Desenvolvimento de competências socioemocionais na educação pré-escolar: a literatura para a infância como instrumento pedagógico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/47686 |
Resumo: | Este estudo destaca a importância da promoção das competências socioemocionais das crianças, utilizando como recurso fundamental a literatura para a infância. Com esse escopo, foi desenvolvido um projeto que integrou de forma sinérgica esses dois componentes, adotando a metodologia de trabalho por projeto como abordagem central. Ao longo do projeto, diversas áreas de conteúdo foram abordadas e implementadas estratégias baseadas nas Ciências, Tecnologia; Engenharia e Matemática (Science, Technology, Engineering and Mathematics - STEM). O principal objetivo foi promover o desenvolvimento das competências socioemocionais em crianças na faixa etária pré-escolar, esta abordagem visa estimular o desenvolvimento cognitivo e emocional e a construção de interações sociais positivas, preparando-as para enfrentar desafios e lidar com as complexidades emocionais ao longo da vida. A literatura para a infância, vista como recurso facilitador, revela-se eficaz para estimular a imaginação, fomentar a empatia e promover a compreensão das emoções. Contribui, ainda, para um desenvolvimento holístico, fornecendo uma base sólida para a formação socioemocional, e encorajando as crianças a enfrentar desafios emocionais decorrentes do dia-a-dia, a estabelecer relacionamentos saudáveis e a promover o seu bem-estar geral. |
id |
RCAP_35d707dc2c89d99026e14ba804698fc6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/47686 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Desenvolvimento de competências socioemocionais na educação pré-escolar: a literatura para a infância como instrumento pedagógicoCompetências SocioemocionaisLiteratura Para a InfânciaEducação Pré-EscolarEste estudo destaca a importância da promoção das competências socioemocionais das crianças, utilizando como recurso fundamental a literatura para a infância. Com esse escopo, foi desenvolvido um projeto que integrou de forma sinérgica esses dois componentes, adotando a metodologia de trabalho por projeto como abordagem central. Ao longo do projeto, diversas áreas de conteúdo foram abordadas e implementadas estratégias baseadas nas Ciências, Tecnologia; Engenharia e Matemática (Science, Technology, Engineering and Mathematics - STEM). O principal objetivo foi promover o desenvolvimento das competências socioemocionais em crianças na faixa etária pré-escolar, esta abordagem visa estimular o desenvolvimento cognitivo e emocional e a construção de interações sociais positivas, preparando-as para enfrentar desafios e lidar com as complexidades emocionais ao longo da vida. A literatura para a infância, vista como recurso facilitador, revela-se eficaz para estimular a imaginação, fomentar a empatia e promover a compreensão das emoções. Contribui, ainda, para um desenvolvimento holístico, fornecendo uma base sólida para a formação socioemocional, e encorajando as crianças a enfrentar desafios emocionais decorrentes do dia-a-dia, a estabelecer relacionamentos saudáveis e a promover o seu bem-estar geral.Custódio, Pedro Balaus, 1964-Repositório ComumRibeiro, Constança Sá2023-10-30T15:54:10Z20232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/47686TID:203376463porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-06-25T16:09:04Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/47686Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-06-25T16:09:04Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenvolvimento de competências socioemocionais na educação pré-escolar: a literatura para a infância como instrumento pedagógico |
title |
Desenvolvimento de competências socioemocionais na educação pré-escolar: a literatura para a infância como instrumento pedagógico |
spellingShingle |
Desenvolvimento de competências socioemocionais na educação pré-escolar: a literatura para a infância como instrumento pedagógico Ribeiro, Constança Sá Competências Socioemocionais Literatura Para a Infância Educação Pré-Escolar |
title_short |
Desenvolvimento de competências socioemocionais na educação pré-escolar: a literatura para a infância como instrumento pedagógico |
title_full |
Desenvolvimento de competências socioemocionais na educação pré-escolar: a literatura para a infância como instrumento pedagógico |
title_fullStr |
Desenvolvimento de competências socioemocionais na educação pré-escolar: a literatura para a infância como instrumento pedagógico |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento de competências socioemocionais na educação pré-escolar: a literatura para a infância como instrumento pedagógico |
title_sort |
Desenvolvimento de competências socioemocionais na educação pré-escolar: a literatura para a infância como instrumento pedagógico |
author |
Ribeiro, Constança Sá |
author_facet |
Ribeiro, Constança Sá |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Custódio, Pedro Balaus, 1964- Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Constança Sá |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Competências Socioemocionais Literatura Para a Infância Educação Pré-Escolar |
topic |
Competências Socioemocionais Literatura Para a Infância Educação Pré-Escolar |
description |
Este estudo destaca a importância da promoção das competências socioemocionais das crianças, utilizando como recurso fundamental a literatura para a infância. Com esse escopo, foi desenvolvido um projeto que integrou de forma sinérgica esses dois componentes, adotando a metodologia de trabalho por projeto como abordagem central. Ao longo do projeto, diversas áreas de conteúdo foram abordadas e implementadas estratégias baseadas nas Ciências, Tecnologia; Engenharia e Matemática (Science, Technology, Engineering and Mathematics - STEM). O principal objetivo foi promover o desenvolvimento das competências socioemocionais em crianças na faixa etária pré-escolar, esta abordagem visa estimular o desenvolvimento cognitivo e emocional e a construção de interações sociais positivas, preparando-as para enfrentar desafios e lidar com as complexidades emocionais ao longo da vida. A literatura para a infância, vista como recurso facilitador, revela-se eficaz para estimular a imaginação, fomentar a empatia e promover a compreensão das emoções. Contribui, ainda, para um desenvolvimento holístico, fornecendo uma base sólida para a formação socioemocional, e encorajando as crianças a enfrentar desafios emocionais decorrentes do dia-a-dia, a estabelecer relacionamentos saudáveis e a promover o seu bem-estar geral. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-10-30T15:54:10Z 2023 2023-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/47686 TID:203376463 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/47686 |
identifier_str_mv |
TID:203376463 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817546171446460417 |