Cultura ético-deontológica dos educadores sociais: desafios de formação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Renata
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Baptista, Isabel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/44186
Resumo: Este texto expõe um estudo sobre o lugar da ética na formação dos educadores sociais portugueses, reconhecendo que estamos perante um eixo estruturante da sua profissionalidade. Numa primeira dimensão foram estudados os planos de estudo dos cursos de formação inicial, considerando a existência, ou não, de unidades curriculares, tendo-se constatado que a ética está presente, expressando uma matriz teórica comum. Numa segunda dimensão, pretendeu-se saber em que medida os documentos de regulação adotados pelas comunidades científicas, institucionais e profissionais refletem essa matriz formativa, tendo-se constatado que nos encontramos perante dinâmicas em aberto, evidenciando heterogeneidade e diversidade. Na terceira dimensão, foram analisadas as perceções dos atores profissionais, de modo a perceber de que forma as componentes éticas e deontológicas identificadas anteriormente são reconhecidas pelos educadores sociais no âmbito da sua prática profissional. Conclui-se que as questões éticas são contempladas e valorizadas, tanto pelas instituições de formação académica como pelas comunidades de referência, sendo reconhecida pelos profissionais, que evidenciam a valorização ética do seu conhecimento profissional, apelando ao reforço de formação ética.
id RCAP_a3b17840dc38d8876eff468b1e360686
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/44186
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Cultura ético-deontológica dos educadores sociais: desafios de formaçãoEthical and deontological culture of social educators: challenges of trainingCultura ético-deontológica de los educadores sociales: retos de la formaciónCulture éthico-deontologique des éducateurs sociaux : défis de la formationPedagogia socialEducação socialFormação éticaCultura ético-deontológicaEthical trainingEthical-deontological cultureSocial educationSocial pedagogyPedagogía socialEducación socialFormación éticaCultura ético-deontológicaPédagogie socialeÉducation socialeFormation éthiqueCulture éthico-deontologiqueEste texto expõe um estudo sobre o lugar da ética na formação dos educadores sociais portugueses, reconhecendo que estamos perante um eixo estruturante da sua profissionalidade. Numa primeira dimensão foram estudados os planos de estudo dos cursos de formação inicial, considerando a existência, ou não, de unidades curriculares, tendo-se constatado que a ética está presente, expressando uma matriz teórica comum. Numa segunda dimensão, pretendeu-se saber em que medida os documentos de regulação adotados pelas comunidades científicas, institucionais e profissionais refletem essa matriz formativa, tendo-se constatado que nos encontramos perante dinâmicas em aberto, evidenciando heterogeneidade e diversidade. Na terceira dimensão, foram analisadas as perceções dos atores profissionais, de modo a perceber de que forma as componentes éticas e deontológicas identificadas anteriormente são reconhecidas pelos educadores sociais no âmbito da sua prática profissional. Conclui-se que as questões éticas são contempladas e valorizadas, tanto pelas instituições de formação académica como pelas comunidades de referência, sendo reconhecida pelos profissionais, que evidenciam a valorização ética do seu conhecimento profissional, apelando ao reforço de formação ética.This paper presents a study on the place of ethics in the training of Portuguese social educators, recog-nising that we are dealing with a structuring axis of their professionalism. In a first dimension the study plans of the initial training courses were studied, considering the existence, or not, of curricular units, having found that ethics is present, expressing a common theoretical matrix. In the second dimension, the aim was to find out to what extent the regulatory documents adopted by the scientific, institutional and professional communities reflect this training matrix, and it was found that we are facing open dynamics, showing heterogeneity and diversity. In the third dimension, the perceptions of the professional actors were analyzed in order to understand how the ethical and deontological components identified above are recognized by social educators within their professional practice. We conclude that ethical issues are considered and valued by both the academic training institutions and the reference communities, and are also recognized by the professionals, who highlight the ethical value of their professional knowledge, calling for the reinforcement of ethical training.Este trabajo presenta un estudio sobre el lugar de la ética en la formación de los educadores sociales portugueses, reconociendo que se trata de un eje estructurador de su profesionalidad. En una primera dimensión se estudiaron los planes de estudio de los cursos de formación inicial, considerando la existencia, o no, de unidades curriculares, habiéndose constatado que la ética está presente, expresando una matriz teórica común. En una segunda dimensión, se buscó conocer en qué medida los documentos normativos adoptados por las comunidades científicas, institucionales y profesionales reflejan esa matriz de formación, encontrándose que estamos ante dinámicas abiertas, mostrando heterogeneidad y diversidad. En la tercera dimensión, se analizaron las percepciones de los actores profesionales para comprender cómo los componentes éticos y deontológicos identificados anteriormente son reconocidos por los educadores sociales dentro de su práctica profesional. Se concluye que las cuestiones éticas son consideradas y valoradas tanto por las instituciones académicas de formación como por las comunidades de referencia, y son reconocidas por los profesionales, que destacan el valor ético de sus conocimientos profesionales, reclamando el refuerzo de la formación ética.Cet article présente une étude sur la place de l’éthique dans la formation des éducateurs sociaux portugais, reconnaissant que nous avons affaire à un axe structurant de leur professionnalisme. Dans une première dimension, les plans d’études des cours de formation initiale ont été étudiés, en considérant l’existence, ou non, d’unités curriculaires, ayant constaté que l’éthique est présente, exprimant une matrice théorique commune. Dans la deuxième dimension, l’objectif était de savoir dans quelle mesure les documents réglementaires adoptés par les communautés scientifiques, institutionnelles et professionnelles reflètent cette matrice de formation, et il a été constaté que nous sommes face à des dynamiques ouvertes, montrant hétérogénéité et diversité. Dans la troisième dimension, les perceptions des acteurs professionnels ont été analysées afin de comprendre comment les composantes éthiques et déontologiques identifiées ci-dessus sont reconnues par les éducateurs sociaux dans leur pratique professionnelle. Nous concluons que les questions éthiques sont considérées et valorisées tant par les institutions de formation académiques que par les communautés de référence, et sont reconnues par les professionnels, qui soulignent la valeur éthique de leurs connaissances professionnelles, appelant au renforcement de la formation éthique.Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaMachado, RenataBaptista, Isabel2024-03-08T15:05:10Z2023-11-072023-11-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/44186por1645-725010.24140/issn.1645-7250.rle60.0585176435093info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-12T01:39:43Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/44186Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T04:00:23.743873Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Cultura ético-deontológica dos educadores sociais: desafios de formação
Ethical and deontological culture of social educators: challenges of training
Cultura ético-deontológica de los educadores sociales: retos de la formación
Culture éthico-deontologique des éducateurs sociaux : défis de la formation
title Cultura ético-deontológica dos educadores sociais: desafios de formação
spellingShingle Cultura ético-deontológica dos educadores sociais: desafios de formação
Machado, Renata
Pedagogia social
Educação social
Formação ética
Cultura ético-deontológica
Ethical training
Ethical-deontological culture
Social education
Social pedagogy
Pedagogía social
Educación social
Formación ética
Cultura ético-deontológica
Pédagogie sociale
Éducation sociale
Formation éthique
Culture éthico-deontologique
title_short Cultura ético-deontológica dos educadores sociais: desafios de formação
title_full Cultura ético-deontológica dos educadores sociais: desafios de formação
title_fullStr Cultura ético-deontológica dos educadores sociais: desafios de formação
title_full_unstemmed Cultura ético-deontológica dos educadores sociais: desafios de formação
title_sort Cultura ético-deontológica dos educadores sociais: desafios de formação
author Machado, Renata
author_facet Machado, Renata
Baptista, Isabel
author_role author
author2 Baptista, Isabel
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Renata
Baptista, Isabel
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogia social
Educação social
Formação ética
Cultura ético-deontológica
Ethical training
Ethical-deontological culture
Social education
Social pedagogy
Pedagogía social
Educación social
Formación ética
Cultura ético-deontológica
Pédagogie sociale
Éducation sociale
Formation éthique
Culture éthico-deontologique
topic Pedagogia social
Educação social
Formação ética
Cultura ético-deontológica
Ethical training
Ethical-deontological culture
Social education
Social pedagogy
Pedagogía social
Educación social
Formación ética
Cultura ético-deontológica
Pédagogie sociale
Éducation sociale
Formation éthique
Culture éthico-deontologique
description Este texto expõe um estudo sobre o lugar da ética na formação dos educadores sociais portugueses, reconhecendo que estamos perante um eixo estruturante da sua profissionalidade. Numa primeira dimensão foram estudados os planos de estudo dos cursos de formação inicial, considerando a existência, ou não, de unidades curriculares, tendo-se constatado que a ética está presente, expressando uma matriz teórica comum. Numa segunda dimensão, pretendeu-se saber em que medida os documentos de regulação adotados pelas comunidades científicas, institucionais e profissionais refletem essa matriz formativa, tendo-se constatado que nos encontramos perante dinâmicas em aberto, evidenciando heterogeneidade e diversidade. Na terceira dimensão, foram analisadas as perceções dos atores profissionais, de modo a perceber de que forma as componentes éticas e deontológicas identificadas anteriormente são reconhecidas pelos educadores sociais no âmbito da sua prática profissional. Conclui-se que as questões éticas são contempladas e valorizadas, tanto pelas instituições de formação académica como pelas comunidades de referência, sendo reconhecida pelos profissionais, que evidenciam a valorização ética do seu conhecimento profissional, apelando ao reforço de formação ética.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-07
2023-11-07T00:00:00Z
2024-03-08T15:05:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/44186
url http://hdl.handle.net/10400.14/44186
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1645-7250
10.24140/issn.1645-7250.rle60.05
85176435093
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799138179311206400