Ciência académica e saber do professor: representações de ciência e do seu ensino na educação geográfica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alexandre, Fernando Manuel da Silva
Data de Publicação: 1995
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/270
Resumo: Dissertação de mestrado em Ciências da Educação: área de Educação e Desenvolvimento
id RCAP_a36f1050b63083bf8378ccb7122f396f
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/270
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ciência académica e saber do professor: representações de ciência e do seu ensino na educação geográficaDissertação de mestrado em Ciências da Educação: área de Educação e DesenvolvimentoO conteúdo das opções epistemológicas defendidas pela comunidade geográfica sempre se reflectiu no modo como são concebidos e definidos as finalidades, os objectivos e os métodos de ensino e aprendizagem no âmbito da educação geográfica. A estreita dependência dos paradigmas educacionais relativamente aos paradigmas adoptados pela generalidade da comunidade científica, permite afirmar que a concepção global da educação geográfica tem evoluído no mesmo sentido da Geografia académica. O reconhecimento de que a educação geográfica desenvolvida ao nível da Escola traduz uma subvalorização do potencial educativo da disciplina, sobretudo sob o ponto de vista conceptual, permite pressupor a existência de uma descoincidência entre os modelos teóricos que os professores defendem (as representações abstractas que têm acerca do que "deve ser" a ciência) e os seus modos de actuação concretos (as representações que têm acerca do modo como se deve desenrolar a sua prática). Neste quadro desenvolveu-se uma investigação em que se pretendeu compreender os processos através dos quais os professores exercem uma acção de filtragem e manipulação dos elementos epistemológicos definidores da «Ciência Académicam», reconstruindo-os e integrando-os num sistema mais vasto de influências, donde emerge o que designámos por «Saber do Professor», não necessariamente consonante com a ciência aceite pela comunidade científica.Universidade Nova de Lisboa: Faculdade de Ciências e TecnologiaFerreira, Maria Manuela MalheiroRUNAlexandre, Fernando Manuel da Silva2006-03-27T10:16:31Z19951995-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis27284508 bytesapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/270porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:30:59Zoai:run.unl.pt:10362/270Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:14:34.035837Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ciência académica e saber do professor: representações de ciência e do seu ensino na educação geográfica
title Ciência académica e saber do professor: representações de ciência e do seu ensino na educação geográfica
spellingShingle Ciência académica e saber do professor: representações de ciência e do seu ensino na educação geográfica
Alexandre, Fernando Manuel da Silva
title_short Ciência académica e saber do professor: representações de ciência e do seu ensino na educação geográfica
title_full Ciência académica e saber do professor: representações de ciência e do seu ensino na educação geográfica
title_fullStr Ciência académica e saber do professor: representações de ciência e do seu ensino na educação geográfica
title_full_unstemmed Ciência académica e saber do professor: representações de ciência e do seu ensino na educação geográfica
title_sort Ciência académica e saber do professor: representações de ciência e do seu ensino na educação geográfica
author Alexandre, Fernando Manuel da Silva
author_facet Alexandre, Fernando Manuel da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferreira, Maria Manuela Malheiro
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Alexandre, Fernando Manuel da Silva
description Dissertação de mestrado em Ciências da Educação: área de Educação e Desenvolvimento
publishDate 1995
dc.date.none.fl_str_mv 1995
1995-01-01T00:00:00Z
2006-03-27T10:16:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/270
url http://hdl.handle.net/10362/270
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 27284508 bytes
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Nova de Lisboa: Faculdade de Ciências e Tecnologia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Nova de Lisboa: Faculdade de Ciências e Tecnologia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137798337331200