O processo de planeamento estratégico em turismo: o caso “Quintas da Madeira”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Mónica Luísa Sousa da
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/2952
Resumo: Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Ciências Empresariais.
id RCAP_a3c69827430d8f693efd448e2de66f40
oai_identifier_str oai:bdigital.ufp.pt:10284/2952
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O processo de planeamento estratégico em turismo: o caso “Quintas da Madeira”Produto turísticoPlaneamento estratégicoQuintas da MadeiraTurismoEstratégia de marketingTourist productStrategic planningQuintas da MadeiraTourismMarketing strategyDissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Ciências Empresariais.O turismo é atualmente a principal atividade económica da Região Autónoma da Madeira (RAM), sendo considerado um vetor estratégico para o desenvolvimento económico da região. Dada a sua importância, torna-se essencial garantir um crescimento sustentado do sector do turismo, que permita a sua manutenção a longo prazo. Um dos meios de garantir a sustentabilidade do sector do turismo é através do seu planeamento e gestão, monitorizando a situação, traçando objetivos, estratégias e planos de ação que permitam o desenvolvimento sustentado do destino. Neste sentido, esta dissertação aborda o processo de planeamento estratégico em turismo. Os objetivos desta dissertação são: 1 – Dar a conhecer as fases, conceitos, modelos e ferramentas de um processo de planeamento estratégico em turismo. 2 – No âmbito de um processo de planeamento estratégico aplicado, desenvolver uma análise da situação do processo de planeamento estratégico do produto “Quintas da Madeira”, relativamente à oferta e à procura, nomeadamente em termos de segmentação e posicionamento. 3 - Propor recomendações para a implementação de um plano estratégico para o produto turístico “Quintas da Madeira”, ao nível dos objetivos, estratégia de desenvolvimento e programas. A metodologia utilizada assenta no recurso: a) à informação secundária disponível sobre os temas abordados; b) a dados primários, resultantes da realização de questionários aos gestores das “Quintas da Madeira”. Tourism is now the main economic activity of Madeira (RAM), a vector is considered strategic for the region's economic development. Given its importance, it is essential to ensure sustained growth of the tourism sector, allowing for the long-term maintenance. One way to ensure the sustainability of the tourism sector is through its planning and management, monitoring the situation, outlining goals, strategies and action plans that enable sustainable development of the destination. Thus, this paper discusses the process of strategic planning in tourism. The objectives of this thesis are: 1 - To publicize the steps, concepts, models and tools for a process of strategic planning in tourism. 2 - As part of a strategic planning process used to develop a situation analysis of the strategic planning process of the product "Quintas da Madeira", in relation to supply and demand, particularly in terms of segmentation and positioning. 3 - Propose recommendations for implementing a strategic plan for tourism product "Quintas da Madeira", in terms of objectives, development strategy and programs. The methodology used is based on the resource: a) the secondary information available about the topics covered; b) the primary data, resulting from the completion of questionnaires to the managers of the "Quintas da Madeira"[s.n.]Costa, JorgeSalazar, AnaRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaSilva, Mónica Luísa Sousa da2012-04-10T11:51:27Z2011-01-01T00:00:00Z2011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/2952porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:02:25Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/2952Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:40:01.951409Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O processo de planeamento estratégico em turismo: o caso “Quintas da Madeira”
title O processo de planeamento estratégico em turismo: o caso “Quintas da Madeira”
spellingShingle O processo de planeamento estratégico em turismo: o caso “Quintas da Madeira”
Silva, Mónica Luísa Sousa da
Produto turístico
Planeamento estratégico
Quintas da Madeira
Turismo
Estratégia de marketing
Tourist product
Strategic planning
Quintas da Madeira
Tourism
Marketing strategy
title_short O processo de planeamento estratégico em turismo: o caso “Quintas da Madeira”
title_full O processo de planeamento estratégico em turismo: o caso “Quintas da Madeira”
title_fullStr O processo de planeamento estratégico em turismo: o caso “Quintas da Madeira”
title_full_unstemmed O processo de planeamento estratégico em turismo: o caso “Quintas da Madeira”
title_sort O processo de planeamento estratégico em turismo: o caso “Quintas da Madeira”
author Silva, Mónica Luísa Sousa da
author_facet Silva, Mónica Luísa Sousa da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Costa, Jorge
Salazar, Ana
Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Mónica Luísa Sousa da
dc.subject.por.fl_str_mv Produto turístico
Planeamento estratégico
Quintas da Madeira
Turismo
Estratégia de marketing
Tourist product
Strategic planning
Quintas da Madeira
Tourism
Marketing strategy
topic Produto turístico
Planeamento estratégico
Quintas da Madeira
Turismo
Estratégia de marketing
Tourist product
Strategic planning
Quintas da Madeira
Tourism
Marketing strategy
description Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Ciências Empresariais.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01T00:00:00Z
2011-01-01T00:00:00Z
2012-04-10T11:51:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10284/2952
url http://hdl.handle.net/10284/2952
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130265454379008