Competências e habilidades na formação docente para o ensino técnico profissional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/3342 |
Resumo: | Este trabalho tem por princípio analisar documentos brasileiros e portugueses que tratam das competências profissionais na formação de professores, mais especificamente para o Ensino Técnico Profissionalizante (ETP), finalizando com uma proposta para desenvolver uma matriz de competências internacional. Assim a investigação será norteada pela seguinte questão: de que forma as políticas do Brasil e Portugal definem a formação docente para o ensino técnico profissionalizante, destacando as competências e habilidades necessárias? O objetivo deste estudo é analisar, descrever e propor novas práticas pedagógicas para formação docente do ensino técnico profissionalizante. A metodologia de pesquisa é de natureza qualitativa, com recolha de dados sobre documentos oficiais Europeus e da América Latina e dos governos dos países envolvidos Brasil e Portugal. Para analise e interpretação será utilizado o modelo de análise de conteúdos. |
id |
RCAP_a3e89317438e66b4e755e0ef8a1318d6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/3342 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Competências e habilidades na formação docente para o ensino técnico profissionalCompetênciaHabilidadesFormação docenteEnsino profissionalizanteEste trabalho tem por princípio analisar documentos brasileiros e portugueses que tratam das competências profissionais na formação de professores, mais especificamente para o Ensino Técnico Profissionalizante (ETP), finalizando com uma proposta para desenvolver uma matriz de competências internacional. Assim a investigação será norteada pela seguinte questão: de que forma as políticas do Brasil e Portugal definem a formação docente para o ensino técnico profissionalizante, destacando as competências e habilidades necessárias? O objetivo deste estudo é analisar, descrever e propor novas práticas pedagógicas para formação docente do ensino técnico profissionalizante. A metodologia de pesquisa é de natureza qualitativa, com recolha de dados sobre documentos oficiais Europeus e da América Latina e dos governos dos países envolvidos Brasil e Portugal. Para analise e interpretação será utilizado o modelo de análise de conteúdos.Araraquara, São PauloRepositório AbertoBelli, Jurema Iara ReisHenriques, SusanaBarros, Daniela Melaré Vieira2014-07-24T10:07:36Z2012-082012-08-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/3342porBelli, Jurema Iara Reis; Henriques, Susana; Barros, Daniela Melaré Vieira - Competências e habilidades na formação docente para o ensino técnico profissional. "Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação" [Em linha]. ISSN 1982-5587. Vol. 7, Nº 4 (2012), p. 1-181982-5587info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:18:09Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/3342Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:44:35.345442Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Competências e habilidades na formação docente para o ensino técnico profissional |
title |
Competências e habilidades na formação docente para o ensino técnico profissional |
spellingShingle |
Competências e habilidades na formação docente para o ensino técnico profissional Belli, Jurema Iara Reis Competência Habilidades Formação docente Ensino profissionalizante |
title_short |
Competências e habilidades na formação docente para o ensino técnico profissional |
title_full |
Competências e habilidades na formação docente para o ensino técnico profissional |
title_fullStr |
Competências e habilidades na formação docente para o ensino técnico profissional |
title_full_unstemmed |
Competências e habilidades na formação docente para o ensino técnico profissional |
title_sort |
Competências e habilidades na formação docente para o ensino técnico profissional |
author |
Belli, Jurema Iara Reis |
author_facet |
Belli, Jurema Iara Reis Henriques, Susana Barros, Daniela Melaré Vieira |
author_role |
author |
author2 |
Henriques, Susana Barros, Daniela Melaré Vieira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Aberto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Belli, Jurema Iara Reis Henriques, Susana Barros, Daniela Melaré Vieira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Competência Habilidades Formação docente Ensino profissionalizante |
topic |
Competência Habilidades Formação docente Ensino profissionalizante |
description |
Este trabalho tem por princípio analisar documentos brasileiros e portugueses que tratam das competências profissionais na formação de professores, mais especificamente para o Ensino Técnico Profissionalizante (ETP), finalizando com uma proposta para desenvolver uma matriz de competências internacional. Assim a investigação será norteada pela seguinte questão: de que forma as políticas do Brasil e Portugal definem a formação docente para o ensino técnico profissionalizante, destacando as competências e habilidades necessárias? O objetivo deste estudo é analisar, descrever e propor novas práticas pedagógicas para formação docente do ensino técnico profissionalizante. A metodologia de pesquisa é de natureza qualitativa, com recolha de dados sobre documentos oficiais Europeus e da América Latina e dos governos dos países envolvidos Brasil e Portugal. Para analise e interpretação será utilizado o modelo de análise de conteúdos. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-08 2012-08-01T00:00:00Z 2014-07-24T10:07:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.2/3342 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.2/3342 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Belli, Jurema Iara Reis; Henriques, Susana; Barros, Daniela Melaré Vieira - Competências e habilidades na formação docente para o ensino técnico profissional. "Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação" [Em linha]. ISSN 1982-5587. Vol. 7, Nº 4 (2012), p. 1-18 1982-5587 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Araraquara, São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Araraquara, São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135016409628672 |