Harlekin para clarinete solo de Karlheinz Stockausen

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Patrícia Maria Moreira da
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/7530
Resumo: Mestrado em Música
id RCAP_a3a499a43b99083bd2bddd95f46a252f
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/7530
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Harlekin para clarinete solo de Karlheinz StockausenKarlheinz StockhausenHarlekinArlequimClarineteClarinetMestrado em MúsicaKarlheinz Stockhausen foi considerado um dos mais conceituados compositores do séc. XX. Este tem uma extensa lista de composições para instrumentos a solo, música de câmara, orquestra e coros. Para clarinete, destacam-se In Freundschaft e HARLEKIN, que foram dedicadas a uma grande amiga do compositor, Suzanne Stephens. Desde 1974, esta conceituada clarinetista americana tem vindo a estrear as obras que Stockhausen compôs para clarinete, cor de basset e clarinete baixo. A obra HARLEKIN de Stockhausen é uma das obras de referência do séc. XX para clarinete solo. HARLEKIN é uma obra diferente dentro do repertório clarinetístico pois carateriza o famoso palhaço Arlequim, proveniente da tão conceituada Commedia dell’Arte, que teve origem em Itália no séc. XVI. A Commedia dell’Arte era relacionada com a arte da pantomima e improvisação por parte dos seus atores que apresentavam os seus espetáculos pela Europa fora e em quaisquer sítios, tais como: feiras, ruas, praças e salões de palácios, que muitas vezes não tinham qualquer cenário de apresentação. HARLEKIN é uma obra que requer muito do intérprete a nível físico, técnico e também psicológico. É uma obra que pela sua duração de 45’ exige que o intérprete dance, salte, execute sapateado, faça pantomima e recrie cada uma das sete personagens que vão aparecendo ao longo da obra. A nível técnico é bastante exigente pois grande parte da obra é tocada no registo agudo do clarinete, o que implica um grande domínio do mesmo. Exige também vários efeitos no clarinete, como por exemplo: respiração circular, glissandos com e sem ritmo, flatterzung e acordes de harmónicos, que não são fáceis de fazer e têm necessidade de uma preparação específica e conhecimento sobre cada um destes efeitos. A obra apresenta sete personagens distintas em relação a estados de espírito, movimento e nível musical, onde são introduzidos todos os elementos anteriormente falados. Esta obra é uma viagem com sete personagens que levam o público para sítios e estados de espírito diferentes.ABSTRACT - Karlheinz Stockhausen was considered one of the most renowned composers in the twenthieth century. He has an extensive list of compositions for solo instruments, chamber music, orchestra and choirs. For clarinet, stand out In Freundschaft and HARLEKIN, who were dedicated to a great friend of the composer, Suzanne Stephens. Since 1974, this renowned american clarinetist, she has premiered the Stockhausen pieces for clarinet, basset horn and bass clarinet. The piece HARLEKIN by Stockhausen is one of the reference pieces of the XX century for solo clarinet. HARLEKIN is a different piece inside the clarinetistic repertoire, as it features the famous clown Harlequin, from the so conceptualized Commedia dell’Arte, which was originated in the sixteenth century. The Commedia dell’Arte was related with pantomime and improvisations’s art from their actors that had spectacles in europe and other many places, such as: fairs, streets, squares and palaces halls, which often had no presentation scenario. HARLEKIN is a piece that requires a lot of physical, technical and psychological interpretation. Is a piece which his duration is about 45’ and requires from the player to dance, jump, do tap dancing and pantomime and recriate each character that will appear in the piece. The technical level of the piece is quite demanding because big part of the piece is played on the high register of the clarinet and its necessary to have domain in the instrument. Also requires various effects on the clarinet, such as: circular breathing, glissandos with and without rythm, flatterzung and overtone chords, which are not easy to do, which need a certain preparation and knowledge of each one. The piece present seven different characters in relation of states of mind, movement and musical level, where are introduced all the elements previously spoken. The piece is a travel with seven characters that lead the public to different places and states of mind.Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de LisboaGaspar, PauloRCIPLSilva, Patrícia Maria Moreira da2017-11-16T12:49:51Z2015-062015-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/7530TID:201712911porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:53:41Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/7530Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:16:27.305213Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Harlekin para clarinete solo de Karlheinz Stockausen
title Harlekin para clarinete solo de Karlheinz Stockausen
spellingShingle Harlekin para clarinete solo de Karlheinz Stockausen
Silva, Patrícia Maria Moreira da
Karlheinz Stockhausen
Harlekin
Arlequim
Clarinete
Clarinet
title_short Harlekin para clarinete solo de Karlheinz Stockausen
title_full Harlekin para clarinete solo de Karlheinz Stockausen
title_fullStr Harlekin para clarinete solo de Karlheinz Stockausen
title_full_unstemmed Harlekin para clarinete solo de Karlheinz Stockausen
title_sort Harlekin para clarinete solo de Karlheinz Stockausen
author Silva, Patrícia Maria Moreira da
author_facet Silva, Patrícia Maria Moreira da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gaspar, Paulo
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Patrícia Maria Moreira da
dc.subject.por.fl_str_mv Karlheinz Stockhausen
Harlekin
Arlequim
Clarinete
Clarinet
topic Karlheinz Stockhausen
Harlekin
Arlequim
Clarinete
Clarinet
description Mestrado em Música
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-06
2015-06-01T00:00:00Z
2017-11-16T12:49:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/7530
TID:201712911
url http://hdl.handle.net/10400.21/7530
identifier_str_mv TID:201712911
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133425035116544