Educação física e ética: campo onde se joga o diálogo e a melhor argumentação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/24267 |
Resumo: | Constata-se que existe uma tendência de olhar para a Educação Física num sentido de grande racionalidade técnica - vinda de fora - que conduz a uma atividade física instrumental, funcional, dicotômica, dualista, muito preocupada com a produtividade, eficácia, tendo como bússola orientadora a dimensão utilitarista. Ora, este fato parece emprestar um olhar moral e ético muito rígido, pouco flexível e de caráter quase intocável. No entanto, outros olhares “contrários” (diríamos complementares) vêm defender uma dimensão mais humanista sustentada pelas visões de intencionalidade fenomenológica, hermenêutica, interpretativa, onde é feito o elogio a um outro olhar axiológico. |
id |
RCAP_a33e4fd8c7dd602f32c350045de67f9c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/24267 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Educação física e ética: campo onde se joga o diálogo e a melhor argumentaçãoEducação físicaMoralArgumentaçãoDiálogoConstata-se que existe uma tendência de olhar para a Educação Física num sentido de grande racionalidade técnica - vinda de fora - que conduz a uma atividade física instrumental, funcional, dicotômica, dualista, muito preocupada com a produtividade, eficácia, tendo como bússola orientadora a dimensão utilitarista. Ora, este fato parece emprestar um olhar moral e ético muito rígido, pouco flexível e de caráter quase intocável. No entanto, outros olhares “contrários” (diríamos complementares) vêm defender uma dimensão mais humanista sustentada pelas visões de intencionalidade fenomenológica, hermenêutica, interpretativa, onde é feito o elogio a um outro olhar axiológico.CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, UM (UI 317 da FCT).Universidade Federal de Santa Maria. Centro de Educação Física e Desportos (CEFD)Universidade do MinhoCunha, António CamiloSurdi, Aguinaldo CésarCosta, Andrize RamiresMarques, Danieli Alves Pereira20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/24267por0102-83082316-5464http://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/kinesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:52:52Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/24267Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:52:06.428425Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação física e ética: campo onde se joga o diálogo e a melhor argumentação |
title |
Educação física e ética: campo onde se joga o diálogo e a melhor argumentação |
spellingShingle |
Educação física e ética: campo onde se joga o diálogo e a melhor argumentação Cunha, António Camilo Educação física Moral Argumentação Diálogo |
title_short |
Educação física e ética: campo onde se joga o diálogo e a melhor argumentação |
title_full |
Educação física e ética: campo onde se joga o diálogo e a melhor argumentação |
title_fullStr |
Educação física e ética: campo onde se joga o diálogo e a melhor argumentação |
title_full_unstemmed |
Educação física e ética: campo onde se joga o diálogo e a melhor argumentação |
title_sort |
Educação física e ética: campo onde se joga o diálogo e a melhor argumentação |
author |
Cunha, António Camilo |
author_facet |
Cunha, António Camilo Surdi, Aguinaldo César Costa, Andrize Ramires Marques, Danieli Alves Pereira |
author_role |
author |
author2 |
Surdi, Aguinaldo César Costa, Andrize Ramires Marques, Danieli Alves Pereira |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cunha, António Camilo Surdi, Aguinaldo César Costa, Andrize Ramires Marques, Danieli Alves Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação física Moral Argumentação Diálogo |
topic |
Educação física Moral Argumentação Diálogo |
description |
Constata-se que existe uma tendência de olhar para a Educação Física num sentido de grande racionalidade técnica - vinda de fora - que conduz a uma atividade física instrumental, funcional, dicotômica, dualista, muito preocupada com a produtividade, eficácia, tendo como bússola orientadora a dimensão utilitarista. Ora, este fato parece emprestar um olhar moral e ético muito rígido, pouco flexível e de caráter quase intocável. No entanto, outros olhares “contrários” (diríamos complementares) vêm defender uma dimensão mais humanista sustentada pelas visões de intencionalidade fenomenológica, hermenêutica, interpretativa, onde é feito o elogio a um outro olhar axiológico. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2012-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1822/24267 |
url |
https://hdl.handle.net/1822/24267 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
0102-8308 2316-5464 http://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/kinesis |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria. Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria. Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133112093900800 |