A eficácia da comunicação na liderança escolar: um estudo de caso num mega agrupamento de escolas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Gabriela Sofia Vaz dos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/4367
Resumo: As organizações escolares necessitam de mudar. A eficácia da mudança passa, fundamentalmente, pela capacidade de a organização mudar o comportamento dos diferentes intervenientes educativos. A comunicação organizacional é essencial para o sucesso e eficácia destas organizações, pois melhora os níveis de satisfação, empenhamento e desempenho de todos os envolvidos. Esta dissertação procura identificar o estilo de liderança predominante num mega agrupamento de escolas e a forma como o mesmo produz efeitos ao nível da eficácia comunicacional entre as diferentes estruturas de gestão intermédias. Nesta investigação pretende-se dar respostas a questões como: De que modo o estilo de liderança influencia o estilo de comunicação? E de que forma(s) pode a comunicação entre a direção escolar e as diferentes estruturas organizativas ser potenciada/promovida de modo a ser mais eficaz? A metodologia segue um plano de investigação baseado no estudo de caso. O contexto do estudo teve lugar num mega agrupamento de escolas constituído por 21 escolas. Este mega agrupamento tem aproximadamente 2430 alunos e 280 docentes, 114 assistentes operacionais e 12 assistentes técnicos. As escolas encontram-se a uma distância geográfica considerável (área total de aproximadamente 80 km2), o que torna a comunicação e articulação, entre as diferentes estruturas educativas, um desafio complexo. Os métodos de recolha de dados incluem a aplicação de um inquérito por questionários: à diretora do Agrupamento, aos coordenadores do conselho pedagógico, coordenadora dos assistentes técnicos e coordenadora dos assistentes operacionais e um outro questionário aplicado a todos os docentes (com exceção dos coordenadores de departamento e das coordenadoras dos assistentes técnicos e operacionais), assistentes técnicos e operacionais, seguindo uma abordagem mais quantitativa. Esta análise foi complementada com a realização de entrevistas semiestruturadas, a dois grupos focais de encarregados de educação com assento no conselho geral, conferindo à investigação um caráter mais qualitativo. Os resultados obtidos permitem identificar o tipo de liderança, os principais fatores que contribuem para que a comunicação flua entre os diferentes intervenientes educativos, assim como apontar os que a afetam, possibilitando, consequentemente, a adoção de estratégias promotoras de uma melhoria da eficácia da comunicação nas lideranças.
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E de que forma(s) pode a comunicação entre a direção escolar e as diferentes estruturas organizativas ser potenciada/promovida de modo a ser mais eficaz? A metodologia segue um plano de investigação baseado no estudo de caso. O contexto do estudo teve lugar num mega agrupamento de escolas constituído por 21 escolas. Este mega agrupamento tem aproximadamente 2430 alunos e 280 docentes, 114 assistentes operacionais e 12 assistentes técnicos. As escolas encontram-se a uma distância geográfica considerável (área total de aproximadamente 80 km2), o que torna a comunicação e articulação, entre as diferentes estruturas educativas, um desafio complexo. Os métodos de recolha de dados incluem a aplicação de um inquérito por questionários: à diretora do Agrupamento, aos coordenadores do conselho pedagógico, coordenadora dos assistentes técnicos e coordenadora dos assistentes operacionais e um outro questionário aplicado a todos os docentes (com exceção dos coordenadores de departamento e das coordenadoras dos assistentes técnicos e operacionais), assistentes técnicos e operacionais, seguindo uma abordagem mais quantitativa. Esta análise foi complementada com a realização de entrevistas semiestruturadas, a dois grupos focais de encarregados de educação com assento no conselho geral, conferindo à investigação um caráter mais qualitativo. Os resultados obtidos permitem identificar o tipo de liderança, os principais fatores que contribuem para que a comunicação flua entre os diferentes intervenientes educativos, assim como apontar os que a afetam, possibilitando, consequentemente, a adoção de estratégias promotoras de uma melhoria da eficácia da comunicação nas lideranças.School organizations need to change. The effectiveness of change fundamentally depends on the organization's ability to change the behaviour of different educational actors. Organizational communication is essential for the success and effectiveness of these organizations, as it improves the levels of satisfaction, commitment and performance of all those involved. This dissertation seeks to identify the predominant leadership style in a mega cluster of schools and the way in which it produces effects in terms of communicational effectiveness between the different intermediate structures. In this investigation we try to find answers to questions such as: How does the leadership style influence the communication style? In what way(s) can communication between the school management and the different organizational structures be enhanced/promoted in order to be more effective? The methodology used follows an investigation plan based on a case study. The context of the study is a mega cluster of 21 schools. This mega cluster has approximately 2430 students and 280 teachers, 114 operational assistants and 12 technical assistants. The schools are located at a considerable geographical distance (total area of approximately 80 km2), which makes communication and articulation between the different educational structures a complex challenge. Data collection methods include the application of a questionnaire survey: to the director of the school cluster, to the coordinators of the pedagogical council, technical and operational assistants coordinators and another questionnaire applied to all teachers (with the exception of department coordinators and technical and operational assistants coordinators), technical and operational assistants, using a more quantitative approach. This analysis will be complemented by conducting semi-structured interviews with two focus groups of parents who hold a position in the general counsel of the school cluster, giving the investigation a more qualitative character. The obtained results allow the identification of the type of leadership, the main factors that contribute to the flow of communication between the different educational actors, as well as pointing out those that affect it, thus enabling the adoption of strategies that promote an improvement in the effectiveness of communication of school leaders.2022-07-27T11:27:36Z2022-07-21T00:00:00Z2022-07-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11328/4367TID:203054067porReis, Gabriela Sofia Vaz dosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-15T02:13:01ZPortal AgregadorONG
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