístico, fornecendo uma base sólida para a formação socioemocional, e encorajando as crianças a enfrentar desafios emocionais decorrentes do dia-a-dia, a estabelecer relacionamentos saudáveis e a promover o seu bem-estar geral.
id RCAP_35d707dc2c89d99026e14ba804698fc6
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/47686
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Desenvolvimento de competências socioemocionais na educação pré-escolar: a literatura para a infância como instrumento pedagógicoCompetências SocioemocionaisLiteratura Para a InfânciaEducação Pré-EscolarEste estudo destaca a importância da promoção das competências socioemocionais das crianças, utilizando como recurso fundamental a literatura para a infância. Com esse escopo, foi desenvolvido um projeto que integrou de forma sinérgica esses dois componentes, adotando a metodologia de trabalho por projeto como abordagem central. Ao longo do projeto, diversas áreas de conteúdo foram abordadas e implementadas estratégias baseadas nas Ciências, Tecnologia; Engenharia e Matemática (Science, Technology, Engineering and Mathematics - STEM). O principal objetivo foi promover o desenvolvimento das competências socioemocionais em crianças na faixa etária pré-escolar, esta abordagem visa estimular o desenvolvimento cognitivo e emocional e a construção de interações sociais positivas, preparando-as para enfrentar desafios e lidar com as complexidades emocionais ao longo da vida. A literatura para a infância, vista como recurso facilitador, revela-se eficaz para estimular a imaginação, fomentar a empatia e promover a compreensão das emoções. Contribui, ainda, para um desenvolvimento holístico, fornecendo uma base sólida para a formação socioemocional, e encorajando as crianças a enfrentar desafios emocionais decorrentes do dia-a-dia, a estabelecer relacionamentos saudáveis e a promover o seu bem-estar geral.Custódio, Pedro Balaus, 1964-Repositório ComumRibeiro, Constança Sá2023-10-30T15:54:10Z20232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/47686TID:203376463porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-06-25T16:09:04Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/47686Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-06-25T16:09:04Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento de competências socioemocionais na educação pré-escolar: a literatura para a infância como instrumento pedagógico
title Desenvolvimento de competências socioemocionais na educação pré-escolar: a literatura para a infância como instrumento pedagógico
spellingShingle Desenvolvimento de competências socioemocionais na educação pré-escolar: a literatura para a infância como instrumento pedagógico
Ribeiro, Constança Sá
Competências Socioemocionais
Literatura Para a Infância
Educação Pré-Escolar
title_short Desenvolvimento de competências socioemocionais na educação pré-escolar: a literatura para a infância como instrumento pedagógico
title_full Desenvolvimento de competências socioemocionais na educação pré-escolar: a literatura para a infância como instrumento pedagógico
title_fullStr Desenvolvimento de competências socioemocionais na educação pré-escolar: a literatura para a infância como instrumento pedagógico
title_full_unstemmed Desenvolvimento de competências socioemocionais na educação pré-escolar: a literatura para a infância como instrumento pedagógico
title_sort Desenvolvimento de competências socioemocionais na educação pré-escolar: a literatura para a infância como instrumento pedagógico
author Ribeiro, Constança Sá
author_facet Ribeiro, Constança Sá
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Custódio, Pedro Balaus, 1964-
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Constança Sá
dc.subject.por.fl_str_mv Competências Socioemocionais
Literatura Para a Infância
Educação Pré-Escolar
topic Competências Socioemocionais
Literatura Para a Infância
Educação Pré-Escolar
description Este estudo destaca a importância da promoção das competências socioemocionais das crianças, utilizando como recurso fundamental a literatura para a infância. Com esse escopo, foi desenvolvido um projeto que integrou de forma sinérgica esses dois componentes, adotando a metodologia de trabalho por projeto como abordagem central. Ao longo do projeto, diversas áreas de conteúdo foram abordadas e implementadas estratégias baseadas nas Ciências, Tecnologia; Engenharia e Matemática (Science, Technology, Engineering and Mathematics - STEM). O principal objetivo foi promover o desenvolvimento das competências socioemocionais em crianças na faixa etária pré-escolar, esta abordagem visa estimular o desenvolvimento cognitivo e emocional e a construção de interações sociais positivas, preparando-as para enfrentar desafios e lidar com as complexidades emocionais ao longo da vida. A literatura para a infância, vista como recurso facilitador, revela-se eficaz para estimular a imaginação, fomentar a empatia e promover a compreensão das emoções. Contribui, ainda, para um desenvolvimento holístico, fornecendo uma base sólida para a formação socioemocional, e encorajando as crianças a enfrentar desafios emocionais decorrentes do dia-a-dia, a estabelecer relacionamentos saudáveis e a promover o seu bem-estar geral.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-30T15:54:10Z
2023
2023-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/47686
TID:203376463
url http://hdl.handle.net/10400.26/47686
identifier_str_mv TID:203376463
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817546171446460417