Contributo de vídeos no ensino prático na área disciplinar de Ortóptica na ESTeSL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miguel, Ângela
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Pardal, Bruna, Leal, Catarina, Jerónimo, Rita, Abreu, Renato, Poças, Ilda Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/14120
Resumo: Introdução – O desenvolvimento tecnológico levou à necessidade de adquirir novos métodos de aprendizagem complementares aos tradicionais. Assim, surge o mobile learning como um método de educação à distância em que se usam dispositivos móveis para ensinar e aprender. Na área disciplinar de Ortóptica ainda não existem conteúdos visuais credíveis em português nas plataformas digitais. Objetivos: Facultar aos estudantes da licenciatura em Ortóptica e Ciências da Visão vídeos da execução prática de diversos exames de avaliação clínica, facilitadores do processo de aprendizagem na prática clínica da avaliação da motilidade ocular e da visão binocular. Método – Estudo de paradigma quantitativo, descritivo observacional com uma amostra de 108 estudantes (n=108). Foram gravados 13 vídeos da prática clínica de avaliação clínica de ortóptica e publicados no YouTube. Para avaliar a perceção dos estudantes na visualização de vídeos como contributo facilitador do processo de aprendizagem prática aplicou-se um questionário previamente validado aos estudantes da licenciatura em Ortóptica e Ciências da Visão da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa. Resultados e Discussão – A maioria da amostra é do género feminino (n=108; 80,56%) e a idade variou entre os 18 e 37 anos, com média de 21,12±2,96. Obtiveram-se 29 respostas do 1º ano (26,85%), 26 do 2º ano (24,07%), 18 do 3º ano (16,67%) e 35 do 4º ano (32,41%). Toda a amostra considera os vídeos uma forma complementar de estudo ao ensino tradicional; 98,14% (n=106) afirmam que os vídeos estimulam o interesse pela área abordada; 96,30% (n=104) refere adquirir mais rapidamente os conhecimentos através dos vídeos; 92,59% (n=100) pensam utilizá-los no seu estudo. Conclusão – Os vídeos são considerados uma boa forma complementar ao estudo individual, existindo interesse na expansão do canal do YouTube a outras áreas das ciências da visão e na realização de vídeos de avaliação clínica de ortóptica de indivíduos com diferentes patologias da motilidade ocular e da visão binocular.
id RCAP_a3e3abe29200e494e4e1132e7f2fb01f
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/14120
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Contributo de vídeos no ensino prático na área disciplinar de Ortóptica na ESTeSLVideos: contribution to the practical teaching in the disciplinary area of Orthoptics at ESTeSLOrtópticaMobile learningYouTubeVídeosEnsinoAvaliação ortópticaOrthopticsVideosEducationOrthoptics evaluationIntrodução – O desenvolvimento tecnológico levou à necessidade de adquirir novos métodos de aprendizagem complementares aos tradicionais. Assim, surge o mobile learning como um método de educação à distância em que se usam dispositivos móveis para ensinar e aprender. Na área disciplinar de Ortóptica ainda não existem conteúdos visuais credíveis em português nas plataformas digitais. Objetivos: Facultar aos estudantes da licenciatura em Ortóptica e Ciências da Visão vídeos da execução prática de diversos exames de avaliação clínica, facilitadores do processo de aprendizagem na prática clínica da avaliação da motilidade ocular e da visão binocular. Método – Estudo de paradigma quantitativo, descritivo observacional com uma amostra de 108 estudantes (n=108). Foram gravados 13 vídeos da prática clínica de avaliação clínica de ortóptica e publicados no YouTube. Para avaliar a perceção dos estudantes na visualização de vídeos como contributo facilitador do processo de aprendizagem prática aplicou-se um questionário previamente validado aos estudantes da licenciatura em Ortóptica e Ciências da Visão da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa. Resultados e Discussão – A maioria da amostra é do género feminino (n=108; 80,56%) e a idade variou entre os 18 e 37 anos, com média de 21,12±2,96. Obtiveram-se 29 respostas do 1º ano (26,85%), 26 do 2º ano (24,07%), 18 do 3º ano (16,67%) e 35 do 4º ano (32,41%). Toda a amostra considera os vídeos uma forma complementar de estudo ao ensino tradicional; 98,14% (n=106) afirmam que os vídeos estimulam o interesse pela área abordada; 96,30% (n=104) refere adquirir mais rapidamente os conhecimentos através dos vídeos; 92,59% (n=100) pensam utilizá-los no seu estudo. Conclusão – Os vídeos são considerados uma boa forma complementar ao estudo individual, existindo interesse na expansão do canal do YouTube a outras áreas das ciências da visão e na realização de vídeos de avaliação clínica de ortóptica de indivíduos com diferentes patologias da motilidade ocular e da visão binocular.ABSTRACT - Introduction – Technological development leads to the acquirement of new learning methods which are complementary to the traditional ones. With mobile learning emerging as a distance education method, mobile devices are used to learn. In the field of Orthoptics and Science, we have not found yet enough credible visual content in the Portuguese language. Objectives – Provide students videos executing several clinical evaluation exams, which will increase the learning process curve in the clinical practice of assessing ocular motility and binocular vision. Methods – Quantitative, observational, and prospective descriptive study with a sample of 108 students (n=108). Recording of thirteen videos about Orthoptics clinical practice and posteriorly publishment in the platform YouTube. To assess students’ perception of watching videos as a facilitating contribution to the practical learning process, a previously validated poll was given to the students of the Orthoptics and Vision Sciences Degree at Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa. Results and Discussion – Most of the sample’s gender was female (80.56%) where the age ranged from 18 to 37 years old, with an average of 21.12±2.96; 29 answers from the degree’s 1st year (26.85%); 26 from the 2nd year (24.07%); 18 from the 3rd year (16.67%); 35 from the 4th year (32.41%). The respondents consider the videos to be a complementary way of studying; 98.14% (n=106) answered that the videos stimulate motivation and interest; 96.30% (n=104) reported acquiring knowledge faster through videos; 92.59% (n=100) have the interest to use it while studying. Conclusion – The videos are a complement to traditional individual study. There is also a concern in broadening the YouTube channel to other areas in the visual sciences, including examinations to individuals with visual pathologies.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Tecnologia da Saúde de LisboaRCIPLMiguel, ÂngelaPardal, BrunaLeal, CatarinaJerónimo, RitaAbreu, RenatoPoças, Ilda Maria2021-12-30T11:24:51Z2021-052021-05-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/14120porMiguel A, Pardal B, Leal C, Jerónimo R, Abreu R, Poças IM. Contributo de vídeos no ensino prático na área disciplinar de Ortóptica na ESTeSL. Saúde & Tecnologia. 2021;(25):48-53.10.25758/set.2286info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:09:51Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/14120Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:21:59.134111Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Contributo de vídeos no ensino prático na área disciplinar de Ortóptica na ESTeSL
Videos: contribution to the practical teaching in the disciplinary area of Orthoptics at ESTeSL
title Contributo de vídeos no ensino prático na área disciplinar de Ortóptica na ESTeSL
spellingShingle Contributo de vídeos no ensino prático na área disciplinar de Ortóptica na ESTeSL
Miguel, Ângela
Ortóptica
Mobile learning
YouTube
Vídeos
Ensino
Avaliação ortóptica
Orthoptics
Videos
Education
Orthoptics evaluation
title_short Contributo de vídeos no ensino prático na área disciplinar de Ortóptica na ESTeSL
title_full Contributo de vídeos no ensino prático na área disciplinar de Ortóptica na ESTeSL
title_fullStr Contributo de vídeos no ensino prático na área disciplinar de Ortóptica na ESTeSL
title_full_unstemmed Contributo de vídeos no ensino prático na área disciplinar de Ortóptica na ESTeSL
title_sort Contributo de vídeos no ensino prático na área disciplinar de Ortóptica na ESTeSL
author Miguel, Ângela
author_facet Miguel, Ângela
Pardal, Bruna
Leal, Catarina
Jerónimo, Rita
Abreu, Renato
Poças, Ilda Maria
author_role author
author2 Pardal, Bruna
Leal, Catarina
Jerónimo, Rita
Abreu, Renato
Poças, Ilda Maria
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Miguel, Ângela
Pardal, Bruna
Leal, Catarina
Jerónimo, Rita
Abreu, Renato
Poças, Ilda Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Ortóptica
Mobile learning
YouTube
Vídeos
Ensino
Avaliação ortóptica
Orthoptics
Videos
Education
Orthoptics evaluation
topic Ortóptica
Mobile learning
YouTube
Vídeos
Ensino
Avaliação ortóptica
Orthoptics
Videos
Education
Orthoptics evaluation
description Introdução – O desenvolvimento tecnológico levou à necessidade de adquirir novos métodos de aprendizagem complementares aos tradicionais. Assim, surge o mobile learning como um método de educação à distância em que se usam dispositivos móveis para ensinar e aprender. Na área disciplinar de Ortóptica ainda não existem conteúdos visuais credíveis em português nas plataformas digitais. Objetivos: Facultar aos estudantes da licenciatura em Ortóptica e Ciências da Visão vídeos da execução prática de diversos exames de avaliação clínica, facilitadores do processo de aprendizagem na prática clínica da avaliação da motilidade ocular e da visão binocular. Método – Estudo de paradigma quantitativo, descritivo observacional com uma amostra de 108 estudantes (n=108). Foram gravados 13 vídeos da prática clínica de avaliação clínica de ortóptica e publicados no YouTube. Para avaliar a perceção dos estudantes na visualização de vídeos como contributo facilitador do processo de aprendizagem prática aplicou-se um questionário previamente validado aos estudantes da licenciatura em Ortóptica e Ciências da Visão da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa. Resultados e Discussão – A maioria da amostra é do género feminino (n=108; 80,56%) e a idade variou entre os 18 e 37 anos, com média de 21,12±2,96. Obtiveram-se 29 respostas do 1º ano (26,85%), 26 do 2º ano (24,07%), 18 do 3º ano (16,67%) e 35 do 4º ano (32,41%). Toda a amostra considera os vídeos uma forma complementar de estudo ao ensino tradicional; 98,14% (n=106) afirmam que os vídeos estimulam o interesse pela área abordada; 96,30% (n=104) refere adquirir mais rapidamente os conhecimentos através dos vídeos; 92,59% (n=100) pensam utilizá-los no seu estudo. Conclusão – Os vídeos são considerados uma boa forma complementar ao estudo individual, existindo interesse na expansão do canal do YouTube a outras áreas das ciências da visão e na realização de vídeos de avaliação clínica de ortóptica de indivíduos com diferentes patologias da motilidade ocular e da visão binocular.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-30T11:24:51Z
2021-05
2021-05-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/14120
url http://hdl.handle.net/10400.21/14120
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Miguel A, Pardal B, Leal C, Jerónimo R, Abreu R, Poças IM. Contributo de vídeos no ensino prático na área disciplinar de Ortóptica na ESTeSL. Saúde & Tecnologia. 2021;(25):48-53.
10.25758/set.2286
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133491010469888