Perspetivas dos professores do 1º ciclo sobre a supervisão no processo de avaliação de desempenho e os seus efeitos no desenvolvimento profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Maria da Conceição da Costa
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/2320
Resumo: Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ciências da Educação, especialização Supervisão em Educação
id RCAP_bb1761d277a6f5f545f155f417350e9c
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/2320
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Perspetivas dos professores do 1º ciclo sobre a supervisão no processo de avaliação de desempenho e os seus efeitos no desenvolvimento profissionalAvaliaçãoSupervisãoDesenvolvimento profissional docenteColaboraçãoEvaluationSupervisionTeacher professional developmentCollaborationDissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ciências da Educação, especialização Supervisão em EducaçãoTendo como tema fulcral a avaliação desempenho, a problemática que originou o nosso estudo prende-se com o processo e os efeitos da avaliação de desempenho na prática profissional e o papel da supervisão nesse processo. Neste contexto, o estudo por nós realizado, teve como objetivo geral “conhecer a conceção dos professores do 1º ciclo sobre o processo de supervisão interpares na avaliação de desempenho e os seus efeitos no desenvolvimento profissional”. O estudo apoiou-se num referencial teórico desenvolvido em 3 partes: Desenvolvimento Profissional, Avaliação Docente e relação entre Supervisão e Avaliação de Desempenho. Relativamente à metodologia, optou-se por se realizar um estudo qualitativo, com características exploratórias e descritivas. Para a recolha de dados, selecionámos um agrupamento de escolas de uma zona limítrofe de Lisboa, considerado território educativo de intervenção prioritária (TEIP). Os participantes foram professores do 1º ciclo divididos em dois grupos distintos: um grupo de três avaliadores, sendo um deles coordenador de departamento, e o outro grupo de quatro professores avaliados, apresentando estes diferentes regimes de contratação. Foram realizadas sete entrevistas semiestruturadas, a partir de dois guiões com os mesmos temas e com um conjunto de questões semelhantes, formuladas a partir dos mesmos objetivos. Dos resultados obtidos, podemos salientar que os professores consideram a avaliação como uma necessidade para melhoria de práticas, verificando-se aumento da partilha entre docentes e tendo sido realçado o papel supervisivo do avaliador. Apontam também algumas preocupações e dificuldades durante o processo, sugerindo formação para os futuros avaliadores e apresentam algumas considerações e sugestões tanto para a construção de futuros modelos avaliativos, como para a recolha de informações para a avaliação de desempenho. - ABSTRACT Having as main subject performance evaluation, our study was produced taking in consideration the problematic of the process and effects of performance evaluation in professional practice and the role of supervision in the referred process. In this context, the development of this study had as main goal “to know the perception of professors of 1st cycle about the process and effects of peer supervision in performance evaluation regarding professional development. The study is supported in a theoretical referential developed in three parts: Professional Development, Professor Evaluation and Supervision/ Evaluation. Regarding the methodology used, it was chosen a qualitative approach, with exploratory and descriptive characteristics. To collect the necessary data, it was selected a group of schools in the surroundings of Lisbon, considered as educational territory of priority intervention (ETPI) (also known as TEIP). The participants were 1st cycle professors divided into two different groups: one group of three evaluators, one of them is the department coordinator, and the other group of four evaluated professors with different contracting schemes. It were executed seven semi structured interviews, guided by a script having the same topics and a group of similar questions formulated from the same objectives. From the results obtained, it is pointed out the fact that professors consider evaluation as a need for improving their practices, it is verified an increase of sharing between professors and it is enhanced the supervisory role of the evaluator. It is also referred some concerns regarding difficulties throughout the process, being suggested training for future evaluators and also some considerations and suggestions either for the construction of future models and for collecting information for performance evaluation.Leite, TeresaRCIPLMachado, Maria da Conceição da Costa2013-03-01T10:04:15Z2012-122012-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/2320porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:41:20Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/2320Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:12:06.486446Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Perspetivas dos professores do 1º ciclo sobre a supervisão no processo de avaliação de desempenho e os seus efeitos no desenvolvimento profissional
title Perspetivas dos professores do 1º ciclo sobre a supervisão no processo de avaliação de desempenho e os seus efeitos no desenvolvimento profissional
spellingShingle Perspetivas dos professores do 1º ciclo sobre a supervisão no processo de avaliação de desempenho e os seus efeitos no desenvolvimento profissional
Machado, Maria da Conceição da Costa
Avaliação
Supervisão
Desenvolvimento profissional docente
Colaboração
Evaluation
Supervision
Teacher professional development
Collaboration
title_short Perspetivas dos professores do 1º ciclo sobre a supervisão no processo de avaliação de desempenho e os seus efeitos no desenvolvimento profissional
title_full Perspetivas dos professores do 1º ciclo sobre a supervisão no processo de avaliação de desempenho e os seus efeitos no desenvolvimento profissional
title_fullStr Perspetivas dos professores do 1º ciclo sobre a supervisão no processo de avaliação de desempenho e os seus efeitos no desenvolvimento profissional
title_full_unstemmed Perspetivas dos professores do 1º ciclo sobre a supervisão no processo de avaliação de desempenho e os seus efeitos no desenvolvimento profissional
title_sort Perspetivas dos professores do 1º ciclo sobre a supervisão no processo de avaliação de desempenho e os seus efeitos no desenvolvimento profissional
author Machado, Maria da Conceição da Costa
author_facet Machado, Maria da Conceição da Costa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Leite, Teresa
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Maria da Conceição da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação
Supervisão
Desenvolvimento profissional docente
Colaboração
Evaluation
Supervision
Teacher professional development
Collaboration
topic Avaliação
Supervisão
Desenvolvimento profissional docente
Colaboração
Evaluation
Supervision
Teacher professional development
Collaboration
description Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ciências da Educação, especialização Supervisão em Educação
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12
2012-12-01T00:00:00Z
2013-03-01T10:04:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/2320
url http://hdl.handle.net/10400.21/2320
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133375716392960