Impacto das emoções na tomada de decisão em contexto financeiro
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/37567 |
Resumo: | Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Cognição Social Aplicada), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2018 |
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Impacto das emoções na tomada de decisão em contexto financeiroRaciocínioEmoçãoSilogismoTomada de decisãoCriseTeses de mestrado - 2018Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaTese de mestrado, Psicologia (Secção de Cognição Social Aplicada), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2018Atualmente, os danos causados pela crise económica mundial de 2008-2009 continuam presentes no dia-a-dia dos portugueses. Os meios de comunicação social abordam diariamente temas relacionados com este assunto, tanto de carater económico como social, que intensificam os sentimentos de preocupação decorrentes deste problema. No entanto, quatro anos após a saída de Portugal deste período de austeridade extrema, as representações sociais relativamente a situação económico-financeira atual do país, parecem adotar uma natureza bipolar. Por um lado, existe uma perspetiva otimista e confiante na melhoria da situação e, por outro lado, existe a perspetiva pessimista que antecipa o futuro surgimento de uma nova crise. Ambas devidamente suportadas pelas notícias transmitidas pelos meios de comunicação social. Perante este cenário de transição, a presente dissertação procura estudar o impacto de emoções no processo de tomada de decisão em contexto financeiro, nomeadamente, o efeito das emoções resultantes de uma perceção positiva vs. negativa da situação socioeconómica e financeira atual de Portugal, numa tarefa de silogismos. Com este propósito foi desenvolvido um questionário, e aplicado a uma amostra aleatória da população portuguesa (N=118), com idades compreendidas entre os 18 e os 52 anos. Sabemos que as preocupações financeiras afetam o raciocínio dos indivíduos, uma vez que, estas esgotam os recursos cognitivos disponíveis (e.g., Mani et. al (2013). Devido a isto, esperamos que os participantes recorram ao processamento de tipo 1, pela sua rapidez e automaticidade, o que poderá levar a uma maior utilização de heurísticas e, por consequente, a um maior número de erros.At present, the damage caused by the world economic crisis of 2008-2009 is still present in the Portuguese lifestyle. Social media discuss topics related to this matter on a daily basis, both economic and social aspects, which intensify the feelings of worry caused by this problem. However, four years after Portugal left this period of extreme austerity, social representations related to the current economic and financial situation of the country, seem to adopt a bipolar nature. On one side, there is an optimistic perspective confident in the improvement of the situation and, on the other side; there is a pessimist perspective that anticipates a new crisis in the future. Both are supported by news exposed by social media. Before this transition scenario, the present dissertation seeks to study the effect of emotions in the decision-making process in a financial context, particularly, the effect of emotions resulting of a positive versus negative perspective of the current socioeconomic and financial situation in Portugal, in a task of syllogisms. With this purpose, a questionnaire was developed and applied to a random sample of Portuguese population (N=118), aged 18 to 52. It is known that financial worries affect people’s reasoning, given that these exhaust cognitive resources available (e.g., Mani et. al (2013). Due to this, we expect that the participants use the type 1 processing, for their speed and automaticity, which could lead to a bigger utilization of heuristics and, consequently, a bigger number of mistakes.Ferreira, Mário Augusto Boto, 1967-Repositório da Universidade de LisboaGouveia, Karen Michelle Rodrigues2019-03-18T11:12:48Z20182018-07-022018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/37567TID:202187543porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:34:46Zoai:repositorio.ul.pt:10451/37567Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:51:35.607803Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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