A dança e o seu valor na educação rítmica e social da criança/jovem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Luísa
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/381
Resumo: As actividades expressivo-motoras desde sempre foram consideradas entre as mais educativas, tornando-se um instrumento didáctico na escola e na vida Social. A dança, como actividade expressivo-motora que é, é construída em conjunção com a música, as suas imagens e a sua emotividade. A escuta musical participada e a participação interpretativa e criativa na escuta musical, além de fazerem coordenar, lateralizar, organizar a nível espácio-temporal, levando à interiorização sem forçar os mesmos conceitos psico-motores de base, favorecem a socialização através de aplicação de regras que levam a uma gratificação quer individual, quer colectiva que se associa ao êxito alcançado. Assim a educação motora, sonora e musical e a educação visual correlacionaram-se entre si, efectuando ligações com a história, a geografia, a literatura, as línguas estrangeiras e teatro, levando a um ensino menos abstracto, portanto mais vivo, mais envolvente e mais focalizado. As danças populares são, de uma maneira geral, harmoniosas, alegres, bem ritmadas, comunicativas e expressivas, são ricas em posições e passos e são dançadas em conjunto. As danças populares são um grande contributo para o desenvolvimento global e integral da criança/jovem, devendo ser ensinadas nas nossas escolas.
id RCAP_a3b71384f88be4280a004cddbe9a780f
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/381
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A dança e o seu valor na educação rítmica e social da criança/jovemDanças tradicionais portuguesasFormaçõesPassosPosiçõesDançaAs actividades expressivo-motoras desde sempre foram consideradas entre as mais educativas, tornando-se um instrumento didáctico na escola e na vida Social. A dança, como actividade expressivo-motora que é, é construída em conjunção com a música, as suas imagens e a sua emotividade. A escuta musical participada e a participação interpretativa e criativa na escuta musical, além de fazerem coordenar, lateralizar, organizar a nível espácio-temporal, levando à interiorização sem forçar os mesmos conceitos psico-motores de base, favorecem a socialização através de aplicação de regras que levam a uma gratificação quer individual, quer colectiva que se associa ao êxito alcançado. Assim a educação motora, sonora e musical e a educação visual correlacionaram-se entre si, efectuando ligações com a história, a geografia, a literatura, as línguas estrangeiras e teatro, levando a um ensino menos abstracto, portanto mais vivo, mais envolvente e mais focalizado. As danças populares são, de uma maneira geral, harmoniosas, alegres, bem ritmadas, comunicativas e expressivas, são ricas em posições e passos e são dançadas em conjunto. As danças populares são um grande contributo para o desenvolvimento global e integral da criança/jovem, devendo ser ensinadas nas nossas escolas.Escola Superior de EducaçãoRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoReis, Luísa2010-10-12T12:39:13Z20042004-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/381porREIS, Luísa (2004) - A dança e o seu valor na educação rítmica e social da criança/jovem . Educare/Educere : Revista da Escola Superior de Educação. ISSN 0873-0504. Ano X - Nº Especial, p. 179-188.0873-0504info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:37:21Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/381Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:31:59.941871Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A dança e o seu valor na educação rítmica e social da criança/jovem
title A dança e o seu valor na educação rítmica e social da criança/jovem
spellingShingle A dança e o seu valor na educação rítmica e social da criança/jovem
Reis, Luísa
Danças tradicionais portuguesas
Formações
Passos
Posições
Dança
title_short A dança e o seu valor na educação rítmica e social da criança/jovem
title_full A dança e o seu valor na educação rítmica e social da criança/jovem
title_fullStr A dança e o seu valor na educação rítmica e social da criança/jovem
title_full_unstemmed A dança e o seu valor na educação rítmica e social da criança/jovem
title_sort A dança e o seu valor na educação rítmica e social da criança/jovem
author Reis, Luísa
author_facet Reis, Luísa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, Luísa
dc.subject.por.fl_str_mv Danças tradicionais portuguesas
Formações
Passos
Posições
Dança
topic Danças tradicionais portuguesas
Formações
Passos
Posições
Dança
description As actividades expressivo-motoras desde sempre foram consideradas entre as mais educativas, tornando-se um instrumento didáctico na escola e na vida Social. A dança, como actividade expressivo-motora que é, é construída em conjunção com a música, as suas imagens e a sua emotividade. A escuta musical participada e a participação interpretativa e criativa na escuta musical, além de fazerem coordenar, lateralizar, organizar a nível espácio-temporal, levando à interiorização sem forçar os mesmos conceitos psico-motores de base, favorecem a socialização através de aplicação de regras que levam a uma gratificação quer individual, quer colectiva que se associa ao êxito alcançado. Assim a educação motora, sonora e musical e a educação visual correlacionaram-se entre si, efectuando ligações com a história, a geografia, a literatura, as línguas estrangeiras e teatro, levando a um ensino menos abstracto, portanto mais vivo, mais envolvente e mais focalizado. As danças populares são, de uma maneira geral, harmoniosas, alegres, bem ritmadas, comunicativas e expressivas, são ricas em posições e passos e são dançadas em conjunto. As danças populares são um grande contributo para o desenvolvimento global e integral da criança/jovem, devendo ser ensinadas nas nossas escolas.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004
2004-01-01T00:00:00Z
2010-10-12T12:39:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/381
url http://hdl.handle.net/10400.11/381
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv REIS, Luísa (2004) - A dança e o seu valor na educação rítmica e social da criança/jovem . Educare/Educere : Revista da Escola Superior de Educação. ISSN 0873-0504. Ano X - Nº Especial, p. 179-188.
0873-0504
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130775908515840