Redes sociais como complemento de aprendizagem ao longo da vida: as Universidades seniores e a Web 2.0

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Páscoa, Gina
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Gil, Henrique
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/1309
Resumo: O envelhecimento da população é atualmente uma realidade inquestionável, é necessário que os idosos tenham uma aprendizagem ao longo da vida, resultando numa melhoria dos conhecimentos, aptidões e competências. As Universidades Seniores são um lugar privilegiado na educação não formal deste grupo etário. Assim sendo, este artigo tem como principal objetivo identificar o potencial educativo das redes sociais como ferramentas da Web 2.0 no processo de aprendizagem ao longo da vida. Baseia-se numa investigação realizada na Universidade sénior Albicastrense (USALBI) em que se recorreu a uma observação não participante de 13 alunos numa turma de informática no ano letivo 2010/2011, tendo em conta a sua vivência na aprendizagem do Facebook. Os resultados alcançados, permitiram constatar que as potencialidades das TIC e os recursos disponíveis na Web 2.0, nomeadamente o Facebook, contribuem como um complemento útil na aprendizagem ao longo da vida e favorecem a infoinclusão destes cidadãos idosos.
id RCAP_a3cc490e01afec2a5abaf2a553c933f9
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/1309
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Redes sociais como complemento de aprendizagem ao longo da vida: as Universidades seniores e a Web 2.0TICIdososAprendizagem ao longo da vidaRedes sociaisUniversidades senioresO envelhecimento da população é atualmente uma realidade inquestionável, é necessário que os idosos tenham uma aprendizagem ao longo da vida, resultando numa melhoria dos conhecimentos, aptidões e competências. As Universidades Seniores são um lugar privilegiado na educação não formal deste grupo etário. Assim sendo, este artigo tem como principal objetivo identificar o potencial educativo das redes sociais como ferramentas da Web 2.0 no processo de aprendizagem ao longo da vida. Baseia-se numa investigação realizada na Universidade sénior Albicastrense (USALBI) em que se recorreu a uma observação não participante de 13 alunos numa turma de informática no ano letivo 2010/2011, tendo em conta a sua vivência na aprendizagem do Facebook. Os resultados alcançados, permitiram constatar que as potencialidades das TIC e os recursos disponíveis na Web 2.0, nomeadamente o Facebook, contribuem como um complemento útil na aprendizagem ao longo da vida e favorecem a infoinclusão destes cidadãos idosos.Instituto Politécnico de BragançaRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoPáscoa, GinaGil, Henrique2012-06-14T09:34:34Z2012-062012-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/1309porPÁSCOA, Gina ; GIL, Henrique (2012) - Redes Sociais como complemento de aprendizagem ao longo da vida: as Universidades seniores e a Web 2.0. In Conferencia Ibérica em Inovação na Educação com TIC. Bragança, 1-2 de Junho. Livro de Atas. ISBN 978-972-745-130-2. p. 96-108.978-972-745-130-2info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:38:34Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/1309Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:32:47.167889Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Redes sociais como complemento de aprendizagem ao longo da vida: as Universidades seniores e a Web 2.0
title Redes sociais como complemento de aprendizagem ao longo da vida: as Universidades seniores e a Web 2.0
spellingShingle Redes sociais como complemento de aprendizagem ao longo da vida: as Universidades seniores e a Web 2.0
Páscoa, Gina
TIC
Idosos
Aprendizagem ao longo da vida
Redes sociais
Universidades seniores
title_short Redes sociais como complemento de aprendizagem ao longo da vida: as Universidades seniores e a Web 2.0
title_full Redes sociais como complemento de aprendizagem ao longo da vida: as Universidades seniores e a Web 2.0
title_fullStr Redes sociais como complemento de aprendizagem ao longo da vida: as Universidades seniores e a Web 2.0
title_full_unstemmed Redes sociais como complemento de aprendizagem ao longo da vida: as Universidades seniores e a Web 2.0
title_sort Redes sociais como complemento de aprendizagem ao longo da vida: as Universidades seniores e a Web 2.0
author Páscoa, Gina
author_facet Páscoa, Gina
Gil, Henrique
author_role author
author2 Gil, Henrique
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Páscoa, Gina
Gil, Henrique
dc.subject.por.fl_str_mv TIC
Idosos
Aprendizagem ao longo da vida
Redes sociais
Universidades seniores
topic TIC
Idosos
Aprendizagem ao longo da vida
Redes sociais
Universidades seniores
description O envelhecimento da população é atualmente uma realidade inquestionável, é necessário que os idosos tenham uma aprendizagem ao longo da vida, resultando numa melhoria dos conhecimentos, aptidões e competências. As Universidades Seniores são um lugar privilegiado na educação não formal deste grupo etário. Assim sendo, este artigo tem como principal objetivo identificar o potencial educativo das redes sociais como ferramentas da Web 2.0 no processo de aprendizagem ao longo da vida. Baseia-se numa investigação realizada na Universidade sénior Albicastrense (USALBI) em que se recorreu a uma observação não participante de 13 alunos numa turma de informática no ano letivo 2010/2011, tendo em conta a sua vivência na aprendizagem do Facebook. Os resultados alcançados, permitiram constatar que as potencialidades das TIC e os recursos disponíveis na Web 2.0, nomeadamente o Facebook, contribuem como um complemento útil na aprendizagem ao longo da vida e favorecem a infoinclusão destes cidadãos idosos.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-06-14T09:34:34Z
2012-06
2012-06-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/1309
url http://hdl.handle.net/10400.11/1309
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv PÁSCOA, Gina ; GIL, Henrique (2012) - Redes Sociais como complemento de aprendizagem ao longo da vida: as Universidades seniores e a Web 2.0. In Conferencia Ibérica em Inovação na Educação com TIC. Bragança, 1-2 de Junho. Livro de Atas. ISBN 978-972-745-130-2. p. 96-108.
978-972-745-130-2
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130785766178816