Competências e habilidades na formação docente para o ensino técnico profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Belli, Jurema Iara Reis
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Henriques, Susana, Barros, Daniela Melaré Vieira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/3342
Resumo: Este trabalho tem por princípio analisar documentos brasileiros e portugueses que tratam das competências profissionais na formação de professores, mais especificamente para o Ensino Técnico Profissionalizante (ETP), finalizando com uma proposta para desenvolver uma matriz de competências internacional. Assim a investigação será norteada pela seguinte questão: de que forma as políticas do Brasil e Portugal definem a formação docente para o ensino técnico profissionalizante, destacando as competências e habilidades necessárias? O objetivo deste estudo é analisar, descrever e propor novas práticas pedagógicas para formação docente do ensino técnico profissionalizante. A metodologia de pesquisa é de natureza qualitativa, com recolha de dados sobre documentos oficiais Europeus e da América Latina e dos governos dos países envolvidos Brasil e Portugal. Para analise e interpretação será utilizado o modelo de análise de conteúdos.
id RCAP_a3e89317438e66b4e755e0ef8a1318d6
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/3342
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Competências e habilidades na formação docente para o ensino técnico profissionalCompetênciaHabilidadesFormação docenteEnsino profissionalizanteEste trabalho tem por princípio analisar documentos brasileiros e portugueses que tratam das competências profissionais na formação de professores, mais especificamente para o Ensino Técnico Profissionalizante (ETP), finalizando com uma proposta para desenvolver uma matriz de competências internacional. Assim a investigação será norteada pela seguinte questão: de que forma as políticas do Brasil e Portugal definem a formação docente para o ensino técnico profissionalizante, destacando as competências e habilidades necessárias? O objetivo deste estudo é analisar, descrever e propor novas práticas pedagógicas para formação docente do ensino técnico profissionalizante. A metodologia de pesquisa é de natureza qualitativa, com recolha de dados sobre documentos oficiais Europeus e da América Latina e dos governos dos países envolvidos Brasil e Portugal. Para analise e interpretação será utilizado o modelo de análise de conteúdos.Araraquara, São PauloRepositório AbertoBelli, Jurema Iara ReisHenriques, SusanaBarros, Daniela Melaré Vieira2014-07-24T10:07:36Z2012-082012-08-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/3342porBelli, Jurema Iara Reis; Henriques, Susana; Barros, Daniela Melaré Vieira - Competências e habilidades na formação docente para o ensino técnico profissional. "Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação" [Em linha]. ISSN 1982-5587. Vol. 7, Nº 4 (2012), p. 1-181982-5587info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:18:09Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/3342Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:44:35.345442Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Competências e habilidades na formação docente para o ensino técnico profissional
title Competências e habilidades na formação docente para o ensino técnico profissional
spellingShingle Competências e habilidades na formação docente para o ensino técnico profissional
Belli, Jurema Iara Reis
Competência
Habilidades
Formação docente
Ensino profissionalizante
title_short Competências e habilidades na formação docente para o ensino técnico profissional
title_full Competências e habilidades na formação docente para o ensino técnico profissional
title_fullStr Competências e habilidades na formação docente para o ensino técnico profissional
title_full_unstemmed Competências e habilidades na formação docente para o ensino técnico profissional
title_sort Competências e habilidades na formação docente para o ensino técnico profissional
author Belli, Jurema Iara Reis
author_facet Belli, Jurema Iara Reis
Henriques, Susana
Barros, Daniela Melaré Vieira
author_role author
author2 Henriques, Susana
Barros, Daniela Melaré Vieira
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Belli, Jurema Iara Reis
Henriques, Susana
Barros, Daniela Melaré Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv Competência
Habilidades
Formação docente
Ensino profissionalizante
topic Competência
Habilidades
Formação docente
Ensino profissionalizante
description Este trabalho tem por princípio analisar documentos brasileiros e portugueses que tratam das competências profissionais na formação de professores, mais especificamente para o Ensino Técnico Profissionalizante (ETP), finalizando com uma proposta para desenvolver uma matriz de competências internacional. Assim a investigação será norteada pela seguinte questão: de que forma as políticas do Brasil e Portugal definem a formação docente para o ensino técnico profissionalizante, destacando as competências e habilidades necessárias? O objetivo deste estudo é analisar, descrever e propor novas práticas pedagógicas para formação docente do ensino técnico profissionalizante. A metodologia de pesquisa é de natureza qualitativa, com recolha de dados sobre documentos oficiais Europeus e da América Latina e dos governos dos países envolvidos Brasil e Portugal. Para analise e interpretação será utilizado o modelo de análise de conteúdos.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-08
2012-08-01T00:00:00Z
2014-07-24T10:07:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/3342
url http://hdl.handle.net/10400.2/3342
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Belli, Jurema Iara Reis; Henriques, Susana; Barros, Daniela Melaré Vieira - Competências e habilidades na formação docente para o ensino técnico profissional. "Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação" [Em linha]. ISSN 1982-5587. Vol. 7, Nº 4 (2012), p. 1-18
1982-5587
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Araraquara, São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Araraquara, São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135016409628672