O impacto do marketing territorial no turismo da Região Autónoma da Madeira
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/12287 |
Resumo: | Com uma tradição secular no setor do turismo, a Ilha da Madeira é um destino de referência num mercado altamente competitivo onde consegue arrecadar vários prémios internacionais. É um destino de excelência sendo um dos destinos em Portugal mais visitados tendo um clima agradável e uma natureza intocável. Neste trabalho pretende-se perceber o quanto o marketing territorial influência o turismo na RAM, e outros diversos setores da sociedade madeirense. Desta forma pretende-se analisar os dados e estatísticas resultantes da investigação de forma a relacionar as diferentes estratégias de marketing ao impacto que tem sobre o turismo. Tendo em conta os objetivos da investigação, esta passará por entender como o marketing territorial atua positivamente no turismo e de que forma desenvolve a região e que tipo de imagem passa da própria região para o estrangeiro e para os turistas que recebe. Para tal, foi elaborado um questionário que posteriormente foi entregue nas unidades hoteleiras do Funchal em que foram preenchidos 106 questionários pelos hóspedes e foram feitas entrevistas com várias pessoas da área (5) de forma a chegar a um consenso. O estudo empírico através dos questionários e das entrevistas permitiu concluir que a Região tem um imenso potencial turístico e é fundamental que consiga acompanhar o avanço tecnológico, manter a qualidade dos serviços turísticos e é necessário a continuação de toda uma construção de infraestruturas modernas. Foi permitido perceber que o marketing territorial tem atuado positivamente sobre o turismo, sendo que indicadores basilares como o número de hóspedes entrados, as dormidas, a taxa de ocupação e especialmente o RevPar tem subido gradualmente de ano para ano. |
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O impacto do marketing territorial no turismo da Região Autónoma da MadeiraMESTRADO EM CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, MARKETING E PUBLICIDADECOMUNICAÇÃOMARKETINGMARKETING TURÍSTICODESTINOS TURÍSTICOSILHA DA MADEIRACOMMUNICATIONMARKETINGTOURISM MARKETINGTOURIST DESTINATIONSMADEIRA ISLANDCom uma tradição secular no setor do turismo, a Ilha da Madeira é um destino de referência num mercado altamente competitivo onde consegue arrecadar vários prémios internacionais. É um destino de excelência sendo um dos destinos em Portugal mais visitados tendo um clima agradável e uma natureza intocável. Neste trabalho pretende-se perceber o quanto o marketing territorial influência o turismo na RAM, e outros diversos setores da sociedade madeirense. Desta forma pretende-se analisar os dados e estatísticas resultantes da investigação de forma a relacionar as diferentes estratégias de marketing ao impacto que tem sobre o turismo. Tendo em conta os objetivos da investigação, esta passará por entender como o marketing territorial atua positivamente no turismo e de que forma desenvolve a região e que tipo de imagem passa da própria região para o estrangeiro e para os turistas que recebe. Para tal, foi elaborado um questionário que posteriormente foi entregue nas unidades hoteleiras do Funchal em que foram preenchidos 106 questionários pelos hóspedes e foram feitas entrevistas com várias pessoas da área (5) de forma a chegar a um consenso. O estudo empírico através dos questionários e das entrevistas permitiu concluir que a Região tem um imenso potencial turístico e é fundamental que consiga acompanhar o avanço tecnológico, manter a qualidade dos serviços turísticos e é necessário a continuação de toda uma construção de infraestruturas modernas. Foi permitido perceber que o marketing territorial tem atuado positivamente sobre o turismo, sendo que indicadores basilares como o número de hóspedes entrados, as dormidas, a taxa de ocupação e especialmente o RevPar tem subido gradualmente de ano para ano.With a centuries-old tradition in the tourism sector, Madeira island is a destination of reference in a highly competitive market where it manages to collect several international awards. It is a destination of excellence and also being one of the most visited destination in Portugal which has a pleasant climate and untouched nature. This work intends to understand how much territorial marketing influences tourism in Madeira and other several sectors of Madeiran society. Therefore, it’s important to analyze the data and statistics resulting from the research in order to relate the different marketing strategies to the impact it has on tourism. Bearing in mind the goals of this investigation, this will involve understanding how territorial marketing acts positively in tourism and how the region develops and what kind of image passes from the region itself to the outside world and to the tourists it receives. Therefore, a questionnaire was prepared and subsequently delivered to the hotels in Funchal, where 106 questionnaires were completed by the hotel guests and interviews were conducted with several people (5) from the area of marketing and tourism in order to reach a consensus. The empirical study through questionnaires and interviews allowed to conclude that the Region has immense tourist potential and it’s essential that it’s able to keep up with technological advances, maintain the quality of tourist services and to keep construction modern infrastructure which is important. After this investigation it was realized that territorial marketing has acted positively on tourism, with important indicators such as the number of guests coming in, overnight stays, occupancy rate and especially the RevPar has been gradually increasing from year to year.2021-12-23T12:28:12Z2021-01-01T00:00:00Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/12287TID:202788130porAlves, João Pedro Vasconcelosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:05:03Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/12287Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:12:53.374112Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Com uma tradição secular no setor do turismo, a Ilha da Madeira é um destino de referência num mercado altamente competitivo onde consegue arrecadar vários prémios internacionais. É um destino de excelência sendo um dos destinos em Portugal mais visitados tendo um clima agradável e uma natureza intocável. Neste trabalho pretende-se perceber o quanto o marketing territorial influência o turismo na RAM, e outros diversos setores da sociedade madeirense. Desta forma pretende-se analisar os dados e estatísticas resultantes da investigação de forma a relacionar as diferentes estratégias de marketing ao impacto que tem sobre o turismo. Tendo em conta os objetivos da investigação, esta passará por entender como o marketing territorial atua positivamente no turismo e de que forma desenvolve a região e que tipo de imagem passa da própria região para o estrangeiro e para os turistas que recebe. Para tal, foi elaborado um questionário que posteriormente foi entregue nas unidades hoteleiras do Funchal em que foram preenchidos 106 questionários pelos hóspedes e foram feitas entrevistas com várias pessoas da área (5) de forma a chegar a um consenso. O estudo empírico através dos questionários e das entrevistas permitiu concluir que a Região tem um imenso potencial turístico e é fundamental que consiga acompanhar o avanço tecnológico, manter a qualidade dos serviços turísticos e é necessário a continuação de toda uma construção de infraestruturas modernas. Foi permitido perceber que o marketing territorial tem atuado positivamente sobre o turismo, sendo que indicadores basilares como o número de hóspedes entrados, as dormidas, a taxa de ocupação e especialmente o RevPar tem subido gradualmente de ano para ano. |
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