Os scripts como elementos de reflexão para professores de ciências.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Rute
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Carrillo, José, Aguaded, S.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/7556
Resumo: Neste trabalho analisa-se a prática de dois professores no seu primeiro ano de exercício profissional através do Instrumento de Modelação (IM), que permite caracterizar os seus guiões de acção ou scripts. O script corresponde a uma entidade teórica que permite compreender uma sequência de acções estandardizada, dependente do conteúdo de ciências. A incorporação de elementos à prática de ensino do professor terá que passar por um questionamento e análise contínuos e contextualizados do seu ensino. Deste modo, a reflexão sobre os scripts torna-se essencial para a melhoria do ensino.
id RCAP_a362ce5a3f707f1f7d02d04f6d19ee88
oai_identifier_str oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/7556
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Os scripts como elementos de reflexão para professores de ciências.EnsinoReflexãoScriptsPrática do professorNeste trabalho analisa-se a prática de dois professores no seu primeiro ano de exercício profissional através do Instrumento de Modelação (IM), que permite caracterizar os seus guiões de acção ou scripts. O script corresponde a uma entidade teórica que permite compreender uma sequência de acções estandardizada, dependente do conteúdo de ciências. A incorporação de elementos à prática de ensino do professor terá que passar por um questionamento e análise contínuos e contextualizados do seu ensino. Deste modo, a reflexão sobre os scripts torna-se essencial para a melhoria do ensino.SapientiaMonteiro, RuteCarrillo, JoséAguaded, S.2016-02-01T13:12:11Z2009-092009-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/7556por978-989-95831-2-2.AUT: RUT01409;info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:18:40Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/7556Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:59:53.565327Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Os scripts como elementos de reflexão para professores de ciências.
title Os scripts como elementos de reflexão para professores de ciências.
spellingShingle Os scripts como elementos de reflexão para professores de ciências.
Monteiro, Rute
Ensino
Reflexão
Scripts
Prática do professor
title_short Os scripts como elementos de reflexão para professores de ciências.
title_full Os scripts como elementos de reflexão para professores de ciências.
title_fullStr Os scripts como elementos de reflexão para professores de ciências.
title_full_unstemmed Os scripts como elementos de reflexão para professores de ciências.
title_sort Os scripts como elementos de reflexão para professores de ciências.
author Monteiro, Rute
author_facet Monteiro, Rute
Carrillo, José
Aguaded, S.
author_role author
author2 Carrillo, José
Aguaded, S.
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sapientia
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro, Rute
Carrillo, José
Aguaded, S.
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Reflexão
Scripts
Prática do professor
topic Ensino
Reflexão
Scripts
Prática do professor
description Neste trabalho analisa-se a prática de dois professores no seu primeiro ano de exercício profissional através do Instrumento de Modelação (IM), que permite caracterizar os seus guiões de acção ou scripts. O script corresponde a uma entidade teórica que permite compreender uma sequência de acções estandardizada, dependente do conteúdo de ciências. A incorporação de elementos à prática de ensino do professor terá que passar por um questionamento e análise contínuos e contextualizados do seu ensino. Deste modo, a reflexão sobre os scripts torna-se essencial para a melhoria do ensino.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-09
2009-09-01T00:00:00Z
2016-02-01T13:12:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.1/7556
url http://hdl.handle.net/10400.1/7556
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 978-989-95831-2-2.
AUT: RUT01409;
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133223095107584