Criação e aplicação de um modelo baseado em Topic Maps à Documentação Educativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Colmenero, M. Jesús
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Marzal, Miguel Ángel, Ramalho, José Carlos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/215
Resumo: As políticas da União Europeia para a sociedade da informação estão a promover um modelo educativo baseado na aquisição de competências e na aprendizagem ao longo da vida. A eficácia da aprendizagem neste modelo educativo assenta numa educação digital, na qual os recursos digitais estruturam, organizam e representam o seu conteúdo de acordo com as suas potencialidades educativas. Descrevem-se os passos prosseguidos na aplicação da norma ISO/IEC 13250:2000 Topic Maps como escolha para a organização e representação do conhecimento de uso educativo, adaptando a recuperação deste tipo de informação a um modelo de aprendizagem centrado no educando, tal como as actuais políticas europeias promovem. Numa primeira parte apresenta-se a análise realizada sobre as várias metodologias para a representação do conhecimento: thesaurus, mapas conceptuais e ontologias. Discutem-se as características que levaram à selecção dos Topic Maps como a metodologia a ser utilizada neste projecto. Numa segunda parte, apresenta-se a norma ISO/IEC 13250:2000 Topic Maps e discute-se de que forma nos irá auxiliar a criar um ambiente de aprendizagem centrado no educando e utilizando os recursos educativos (objectos de ensino, artigos, monografias, teses, etc) disponíveis na Web. Por fim, numa terceira parte, apresenta-se uma arquitectura funcional capaz de suportar a metodologia seleccionada e o cenário de aplicação: especificação de mapas conceptuais orientados a programas educativos dinâmicos e que reagem às interacções dos educandos; agregação de conteúdos disponíveis na Web com o objectivo de criar um repositório de objectos de ensino (utilização do protocolo OAI-PMH); definição de estratégias para a população do mapa conceptual com os conteúdos recolhidos da Internet; exploração do repositório a partir do mapa conceptual. Em conclusão, iremos demonstrar que já é possível criar um ambiente com estas características utilizando vários componentes e tecnologias existentes mas, também, que é necessário fazer algum trabalho de integração e normalização.
id RCAP_a3db28699ac9651db3f5fbf4b12895e3
oai_identifier_str oai:publicacoes.bad.pt/revistas:article/215
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Criação e aplicação de um modelo baseado em Topic Maps à Documentação EducativaAs políticas da União Europeia para a sociedade da informação estão a promover um modelo educativo baseado na aquisição de competências e na aprendizagem ao longo da vida. A eficácia da aprendizagem neste modelo educativo assenta numa educação digital, na qual os recursos digitais estruturam, organizam e representam o seu conteúdo de acordo com as suas potencialidades educativas. Descrevem-se os passos prosseguidos na aplicação da norma ISO/IEC 13250:2000 Topic Maps como escolha para a organização e representação do conhecimento de uso educativo, adaptando a recuperação deste tipo de informação a um modelo de aprendizagem centrado no educando, tal como as actuais políticas europeias promovem. Numa primeira parte apresenta-se a análise realizada sobre as várias metodologias para a representação do conhecimento: thesaurus, mapas conceptuais e ontologias. Discutem-se as características que levaram à selecção dos Topic Maps como a metodologia a ser utilizada neste projecto. Numa segunda parte, apresenta-se a norma ISO/IEC 13250:2000 Topic Maps e discute-se de que forma nos irá auxiliar a criar um ambiente de aprendizagem centrado no educando e utilizando os recursos educativos (objectos de ensino, artigos, monografias, teses, etc) disponíveis na Web. Por fim, numa terceira parte, apresenta-se uma arquitectura funcional capaz de suportar a metodologia seleccionada e o cenário de aplicação: especificação de mapas conceptuais orientados a programas educativos dinâmicos e que reagem às interacções dos educandos; agregação de conteúdos disponíveis na Web com o objectivo de criar um repositório de objectos de ensino (utilização do protocolo OAI-PMH); definição de estratégias para a população do mapa conceptual com os conteúdos recolhidos da Internet; exploração do repositório a partir do mapa conceptual. Em conclusão, iremos demonstrar que já é possível criar um ambiente com estas características utilizando vários componentes e tecnologias existentes mas, também, que é necessário fazer algum trabalho de integração e normalização.Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas2011-12-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/215Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas; N.º 10 (2010): Politicas de Informação na Sociedade em Redereponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/215https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/215/210Colmenero, M. JesúsMarzal, Miguel ÁngelRamalho, José Carlosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-16T13:57:30Zoai:publicacoes.bad.pt/revistas:article/215Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:38:43.339692Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Criação e aplicação de um modelo baseado em Topic Maps à Documentação Educativa
title Criação e aplicação de um modelo baseado em Topic Maps à Documentação Educativa
spellingShingle Criação e aplicação de um modelo baseado em Topic Maps à Documentação Educativa
Colmenero, M. Jesús
title_short Criação e aplicação de um modelo baseado em Topic Maps à Documentação Educativa
title_full Criação e aplicação de um modelo baseado em Topic Maps à Documentação Educativa
title_fullStr Criação e aplicação de um modelo baseado em Topic Maps à Documentação Educativa
title_full_unstemmed Criação e aplicação de um modelo baseado em Topic Maps à Documentação Educativa
title_sort Criação e aplicação de um modelo baseado em Topic Maps à Documentação Educativa
author Colmenero, M. Jesús
author_facet Colmenero, M. Jesús
Marzal, Miguel Ángel
Ramalho, José Carlos
author_role author
author2 Marzal, Miguel Ángel
Ramalho, José Carlos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Colmenero, M. Jesús
Marzal, Miguel Ángel
Ramalho, José Carlos
description As políticas da União Europeia para a sociedade da informação estão a promover um modelo educativo baseado na aquisição de competências e na aprendizagem ao longo da vida. A eficácia da aprendizagem neste modelo educativo assenta numa educação digital, na qual os recursos digitais estruturam, organizam e representam o seu conteúdo de acordo com as suas potencialidades educativas. Descrevem-se os passos prosseguidos na aplicação da norma ISO/IEC 13250:2000 Topic Maps como escolha para a organização e representação do conhecimento de uso educativo, adaptando a recuperação deste tipo de informação a um modelo de aprendizagem centrado no educando, tal como as actuais políticas europeias promovem. Numa primeira parte apresenta-se a análise realizada sobre as várias metodologias para a representação do conhecimento: thesaurus, mapas conceptuais e ontologias. Discutem-se as características que levaram à selecção dos Topic Maps como a metodologia a ser utilizada neste projecto. Numa segunda parte, apresenta-se a norma ISO/IEC 13250:2000 Topic Maps e discute-se de que forma nos irá auxiliar a criar um ambiente de aprendizagem centrado no educando e utilizando os recursos educativos (objectos de ensino, artigos, monografias, teses, etc) disponíveis na Web. Por fim, numa terceira parte, apresenta-se uma arquitectura funcional capaz de suportar a metodologia seleccionada e o cenário de aplicação: especificação de mapas conceptuais orientados a programas educativos dinâmicos e que reagem às interacções dos educandos; agregação de conteúdos disponíveis na Web com o objectivo de criar um repositório de objectos de ensino (utilização do protocolo OAI-PMH); definição de estratégias para a população do mapa conceptual com os conteúdos recolhidos da Internet; exploração do repositório a partir do mapa conceptual. Em conclusão, iremos demonstrar que já é possível criar um ambiente com estas características utilizando vários componentes e tecnologias existentes mas, também, que é necessário fazer algum trabalho de integração e normalização.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/215
url https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/215
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/215
https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/215/210
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas
publisher.none.fl_str_mv Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas
dc.source.none.fl_str_mv Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas; N.º 10 (2010): Politicas de Informação na Sociedade em Rede
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130851503505408