Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: do trabalho de projeto à aprendizagem cooperada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/16052 |
Resumo: | O presente relatório ilustra o trabalho realizado ao longo de dois semestres de Práticas Pedagógicas Supervisionadas em dois contextos educativos diferentes: a educação Pré-escolar e o 1º Ciclo do Ensino Básico. Tivemos como objetivo demonstrar o valor pedagógico do trabalho de projeto enquanto metodologia de ensino e aprendizagem. Tendo em conta a dimensão social da aprendizagem, enfatizamos a pertinência das interações com os colegas e o educador/professor (entre outros adultos da comunidade educativa) como um fator promotor de aprendizagem cooperada. O presente relatório é constituído por duas partes. Partimos da fundamentação teórica do trabalho de projeto e da aprendizagem cooperada, bem como do Perfil de Desempenho do Educador de Infância e do Professor do 1º Ciclo do Ensino Básico para refletir sobre as situações reais de aprendizagem cooperada e de trabalho de projeto realizadas no âmbito da nossa Prática Pedagógica em Educação Pré-escolar e em 1º Ciclo do Ensino Básico; ABSTRACT: The present report illustrates the work carried out along two Supervised Practical Practice in Primary School. We had as an objective to demonstrate the pedagogical value of the project work while methodology of education and learning. Having in account the social dimension of the learning, we emphasize the relevancy of the interactions with the colleagues and the educator/professor (among others adult of the educative community) as a promotional factor of cooperated learning. The present report consists of two parts. We start with a theoretical framework of pedagogical approach of project work and learning communities, as well as the professional dimensions of the Competence Profile for pre-school and primary teachers. We focus on roles played by the student and the teacher in processes in classrooms, during the Pre-school and Teaching Practice in Primary School. |
id |
RCAP_a3186cacb602a1e980ddbb9795b6b352 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/16052 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: do trabalho de projeto à aprendizagem cooperadaIntervenção pedagógicaTrabalho de projetoAprendizagem cooperadaPedagogical approachWork of projectLearning communitiesO presente relatório ilustra o trabalho realizado ao longo de dois semestres de Práticas Pedagógicas Supervisionadas em dois contextos educativos diferentes: a educação Pré-escolar e o 1º Ciclo do Ensino Básico. Tivemos como objetivo demonstrar o valor pedagógico do trabalho de projeto enquanto metodologia de ensino e aprendizagem. Tendo em conta a dimensão social da aprendizagem, enfatizamos a pertinência das interações com os colegas e o educador/professor (entre outros adultos da comunidade educativa) como um fator promotor de aprendizagem cooperada. O presente relatório é constituído por duas partes. Partimos da fundamentação teórica do trabalho de projeto e da aprendizagem cooperada, bem como do Perfil de Desempenho do Educador de Infância e do Professor do 1º Ciclo do Ensino Básico para refletir sobre as situações reais de aprendizagem cooperada e de trabalho de projeto realizadas no âmbito da nossa Prática Pedagógica em Educação Pré-escolar e em 1º Ciclo do Ensino Básico; ABSTRACT: The present report illustrates the work carried out along two Supervised Practical Practice in Primary School. We had as an objective to demonstrate the pedagogical value of the project work while methodology of education and learning. Having in account the social dimension of the learning, we emphasize the relevancy of the interactions with the colleagues and the educator/professor (among others adult of the educative community) as a promotional factor of cooperated learning. The present report consists of two parts. We start with a theoretical framework of pedagogical approach of project work and learning communities, as well as the professional dimensions of the Competence Profile for pre-school and primary teachers. We focus on roles played by the student and the teacher in processes in classrooms, during the Pre-school and Teaching Practice in Primary School.Universidade de Évora2015-10-20T14:11:04Z2015-10-202013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/16052http://hdl.handle.net/10174/16052porDepartamento de Pedagogia e Educaçãoteses@bib.uevora.pt676Maximino, Maria Ferreira Bonecas Piçainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:02:29Zoai:dspace.uevora.pt:10174/16052Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:08:31.570737Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: do trabalho de projeto à aprendizagem cooperada |
title |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: do trabalho de projeto à aprendizagem cooperada |
spellingShingle |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: do trabalho de projeto à aprendizagem cooperada Maximino, Maria Ferreira Bonecas Piça Intervenção pedagógica Trabalho de projeto Aprendizagem cooperada Pedagogical approach Work of project Learning communities |
title_short |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: do trabalho de projeto à aprendizagem cooperada |
title_full |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: do trabalho de projeto à aprendizagem cooperada |
title_fullStr |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: do trabalho de projeto à aprendizagem cooperada |
title_full_unstemmed |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: do trabalho de projeto à aprendizagem cooperada |
title_sort |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: do trabalho de projeto à aprendizagem cooperada |
author |
Maximino, Maria Ferreira Bonecas Piça |
author_facet |
Maximino, Maria Ferreira Bonecas Piça |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maximino, Maria Ferreira Bonecas Piça |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Intervenção pedagógica Trabalho de projeto Aprendizagem cooperada Pedagogical approach Work of project Learning communities |
topic |
Intervenção pedagógica Trabalho de projeto Aprendizagem cooperada Pedagogical approach Work of project Learning communities |
description |
O presente relatório ilustra o trabalho realizado ao longo de dois semestres de Práticas Pedagógicas Supervisionadas em dois contextos educativos diferentes: a educação Pré-escolar e o 1º Ciclo do Ensino Básico. Tivemos como objetivo demonstrar o valor pedagógico do trabalho de projeto enquanto metodologia de ensino e aprendizagem. Tendo em conta a dimensão social da aprendizagem, enfatizamos a pertinência das interações com os colegas e o educador/professor (entre outros adultos da comunidade educativa) como um fator promotor de aprendizagem cooperada. O presente relatório é constituído por duas partes. Partimos da fundamentação teórica do trabalho de projeto e da aprendizagem cooperada, bem como do Perfil de Desempenho do Educador de Infância e do Professor do 1º Ciclo do Ensino Básico para refletir sobre as situações reais de aprendizagem cooperada e de trabalho de projeto realizadas no âmbito da nossa Prática Pedagógica em Educação Pré-escolar e em 1º Ciclo do Ensino Básico; ABSTRACT: The present report illustrates the work carried out along two Supervised Practical Practice in Primary School. We had as an objective to demonstrate the pedagogical value of the project work while methodology of education and learning. Having in account the social dimension of the learning, we emphasize the relevancy of the interactions with the colleagues and the educator/professor (among others adult of the educative community) as a promotional factor of cooperated learning. The present report consists of two parts. We start with a theoretical framework of pedagogical approach of project work and learning communities, as well as the professional dimensions of the Competence Profile for pre-school and primary teachers. We focus on roles played by the student and the teacher in processes in classrooms, during the Pre-school and Teaching Practice in Primary School. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-01-01T00:00:00Z 2015-10-20T14:11:04Z 2015-10-20 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/16052 http://hdl.handle.net/10174/16052 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/16052 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Departamento de Pedagogia e Educação teses@bib.uevora.pt 676 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136568008507392 |