A aprendizagem de repertório para clarinete dos autores argentinos A. Piazzolla, A. Ginastera e C. Guastavino no ensino secundário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bento, Tiago Filipe Silva
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/11881
Resumo: O presente Relatório de Estágio Profissional descreve todo o conjunto de atividades desenvolvidas no Conservatório de Música do Porto, no ano letivo 2017/2018, no âmbito da prática educativa desenvolvida no Ensino de Instrumento – Clarinete. A procura de obras que permitisse aos alunos do ensino secundário adquirir um conhecimento de repertório mais alargado foi um fator que me levou a realizar este Projeto de Investigação. Este relatório está dividido em três capítulos: o primeiro contextualiza a caracterização da instituição Conservatório de Música do Porto e as respetivas observações das aulas observadas, bem como o balanço geral das mesmas; o segundo capítulo dedica-se à Prática de Ensino Supervisionada, contendo registos das aulas lecionadas, bem como as suas planificações; o terceiro aborda o projeto de investigação desenvolvido. Com a realização desta investigação, pretende-se evidenciar que obras de compositores argentinos de referência são também de uma grande utilidade para a aprendizagem e desenvolvimento do conhecimento de um repertório mais alargado para alunos que estejam a frequentar o ensino secundário. A escolha dos compositores recaiu sobre Carlos Guastavino, Alberto Ginastera e Astor Piazzolla e as obras presentes no estudo são: Tonada y Cueca (1965), Variaciones Concertantes, op.23 (1953) e Six Etudes tanguistiques pour flûte seule – Étude no. 3 (1987). A metodologia utilizada neste estudo seguiu um modelo de âmbito qualitativo, através da delimitação do objeto de estudo consubstanciado nas fontes primárias (obras dos compositores argentinos já citada). Após a análise dos elementos de conteúdo musical e interpretativo, procedeu-se à elaboração de um estudo comparativo das referidas obras com timbres e formações diversas, incluindo sempre o clarinete numa circunstância sobretudo solística. Os resultados da investigação revelaram evidências dos benefícios do estudo destes compositores para alunos do ensino secundário.
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