Da supervisão à colaboração: uma comunidade de prática virtual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Serrano, Sílvia
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/15198
Resumo: Uma das grandes características do nosso século assenta na tecnologia digital, pelo que não podemos alicerçar o grande pilar da sociedade que é a educação num sistema que a ela se alheie. Dizia Camões, mudam-se os tempos, mudam-se as vontades e, acrescentamos, as necessidades, pelo que o caminho terá de passar por uma simbiose significativa, eficaz e eficiente, entre o passado e o presente, o tradicional e o digital. As tecnologias digitais devem, pois, ser encaradas não apenas como meros instrumentos, mas enquanto potenciadoras da criação de um ambiente vivo num ecossistema educacional plural e diversificado. Esta conceção ganhou ainda mais sentido no momento em que decorreu este estudo, marcado pela pandemia da COVID-19, que obrigou toda a comunidade educativa a (re)inventar-se, no sentido de encontrar respostas de processos a distância para uma situação inevitável. É neste enquadramento que perspetivámos a elaboração de um estudo assente na dinamização, pela investigadora, de uma comunidade de prática virtual (CoPV), num agrupamento de escolas (AE), na plataforma MS Teams, como contexto associado a um processo de supervisão pedagógica com vista à promoção do trabalho colaborativo. A referida CoPV surge na sequência da oficina de formação MAIA (Projeto de Monitorização, Acompanhamento e Investigação em Avaliação Pedagógica), frequentada pela investigadora no ano letivo 2019/2020, e cujo produto final foi um projeto de intervenção no âmbito de práticas de avaliação a ser implementado no agrupamento de escolas onde a investigação ocorreu. Assim, temos como locus da nossa investigação um agrupamento de pequena dimensão, situado em meio rural, e como participantes no estudo todo o corpo docente desse mesmo agrupamento, constituído por 45 professores (excluída a investigadora), desde a educação pré-escolar (EPE) ao ensino secundário profissional (ESP). Assim, no estudo realizado, pretendeu-se compreender de que forma a participação na referida CoPV contribuiu, na perspetiva dos participantes, para o seu desenvolvimento profissional, enquanto contexto de interação e colaboração integrado num processo de supervisão horizontal, entre pares, concretamente no que diz respeito a práticas de avaliação. Pretendeu-se ainda averiguar a relevância do papel da investigadora, enquanto moderadora da CoPV, também na perspetiva dos participantes. A revisão bibliográfica foi, assim, orientada para as duas dimensões do estudo: por um lado, a supervisão horizontal, colaborativa, entre pares, assente em relações dialógicas e de partilha com vista ao desenvolvimento profissional docente (DPD); e, por outro lado, a forma como ela pode ser sustentada por uma CoPV, a qual se afasta dos contextos tradicionais em que decorre o processo supervisivo nas escolas. Tratou-se de um estudo de caso, enquadrado no paradigma interpretativo, pois teve como objetivo a compreensão de um fenómeno de acordo com a perspetiva e interpretação dos sujeitos participantes. Para o efeito, utilizaram-se diversas técnicas e instrumentos de recolha de dados: questionários, entrevistas semiestruturadas, diário de bordo e a própria CoPV. Tendo em conta que esta é uma área recente, pouco explorada/investigada, existindo um número limitado de estudos acerca da temática, esperamos que os resultados desta investigação possam vir a contribuir para uma maior compreensão do fenómeno em causa e servir de fonte, e também de inspiração, para futuros estudos e eventuais modelos de supervisão a implementar no agrupamento em causa ou noutros.
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spelling Da supervisão à colaboração: uma comunidade de prática virtualFrom supervision to collaboration: a virtual community of practiceSupervisão pedagógica horizontalColaboraçãoComunidade de prática virtualDesenvolvimento profissional docenteHorizontal pedagogical supervisionCollaborationVirtual community of practiceTeacher professional developmentODS::04:Educação de QualidadeUma das grandes características do nosso século assenta na tecnologia digital, pelo que não podemos alicerçar o grande pilar da sociedade que é a educação num sistema que a ela se alheie. Dizia Camões, mudam-se os tempos, mudam-se as vontades e, acrescentamos, as necessidades, pelo que o caminho terá de passar por uma simbiose significativa, eficaz e eficiente, entre o passado e o presente, o tradicional e o digital. As tecnologias digitais devem, pois, ser encaradas não apenas como meros instrumentos, mas enquanto potenciadoras da criação de um ambiente vivo num ecossistema educacional plural e diversificado. Esta conceção ganhou ainda mais sentido no momento em que decorreu este estudo, marcado pela pandemia da COVID-19, que obrigou toda a comunidade educativa a (re)inventar-se, no sentido de encontrar respostas de processos a distância para uma situação inevitável. É neste enquadramento que perspetivámos a elaboração de um estudo assente na dinamização, pela investigadora, de uma comunidade de prática virtual (CoPV), num agrupamento de escolas (AE), na plataforma MS Teams, como contexto associado a um processo de supervisão pedagógica com vista à promoção do trabalho colaborativo. A referida CoPV surge na sequência da oficina de formação MAIA (Projeto de Monitorização, Acompanhamento e Investigação em Avaliação Pedagógica), frequentada pela investigadora no ano letivo 2019/2020, e cujo produto final foi um projeto de intervenção no âmbito de práticas de avaliação a ser implementado no agrupamento de escolas onde a investigação ocorreu. Assim, temos como locus da nossa investigação um agrupamento de pequena dimensão, situado em meio rural, e como participantes no estudo todo o corpo docente desse mesmo agrupamento, constituído por 45 professores (excluída a investigadora), desde a educação pré-escolar (EPE) ao ensino secundário profissional (ESP). Assim, no estudo realizado, pretendeu-se compreender de que forma a participação na referida CoPV contribuiu, na perspetiva dos participantes, para o seu desenvolvimento profissional, enquanto contexto de interação e colaboração integrado num processo de supervisão horizontal, entre pares, concretamente no que diz respeito a práticas de avaliação. Pretendeu-se ainda averiguar a relevância do papel da investigadora, enquanto moderadora da CoPV, também na perspetiva dos participantes. A revisão bibliográfica foi, assim, orientada para as duas dimensões do estudo: por um lado, a supervisão horizontal, colaborativa, entre pares, assente em relações dialógicas e de partilha com vista ao desenvolvimento profissional docente (DPD); e, por outro lado, a forma como ela pode ser sustentada por uma CoPV, a qual se afasta dos contextos tradicionais em que decorre o processo supervisivo nas escolas. Tratou-se de um estudo de caso, enquadrado no paradigma interpretativo, pois teve como objetivo a compreensão de um fenómeno de acordo com a perspetiva e interpretação dos sujeitos participantes. Para o efeito, utilizaram-se diversas técnicas e instrumentos de recolha de dados: questionários, entrevistas semiestruturadas, diário de bordo e a própria CoPV. Tendo em conta que esta é uma área recente, pouco explorada/investigada, existindo um número limitado de estudos acerca da temática, esperamos que os resultados desta investigação possam vir a contribuir para uma maior compreensão do fenómeno em causa e servir de fonte, e também de inspiração, para futuros estudos e eventuais modelos de supervisão a implementar no agrupamento em causa ou noutros.One of the great characteristics of our century is based on digital technology, so we cannot establish the great pillar of society that is education on a system that is alien to it. Camões said, times change, desires change. We must add, needs change too, so the path will have to go through a significant, effective, and efficient symbiosis between the past and the present, the traditional and the digital. Digital technologies must, therefore, be seen not just as mere instruments, but as enablers of the creation of a living environment in a plural and diversified educational ecosystem. This conception earned a deeper meaning at the time this study was carried out, marked by the COVID-19 pandemic, which forced the entire educational community to (re)invent itself, as to find answers for remote processes to an inevitable situation. It is within this framework that we envisaged the development of a study based on the development, by the researcher, of a virtual community of practice in a group of schools, on the MS Teams platform, as a context associated with a process of pedagogical supervision aiming at the promotion of collaborative work. That virtual community follows on from the MAIA training workshop (Project for Monitoring, Accompaniment and Research in Pedagogical Assessment), attended by the researcher in the 2019/2020 school year, which had as final product an intervention project within the scope of assessment practices to be implemented in the school where the investigation took place. Thus, in this study, we aimed at understanding how the participation in the virtual community of practice contributed, from participants’ perspective to their professional development, as a context of interaction and collaboration integrated in a process of horizontal supervision, between peers, specifically focused on assessment practices. It was also intended to ascertain the relevance of the role of the researcher, as a moderator of the virtual community, also from the participants’ point of view. The bibliographic review was thus be oriented towards these two dimensions of the study: on the one hand, horizontal, collaborative supervision between peers, based on dialogic and sharing relationships aiming at teachers’ professional development; and, on the other hand, the way in which it can be supported by a virtual community of practice, which diverges from the traditional contexts in which the supervision process takes place in schools. It was a case study, framed in the interpretative paradigm, as it aimed to understand a phenomenon according to the perspective and interpretation of the participating subjects. For this purpose, we used various data collection techniques and instruments: questionnaires, semi-structured interviews, field notes and the virtual community of practice itself. Bearing in mind that this is a recent area, scarcely explored/investigated, with a limited number of studies on the subject, we hope that the results of this investigation may contribute to a greater understanding of the phenomenon in question and become a source, and also an inspiration, for future studies and possible supervision models to be implemented in the school in question or others.A investigação realizada no âmbito desta Dissertação de Mestrado está integrada nas linhas de investigação da Unidade de Investigação e Desenvolvimento - Laboratório de Educação a Distância e eLearning (UID 4372/FCT), da Fundação para a Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.Aires, LuísaRepositório AbertoSerrano, Sílvia2023-11-22T16:57:55Z2023-10-132023-11-222023-10-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/15198TID:203444345porSerrano, Sílvia - Da supervisão à colaboração [Em linha]: uma comunidade de prática virtual. [S.l.]: [s.n.], 2023. 571 p.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-07T01:46:19Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/15198Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:19:50.728501Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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