Os scripts como elementos de reflexão para professores de ciências.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.1/7556 |
Resumo: | Neste trabalho analisa-se a prática de dois professores no seu primeiro ano de exercício profissional através do Instrumento de Modelação (IM), que permite caracterizar os seus guiões de acção ou scripts. O script corresponde a uma entidade teórica que permite compreender uma sequência de acções estandardizada, dependente do conteúdo de ciências. A incorporação de elementos à prática de ensino do professor terá que passar por um questionamento e análise contínuos e contextualizados do seu ensino. Deste modo, a reflexão sobre os scripts torna-se essencial para a melhoria do ensino. |
id |
RCAP_a362ce5a3f707f1f7d02d04f6d19ee88 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/7556 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Os scripts como elementos de reflexão para professores de ciências.EnsinoReflexãoScriptsPrática do professorNeste trabalho analisa-se a prática de dois professores no seu primeiro ano de exercício profissional através do Instrumento de Modelação (IM), que permite caracterizar os seus guiões de acção ou scripts. O script corresponde a uma entidade teórica que permite compreender uma sequência de acções estandardizada, dependente do conteúdo de ciências. A incorporação de elementos à prática de ensino do professor terá que passar por um questionamento e análise contínuos e contextualizados do seu ensino. Deste modo, a reflexão sobre os scripts torna-se essencial para a melhoria do ensino.SapientiaMonteiro, RuteCarrillo, JoséAguaded, S.2016-02-01T13:12:11Z2009-092009-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/7556por978-989-95831-2-2.AUT: RUT01409;info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:18:40Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/7556Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:59:53.565327Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os scripts como elementos de reflexão para professores de ciências. |
title |
Os scripts como elementos de reflexão para professores de ciências. |
spellingShingle |
Os scripts como elementos de reflexão para professores de ciências. Monteiro, Rute Ensino Reflexão Scripts Prática do professor |
title_short |
Os scripts como elementos de reflexão para professores de ciências. |
title_full |
Os scripts como elementos de reflexão para professores de ciências. |
title_fullStr |
Os scripts como elementos de reflexão para professores de ciências. |
title_full_unstemmed |
Os scripts como elementos de reflexão para professores de ciências. |
title_sort |
Os scripts como elementos de reflexão para professores de ciências. |
author |
Monteiro, Rute |
author_facet |
Monteiro, Rute Carrillo, José Aguaded, S. |
author_role |
author |
author2 |
Carrillo, José Aguaded, S. |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Sapientia |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Monteiro, Rute Carrillo, José Aguaded, S. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Reflexão Scripts Prática do professor |
topic |
Ensino Reflexão Scripts Prática do professor |
description |
Neste trabalho analisa-se a prática de dois professores no seu primeiro ano de exercício profissional através do Instrumento de Modelação (IM), que permite caracterizar os seus guiões de acção ou scripts. O script corresponde a uma entidade teórica que permite compreender uma sequência de acções estandardizada, dependente do conteúdo de ciências. A incorporação de elementos à prática de ensino do professor terá que passar por um questionamento e análise contínuos e contextualizados do seu ensino. Deste modo, a reflexão sobre os scripts torna-se essencial para a melhoria do ensino. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-09 2009-09-01T00:00:00Z 2016-02-01T13:12:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.1/7556 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.1/7556 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
978-989-95831-2-2. AUT: RUT01409; |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133223095107584 |