Cultura ético-deontológica dos educadores sociais: desafios de formação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/44186 |
Resumo: | Este texto expõe um estudo sobre o lugar da ética na formação dos educadores sociais portugueses, reconhecendo que estamos perante um eixo estruturante da sua profissionalidade. Numa primeira dimensão foram estudados os planos de estudo dos cursos de formação inicial, considerando a existência, ou não, de unidades curriculares, tendo-se constatado que a ética está presente, expressando uma matriz teórica comum. Numa segunda dimensão, pretendeu-se saber em que medida os documentos de regulação adotados pelas comunidades científicas, institucionais e profissionais refletem essa matriz formativa, tendo-se constatado que nos encontramos perante dinâmicas em aberto, evidenciando heterogeneidade e diversidade. Na terceira dimensão, foram analisadas as perceções dos atores profissionais, de modo a perceber de que forma as componentes éticas e deontológicas identificadas anteriormente são reconhecidas pelos educadores sociais no âmbito da sua prática profissional. Conclui-se que as questões éticas são contempladas e valorizadas, tanto pelas instituições de formação académica como pelas comunidades de referência, sendo reconhecida pelos profissionais, que evidenciam a valorização ética do seu conhecimento profissional, apelando ao reforço de formação ética. |
id |
RCAP_a3b17840dc38d8876eff468b1e360686 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/44186 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Cultura ético-deontológica dos educadores sociais: desafios de formaçãoEthical and deontological culture of social educators: challenges of trainingCultura ético-deontológica de los educadores sociales: retos de la formaciónCulture éthico-deontologique des éducateurs sociaux : défis de la formationPedagogia socialEducação socialFormação éticaCultura ético-deontológicaEthical trainingEthical-deontological cultureSocial educationSocial pedagogyPedagogía socialEducación socialFormación éticaCultura ético-deontológicaPédagogie socialeÉducation socialeFormation éthiqueCulture éthico-deontologiqueEste texto expõe um estudo sobre o lugar da ética na formação dos educadores sociais portugueses, reconhecendo que estamos perante um eixo estruturante da sua profissionalidade. Numa primeira dimensão foram estudados os planos de estudo dos cursos de formação inicial, considerando a existência, ou não, de unidades curriculares, tendo-se constatado que a ética está presente, expressando uma matriz teórica comum. Numa segunda dimensão, pretendeu-se saber em que medida os documentos de regulação adotados pelas comunidades científicas, institucionais e profissionais refletem essa matriz formativa, tendo-se constatado que nos encontramos perante dinâmicas em aberto, evidenciando heterogeneidade e diversidade. Na terceira dimensão, foram analisadas as perceções dos atores profissionais, de modo a perceber de que forma as componentes éticas e deontológicas identificadas anteriormente são reconhecidas pelos educadores sociais no âmbito da sua prática profissional. Conclui-se que as questões éticas são contempladas e valorizadas, tanto pelas instituições de formação académica como pelas comunidades de referência, sendo reconhecida pelos profissionais, que evidenciam a valorização ética do seu conhecimento profissional, apelando ao reforço de formação ética.This paper presents a study on the place of ethics in the training of Portuguese social educators, recog-nising that we are dealing with a structuring axis of their professionalism. In a first dimension the study plans of the initial training courses were studied, considering the existence, or not, of curricular units, having found that ethics is present, expressing a common theoretical matrix. In the second dimension, the aim was to find out to what extent the regulatory documents adopted by the scientific, institutional and professional communities reflect this training matrix, and it was found that we are facing open dynamics, showing heterogeneity and diversity. In the third dimension, the perceptions of the professional actors were analyzed in order to understand how the ethical and deontological components identified above are recognized by social educators within their professional practice. We conclude that ethical issues are considered and valued by both the academic training institutions and the reference communities, and are also recognized by the professionals, who highlight the ethical value of their professional knowledge, calling for the reinforcement of ethical training.Este trabajo presenta un estudio sobre el lugar de la ética en la formación de los educadores sociales portugueses, reconociendo que se trata de un eje estructurador de su profesionalidad. En una primera dimensión se estudiaron los planes de estudio de los cursos de formación inicial, considerando la existencia, o no, de unidades curriculares, habiéndose constatado que la ética está presente, expresando una matriz teórica común. En una segunda dimensión, se buscó conocer en qué medida los documentos normativos adoptados por las comunidades científicas, institucionales y profesionales reflejan esa matriz de formación, encontrándose que estamos ante dinámicas abiertas, mostrando heterogeneidad y diversidad. En la tercera dimensión, se analizaron las percepciones de los actores profesionales para comprender cómo los componentes éticos y deontológicos identificados anteriormente son reconocidos por los educadores sociales dentro de su práctica profesional. Se concluye que las cuestiones éticas son consideradas y valoradas tanto por las instituciones académicas de formación como por las comunidades de referencia, y son reconocidas por los profesionales, que destacan el valor ético de sus conocimientos profesionales, reclamando el refuerzo de la formación ética.Cet article présente une étude sur la place de l’éthique dans la formation des éducateurs sociaux portugais, reconnaissant que nous avons affaire à un axe structurant de leur professionnalisme. Dans une première dimension, les plans d’études des cours de formation initiale ont été étudiés, en considérant l’existence, ou non, d’unités curriculaires, ayant constaté que l’éthique est présente, exprimant une matrice théorique commune. Dans la deuxième dimension, l’objectif était de savoir dans quelle mesure les documents réglementaires adoptés par les communautés scientifiques, institutionnelles et professionnelles reflètent cette matrice de formation, et il a été constaté que nous sommes face à des dynamiques ouvertes, montrant hétérogénéité et diversité. Dans la troisième dimension, les perceptions des acteurs professionnels ont été analysées afin de comprendre comment les composantes éthiques et déontologiques identifiées ci-dessus sont reconnues par les éducateurs sociaux dans leur pratique professionnelle. Nous concluons que les questions éthiques sont considérées et valorisées tant par les institutions de formation académiques que par les communautés de référence, et sont reconnues par les professionnels, qui soulignent la valeur éthique de leurs connaissances professionnelles, appelant au renforcement de la formation éthique.Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaMachado, RenataBaptista, Isabel2024-03-08T15:05:10Z2023-11-072023-11-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/44186por1645-725010.24140/issn.1645-7250.rle60.0585176435093info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-12T01:39:43Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/44186Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T04:00:23.743873Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cultura ético-deontológica dos educadores sociais: desafios de formação Ethical and deontological culture of social educators: challenges of training Cultura ético-deontológica de los educadores sociales: retos de la formación Culture éthico-deontologique des éducateurs sociaux : défis de la formation |
title |
Cultura ético-deontológica dos educadores sociais: desafios de formação |
spellingShingle |
Cultura ético-deontológica dos educadores sociais: desafios de formação Machado, Renata Pedagogia social Educação social Formação ética Cultura ético-deontológica Ethical training Ethical-deontological culture Social education Social pedagogy Pedagogía social Educación social Formación ética Cultura ético-deontológica Pédagogie sociale Éducation sociale Formation éthique Culture éthico-deontologique |
title_short |
Cultura ético-deontológica dos educadores sociais: desafios de formação |
title_full |
Cultura ético-deontológica dos educadores sociais: desafios de formação |
title_fullStr |
Cultura ético-deontológica dos educadores sociais: desafios de formação |
title_full_unstemmed |
Cultura ético-deontológica dos educadores sociais: desafios de formação |
title_sort |
Cultura ético-deontológica dos educadores sociais: desafios de formação |
author |
Machado, Renata |
author_facet |
Machado, Renata Baptista, Isabel |
author_role |
author |
author2 |
Baptista, Isabel |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado, Renata Baptista, Isabel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pedagogia social Educação social Formação ética Cultura ético-deontológica Ethical training Ethical-deontological culture Social education Social pedagogy Pedagogía social Educación social Formación ética Cultura ético-deontológica Pédagogie sociale Éducation sociale Formation éthique Culture éthico-deontologique |
topic |
Pedagogia social Educação social Formação ética Cultura ético-deontológica Ethical training Ethical-deontological culture Social education Social pedagogy Pedagogía social Educación social Formación ética Cultura ético-deontológica Pédagogie sociale Éducation sociale Formation éthique Culture éthico-deontologique |
description |
Este texto expõe um estudo sobre o lugar da ética na formação dos educadores sociais portugueses, reconhecendo que estamos perante um eixo estruturante da sua profissionalidade. Numa primeira dimensão foram estudados os planos de estudo dos cursos de formação inicial, considerando a existência, ou não, de unidades curriculares, tendo-se constatado que a ética está presente, expressando uma matriz teórica comum. Numa segunda dimensão, pretendeu-se saber em que medida os documentos de regulação adotados pelas comunidades científicas, institucionais e profissionais refletem essa matriz formativa, tendo-se constatado que nos encontramos perante dinâmicas em aberto, evidenciando heterogeneidade e diversidade. Na terceira dimensão, foram analisadas as perceções dos atores profissionais, de modo a perceber de que forma as componentes éticas e deontológicas identificadas anteriormente são reconhecidas pelos educadores sociais no âmbito da sua prática profissional. Conclui-se que as questões éticas são contempladas e valorizadas, tanto pelas instituições de formação académica como pelas comunidades de referência, sendo reconhecida pelos profissionais, que evidenciam a valorização ética do seu conhecimento profissional, apelando ao reforço de formação ética. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-11-07 2023-11-07T00:00:00Z 2024-03-08T15:05:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.14/44186 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.14/44186 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1645-7250 10.24140/issn.1645-7250.rle60.05 85176435093 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799138179311206400 |