Globalização e diversidade cultural na atividade cinematográfica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/10020 |
Resumo: | Em contexto de profunda globalização, o cinema permanece como uma das indústrias culturais mais apreciadas e lucrativas, com um alcance potencialmente mundial. Comporta e difunde representações, valores e significados que reforçam a importância da diversidade cultural nesta forma de expressão artística. A discussão teórica tem-se repartido essencialmente entre os autores que vêem na disseminação massificada dos produtos culturais uma ameaça de homogeneização e, pelo contrário, aqueles para quem a tendência de uniformização não coloca em causa a subsistência das culturas locais. No plano político-institucional, a Convenção sobre a Proteção e a Promoção da Diversidade das Expressões Culturais, promovida pela UNESCO, foi o culminar de uma longa disputa entre países defensores da absoluta liberalização do mercado e os que reivindicam a especificidade dos bens culturais e a implementação de medidas de regulação. Em termos empíricos o tema não se encontra suficientemente estudado, pelo que o objetivo deste trabalho consiste na análise extensiva e multidimensional da diversidade cultural no panorama cinematográfico à escala mundial a partir de estatísticas oficiais. A hipótese é a de que globalmente existe reduzida diversidade e forte concentração na produção, distribuição, exibição e consumo de cinema, sobretudo em função da predominância de títulos norte-americanos. Os resultados confirmam a hipótese enunciada, de forma menos vincada em contextos onde existe maior relevância e dinamismo do cinema nacional, e traduzem-se não só num conhecimento mais profundo do tópico como num barómetro que pode orientar futuras decisões político-culturais em relação ao cinema. |
id |
RCAP_a34dbf0284493cc80b5068a7d299380d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/10020 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Globalização e diversidade cultural na atividade cinematográficaSociologia -- SociologyGlobalizaçãoCinema -- Movie theaterDiversidade cultural -- Cultural diversityUniformização culturalGlobalizationCultural diversityEm contexto de profunda globalização, o cinema permanece como uma das indústrias culturais mais apreciadas e lucrativas, com um alcance potencialmente mundial. Comporta e difunde representações, valores e significados que reforçam a importância da diversidade cultural nesta forma de expressão artística. A discussão teórica tem-se repartido essencialmente entre os autores que vêem na disseminação massificada dos produtos culturais uma ameaça de homogeneização e, pelo contrário, aqueles para quem a tendência de uniformização não coloca em causa a subsistência das culturas locais. No plano político-institucional, a Convenção sobre a Proteção e a Promoção da Diversidade das Expressões Culturais, promovida pela UNESCO, foi o culminar de uma longa disputa entre países defensores da absoluta liberalização do mercado e os que reivindicam a especificidade dos bens culturais e a implementação de medidas de regulação. Em termos empíricos o tema não se encontra suficientemente estudado, pelo que o objetivo deste trabalho consiste na análise extensiva e multidimensional da diversidade cultural no panorama cinematográfico à escala mundial a partir de estatísticas oficiais. A hipótese é a de que globalmente existe reduzida diversidade e forte concentração na produção, distribuição, exibição e consumo de cinema, sobretudo em função da predominância de títulos norte-americanos. Os resultados confirmam a hipótese enunciada, de forma menos vincada em contextos onde existe maior relevância e dinamismo do cinema nacional, e traduzem-se não só num conhecimento mais profundo do tópico como num barómetro que pode orientar futuras decisões político-culturais em relação ao cinema.In a context of profound globalization, cinema remains one of the most popular and lucrative cultural industries, with a potentially global reach. Carries and spreads representations, values and meanings that reinforce the importance of cultural diversity regarding this form of artistic expression. Theoretical discussion is mainly divided between authors who consider mass dissemination of cultural products a threat of homogenization and, on the other hand, those for whom the trend of uniformity does not jeopardize the subsistence of local cultures. At the political-institutional level, UNESCO’s Convention on the Protection and Promotion of the Diversity of Cultural Expressions was the culmination of a long dispute between countries promoting an absolute liberalization of the market and those claiming the specificity of cultural goods and the implementation of regulatory measures. Empirically, the subject is not sufficiently studied, so the aim of this work is to carry an extensive and multidimensional analysis of cultural diversity in worldwide film panorama working with official statistics. The hypothesis is that globally there is reduced diversity and strong concentration on production, distribution, exhibition and consumption of cinema, mainly due to the predominance of North American films. Results confirm the hypothesis stated, to a lesser extent in contexts in which there is greater relevance and dynamism of national cinema, and translate not only into a deeper understanding of the topic but also as a barometer that can guide political and cultural decisions in relation to cinema in the future.2015-10-27T15:26:35Z2015-01-01T00:00:00Z20152015-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/10020porMiranda, Carlosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-07-07T03:35:48Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/10020Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-07-07T03:35:48Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Globalização e diversidade cultural na atividade cinematográfica |
title |
Globalização e diversidade cultural na atividade cinematográfica |
spellingShingle |
Globalização e diversidade cultural na atividade cinematográfica Miranda, Carlos Sociologia -- Sociology Globalização Cinema -- Movie theater Diversidade cultural -- Cultural diversity Uniformização cultural Globalization Cultural diversity |
title_short |
Globalização e diversidade cultural na atividade cinematográfica |
title_full |
Globalização e diversidade cultural na atividade cinematográfica |
title_fullStr |
Globalização e diversidade cultural na atividade cinematográfica |
title_full_unstemmed |
Globalização e diversidade cultural na atividade cinematográfica |
title_sort |
Globalização e diversidade cultural na atividade cinematográfica |
author |
Miranda, Carlos |
author_facet |
Miranda, Carlos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Miranda, Carlos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sociologia -- Sociology Globalização Cinema -- Movie theater Diversidade cultural -- Cultural diversity Uniformização cultural Globalization Cultural diversity |
topic |
Sociologia -- Sociology Globalização Cinema -- Movie theater Diversidade cultural -- Cultural diversity Uniformização cultural Globalization Cultural diversity |
description |
Em contexto de profunda globalização, o cinema permanece como uma das indústrias culturais mais apreciadas e lucrativas, com um alcance potencialmente mundial. Comporta e difunde representações, valores e significados que reforçam a importância da diversidade cultural nesta forma de expressão artística. A discussão teórica tem-se repartido essencialmente entre os autores que vêem na disseminação massificada dos produtos culturais uma ameaça de homogeneização e, pelo contrário, aqueles para quem a tendência de uniformização não coloca em causa a subsistência das culturas locais. No plano político-institucional, a Convenção sobre a Proteção e a Promoção da Diversidade das Expressões Culturais, promovida pela UNESCO, foi o culminar de uma longa disputa entre países defensores da absoluta liberalização do mercado e os que reivindicam a especificidade dos bens culturais e a implementação de medidas de regulação. Em termos empíricos o tema não se encontra suficientemente estudado, pelo que o objetivo deste trabalho consiste na análise extensiva e multidimensional da diversidade cultural no panorama cinematográfico à escala mundial a partir de estatísticas oficiais. A hipótese é a de que globalmente existe reduzida diversidade e forte concentração na produção, distribuição, exibição e consumo de cinema, sobretudo em função da predominância de títulos norte-americanos. Os resultados confirmam a hipótese enunciada, de forma menos vincada em contextos onde existe maior relevância e dinamismo do cinema nacional, e traduzem-se não só num conhecimento mais profundo do tópico como num barómetro que pode orientar futuras decisões político-culturais em relação ao cinema. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-10-27T15:26:35Z 2015-01-01T00:00:00Z 2015 2015-06 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10071/10020 |
url |
http://hdl.handle.net/10071/10020 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/octet-stream |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817546513437425664 |