As métricas de audiência nas redações
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/11859 |
Resumo: | A presente dissertação estuda o jornalismo online, em particular a influência que a potencialização da capacidade de medir dados sobre a audiência tem tido nas redações jornalísticas. Através de diversos instrumentos de software qualquer notícia pode ser, hoje, alvo de escrutínio em tempo real. Tais ferramentas permitem aos meios de comunicação monitorizar a audiência, fornecendo um conjunto de informações, entre elas: a origem de tráfego, o tempo de permanência por página e as páginas mais visitadas. As métricas de audiência têm vindo a despertar especial atenção aos investigadores da área, uma vez que são utilizadas em grande escala nas maiores redações a nível internacional e nacional, servindo diversos interesses das organizações jornalísticas. A reflexão sobre o tema inclui uma revisão bibliográfica sobre o processo de decisão editorial, o processo de gatekeeping e as rotinas jornalísticas antes e depois da Internet. O estudo empírico baseia-se em entrevistas a responsáveis pelas redações de três jornais nacionais: o Jornal de Notícias, o Observador e o Público. Assiste-se a uma nova cultura jornalística, na qual as métricas de audiência são a base de um modelo de negócio diferente. À exigência pelo imediatismo, acrescenta-se agora a exigência para que a notícia tenha sucesso online. Esse sucesso é medido pelo número de visualizações e de novos assinantes para o jornal. |
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As métricas de audiência nas redaçõesOs casos do “Jornal de Notícias”, “Observador” e “Público”AudiênciaCliqueJornalismo OnlineMétricasProcesso EditorialDomínio/Área Científica::Humanidades::Ciências da Comunicação::JornalismoA presente dissertação estuda o jornalismo online, em particular a influência que a potencialização da capacidade de medir dados sobre a audiência tem tido nas redações jornalísticas. Através de diversos instrumentos de software qualquer notícia pode ser, hoje, alvo de escrutínio em tempo real. Tais ferramentas permitem aos meios de comunicação monitorizar a audiência, fornecendo um conjunto de informações, entre elas: a origem de tráfego, o tempo de permanência por página e as páginas mais visitadas. As métricas de audiência têm vindo a despertar especial atenção aos investigadores da área, uma vez que são utilizadas em grande escala nas maiores redações a nível internacional e nacional, servindo diversos interesses das organizações jornalísticas. A reflexão sobre o tema inclui uma revisão bibliográfica sobre o processo de decisão editorial, o processo de gatekeeping e as rotinas jornalísticas antes e depois da Internet. O estudo empírico baseia-se em entrevistas a responsáveis pelas redações de três jornais nacionais: o Jornal de Notícias, o Observador e o Público. Assiste-se a uma nova cultura jornalística, na qual as métricas de audiência são a base de um modelo de negócio diferente. À exigência pelo imediatismo, acrescenta-se agora a exigência para que a notícia tenha sucesso online. Esse sucesso é medido pelo número de visualizações e de novos assinantes para o jornal.The following dissertation addresses online journalism, in particular, the influence that the enhancement of the capacity to measure data on the audience has in journalistic newsrooms. Through various software instruments any news is now subject to real-time scrutiny. Such tools allow the media to monitor the audience, providing a set of information, among them: the traffic source, the time spent per page and the most visited pages. Audience metrics have been drawing special attention to researchers in the field, since they are used on a large scale in major newsrooms at international and national level, serving various interests of journalistic organizations. The reflection on the topic includes a bibliographic review on the editorial decision process, the gatekeeping process and the journalistic routines before and after the Internet. The empirical study is based on interviews with those responsible for the newsrooms of three national newspapers: the Jornal de Notícias, the Observador and the Público. We are witnessing a new journalistic culture, in which audience metrics are the basis of a different business model. To the demand for immediacy, there is now a requirement for the news to be successful online. This success is measured by the number of views and new subscribers to the newspaper.Francisco, Nuno Alexandre de Oliveira MarquesuBibliorumGonçalves, Adriana Alexandra Antunes2022-01-17T17:00:29Z2020-11-272020-09-182020-11-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/11859TID:202858553porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:54:37Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/11859Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:51:33.116816Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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