O processo de planeamento estratégico em turismo: o caso “Quintas da Madeira”
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10284/2952 |
Resumo: | Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Ciências Empresariais. |
id |
RCAP_a3c69827430d8f693efd448e2de66f40 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdigital.ufp.pt:10284/2952 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O processo de planeamento estratégico em turismo: o caso “Quintas da Madeira”Produto turísticoPlaneamento estratégicoQuintas da MadeiraTurismoEstratégia de marketingTourist productStrategic planningQuintas da MadeiraTourismMarketing strategyDissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Ciências Empresariais.O turismo é atualmente a principal atividade económica da Região Autónoma da Madeira (RAM), sendo considerado um vetor estratégico para o desenvolvimento económico da região. Dada a sua importância, torna-se essencial garantir um crescimento sustentado do sector do turismo, que permita a sua manutenção a longo prazo. Um dos meios de garantir a sustentabilidade do sector do turismo é através do seu planeamento e gestão, monitorizando a situação, traçando objetivos, estratégias e planos de ação que permitam o desenvolvimento sustentado do destino. Neste sentido, esta dissertação aborda o processo de planeamento estratégico em turismo. Os objetivos desta dissertação são: 1 – Dar a conhecer as fases, conceitos, modelos e ferramentas de um processo de planeamento estratégico em turismo. 2 – No âmbito de um processo de planeamento estratégico aplicado, desenvolver uma análise da situação do processo de planeamento estratégico do produto “Quintas da Madeira”, relativamente à oferta e à procura, nomeadamente em termos de segmentação e posicionamento. 3 - Propor recomendações para a implementação de um plano estratégico para o produto turístico “Quintas da Madeira”, ao nível dos objetivos, estratégia de desenvolvimento e programas. A metodologia utilizada assenta no recurso: a) à informação secundária disponível sobre os temas abordados; b) a dados primários, resultantes da realização de questionários aos gestores das “Quintas da Madeira”. Tourism is now the main economic activity of Madeira (RAM), a vector is considered strategic for the region's economic development. Given its importance, it is essential to ensure sustained growth of the tourism sector, allowing for the long-term maintenance. One way to ensure the sustainability of the tourism sector is through its planning and management, monitoring the situation, outlining goals, strategies and action plans that enable sustainable development of the destination. Thus, this paper discusses the process of strategic planning in tourism. The objectives of this thesis are: 1 - To publicize the steps, concepts, models and tools for a process of strategic planning in tourism. 2 - As part of a strategic planning process used to develop a situation analysis of the strategic planning process of the product "Quintas da Madeira", in relation to supply and demand, particularly in terms of segmentation and positioning. 3 - Propose recommendations for implementing a strategic plan for tourism product "Quintas da Madeira", in terms of objectives, development strategy and programs. The methodology used is based on the resource: a) the secondary information available about the topics covered; b) the primary data, resulting from the completion of questionnaires to the managers of the "Quintas da Madeira"[s.n.]Costa, JorgeSalazar, AnaRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaSilva, Mónica Luísa Sousa da2012-04-10T11:51:27Z2011-01-01T00:00:00Z2011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/2952porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:02:25Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/2952Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:40:01.951409Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O processo de planeamento estratégico em turismo: o caso “Quintas da Madeira” |
title |
O processo de planeamento estratégico em turismo: o caso “Quintas da Madeira” |
spellingShingle |
O processo de planeamento estratégico em turismo: o caso “Quintas da Madeira” Silva, Mónica Luísa Sousa da Produto turístico Planeamento estratégico Quintas da Madeira Turismo Estratégia de marketing Tourist product Strategic planning Quintas da Madeira Tourism Marketing strategy |
title_short |
O processo de planeamento estratégico em turismo: o caso “Quintas da Madeira” |
title_full |
O processo de planeamento estratégico em turismo: o caso “Quintas da Madeira” |
title_fullStr |
O processo de planeamento estratégico em turismo: o caso “Quintas da Madeira” |
title_full_unstemmed |
O processo de planeamento estratégico em turismo: o caso “Quintas da Madeira” |
title_sort |
O processo de planeamento estratégico em turismo: o caso “Quintas da Madeira” |
author |
Silva, Mónica Luísa Sousa da |
author_facet |
Silva, Mónica Luísa Sousa da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Costa, Jorge Salazar, Ana Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Mónica Luísa Sousa da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Produto turístico Planeamento estratégico Quintas da Madeira Turismo Estratégia de marketing Tourist product Strategic planning Quintas da Madeira Tourism Marketing strategy |
topic |
Produto turístico Planeamento estratégico Quintas da Madeira Turismo Estratégia de marketing Tourist product Strategic planning Quintas da Madeira Tourism Marketing strategy |
description |
Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Ciências Empresariais. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-01-01T00:00:00Z 2011-01-01T00:00:00Z 2012-04-10T11:51:27Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10284/2952 |
url |
http://hdl.handle.net/10284/2952 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130265454379008 |