Globalização e diversidade cultural na atividade cinematográfica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda, Carlos
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/10020
Resumo: Em contexto de profunda globalização, o cinema permanece como uma das indústrias culturais mais apreciadas e lucrativas, com um alcance potencialmente mundial. Comporta e difunde representações, valores e significados que reforçam a importância da diversidade cultural nesta forma de expressão artística. A discussão teórica tem-se repartido essencialmente entre os autores que vêem na disseminação massificada dos produtos culturais uma ameaça de homogeneização e, pelo contrário, aqueles para quem a tendência de uniformização não coloca em causa a subsistência das culturas locais. No plano político-institucional, a Convenção sobre a Proteção e a Promoção da Diversidade das Expressões Culturais, promovida pela UNESCO, foi o culminar de uma longa disputa entre países defensores da absoluta liberalização do mercado e os que reivindicam a especificidade dos bens culturais e a implementação de medidas de regulação. Em termos empíricos o tema não se encontra suficientemente estudado, pelo que o objetivo deste trabalho consiste na análise extensiva e multidimensional da diversidade cultural no panorama cinematográfico à escala mundial a partir de estatísticas oficiais. A hipótese é a de que globalmente existe reduzida diversidade e forte concentração na produção, distribuição, exibição e consumo de cinema, sobretudo em função da predominância de títulos norte-americanos. Os resultados confirmam a hipótese enunciada, de forma menos vincada em contextos onde existe maior relevância e dinamismo do cinema nacional, e traduzem-se não só num conhecimento mais profundo do tópico como num barómetro que pode orientar futuras decisões político-culturais em relação ao cinema.
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