O mercado da indústria de cruzeiros: o caso do Porto de Leixões

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Margarida Rosa Ferreira da
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/7410
Resumo: Este trabalho tem por objectivo apresentar as principais características do mercado da indústria de cruzeiros marítimos, analisando em particular o caso do Porto de Leixões. Para a concretização deste objectivo, numa primeira fase foram sistematizados alguns dos estudos que caracterizam a evolução da oferta e da procura da indústria de cruzeiros, assim como o perfil, motivações e o comportamento em viagem e nos portos de escala dos turistas de cruzeiros. Analisa-se a evolução da indústria de cruzeiros, considerando o grande momento de viragem que foi o ano de 1958, o último ano em que mais passageiros atravessaram o Atlântico Norte por navio do que por avião (Ward, 2010). Estuda-se o desenvolvimento da indústria de cruzeiros, os principais mercados emissores e a evolução do conceito de cruzeiro e da oferta e serviços prestados a bordo. Considera-se a indústria de cruzeiros na Europa, nas duas áreas tradicionais para a realização de cruzeiros marítimos (o Mediterrâneo e o Norte da Europa, em especial a Região do Báltico) e na emergente região Atlântica da Europa, até há pouco encarada apenas como um ponto de ligação entre o Mediterrâneo e o Norte da Europa (Wild, 2011). Considera-se o impacto que esta alteração nos itinerários europeus dos cruzeiros poderá ter nos Portos Portugueses que, já em 2010, registaram a passagem de mais de 1 milhão de turistas de cruzeiros (APL, 2011). Foca-se esta análise no caso do Porto de Leixões, tendo em conta a construção do Novo Terminal de Cruzeiros deste porto. Realizou-se um estudo de mercado junto dos passageiros que fizeram escala no Porto de Leixões em Agosto de 2010, com o objectivo de caracterizar o turista de cruzeiros neste porto. A recolha de dados primários junto destes turistas de cruzeiros foi realizada através de um inquérito por questionário, aplicado a 173 turistas na estação de passageiros do Porto de Leixões. Com base nos resultados obtidos podemos concluir que a idade média de um turista de cruzeiros que efectue escala no Porto de Leixões é de 61,31 anos, na sua maioria casado (70,93%), com frequência de ensino superior (73,41%), tendo a maioria (57,14%) origem no Reino Unido. As principais motivações para realizar o cruzeiro são conhecer outras culturas e estar num ambiente diferente. Dos inquiridos 83,9% já haviam realizado pelo menos um cruzeiro anteriormente, e 81,4% encontravase a visitar o Porto pela primeira vez. Dos inquiridos 64% optou por realizar uma excursão no destino Porto/Norte de Portugal. O principal ponto positivo da visita foi a simpatia das pessoas, tendo-se verificado que quanto maior o tempo de escala maior o grau de satisfação com o destino Porto/Norte de Portugal. Cada turista gastou em média 56,03€ durante a sua escala.
id RCAP_a407975376adc50f7c71d060d6ff4f17
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/7410
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O mercado da indústria de cruzeiros: o caso do Porto de LeixõesGestão do turismoPlaneamento do turismoViagens marítimasPortos - Porto (Portugal)Psicologia dos consumidoresEste trabalho tem por objectivo apresentar as principais características do mercado da indústria de cruzeiros marítimos, analisando em particular o caso do Porto de Leixões. Para a concretização deste objectivo, numa primeira fase foram sistematizados alguns dos estudos que caracterizam a evolução da oferta e da procura da indústria de cruzeiros, assim como o perfil, motivações e o comportamento em viagem e nos portos de escala dos turistas de cruzeiros. Analisa-se a evolução da indústria de cruzeiros, considerando o grande momento de viragem que foi o ano de 1958, o último ano em que mais passageiros atravessaram o Atlântico Norte por navio do que por avião (Ward, 2010). Estuda-se o desenvolvimento da indústria de cruzeiros, os principais mercados emissores e a evolução do conceito de cruzeiro e da oferta e serviços prestados a bordo. Considera-se a indústria de cruzeiros na Europa, nas duas áreas tradicionais para a realização de cruzeiros marítimos (o Mediterrâneo e o Norte da Europa, em especial a Região do Báltico) e na emergente região Atlântica da Europa, até há pouco encarada apenas como um ponto de ligação entre o Mediterrâneo e o Norte da Europa (Wild, 2011). Considera-se o impacto que esta alteração nos itinerários europeus dos cruzeiros poderá ter nos Portos Portugueses que, já em 2010, registaram a passagem de mais de 1 milhão de turistas de cruzeiros (APL, 2011). Foca-se esta análise no caso do Porto de Leixões, tendo em conta a construção do Novo Terminal de Cruzeiros deste porto. Realizou-se um estudo de mercado junto dos passageiros que fizeram escala no Porto de Leixões em Agosto de 2010, com o objectivo de caracterizar o turista de cruzeiros neste porto. A recolha de dados primários junto destes turistas de cruzeiros foi realizada através de um inquérito por questionário, aplicado a 173 turistas na estação de passageiros do Porto de Leixões. Com base nos resultados obtidos podemos concluir que a idade média de um turista de cruzeiros que efectue escala no Porto de Leixões é de 61,31 anos, na sua maioria casado (70,93%), com frequência de ensino superior (73,41%), tendo a maioria (57,14%) origem no Reino Unido. As principais motivações para realizar o cruzeiro são conhecer outras culturas e estar num ambiente diferente. Dos inquiridos 83,9% já haviam realizado pelo menos um cruzeiro anteriormente, e 81,4% encontravase a visitar o Porto pela primeira vez. Dos inquiridos 64% optou por realizar uma excursão no destino Porto/Norte de Portugal. O principal ponto positivo da visita foi a simpatia das pessoas, tendo-se verificado que quanto maior o tempo de escala maior o grau de satisfação com o destino Porto/Norte de Portugal. Cada turista gastou em média 56,03€ durante a sua escala.This paper aims to present the main characteristics of the cruise industry market, focusing in particular on the case of the Port of Leixões. To achieve this goal, innitilally we analyzed some studies that characterize the evolution of supply and demand of the cruise market, as well as the profile, motivations and behavior in travel and in ports of call of cruise tourists. We analyze the evolution of the cruise industry, considering the great turning point that was the year 1958, the last year that more passengers crossed the North Atlantic by ship than by plane (Ward, 2010). We study the development of the cruise industry, the main markets and the evolution of the concept of cruising, the supply and the services provided aboard. We consider the cruise industry in Europe, in the two traditional areas to have a cruise (the Mediterranean and Northern Europe, particularly the Baltic Sea Region) and in the emerging Atlantic region of Europe, until recently seen only as a connection point between the Mediterranean and Northern Europe (Wild, 2011). We consider the impact that this change in the European cruise itineraries may have to Portuguese Ports where, in 2010, more than 1 million cruise tourists passed by (APL, 2011). This analysis focuses on the case of the Port of Leixões, considering the construction of the new cruise terminal in this port. We conducted an empirical study with passengers whoose cruise ship stopped in Port of Leixões in August in 2010, with the objective of characterizing the cruise tourists in this port. The primary data from these cruise tourists was collected through a questionnaire applied to 173 tourists, and was conducted in the passenger station of the Port of Leixões.Based on the results we could conclude that the average age of a cruise tourist that visit Porto is 61,31 years, most of them married (70,93%), with an high degree of education (73,41 %), being the most of them (57,14%) from the United Kingdom. The main motivations to make the cruise were experiencing other cultures and being in a different environment. 83,9% of respondents had attended at least one cruise before, and 81,4% were visiting Porto for the first time. 64% of respondents choose a tour on the destination Porto/Northern Portugal. The most positive factor of the visit was the friendliness of the people. We have found that the longer the duration of the visit, the biggest the degree of satisfaction with destination Porto/Northern Portugal. Each visitor spent on average 56,03€ during the visit.Universidade de Aveiro2012-03-20T13:10:24Z2011-01-01T00:00:00Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/7410porRocha, Margarida Rosa Ferreira dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:12:51Zoai:ria.ua.pt:10773/7410Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:45:06.012415Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O mercado da indústria de cruzeiros: o caso do Porto de Leixões
title O mercado da indústria de cruzeiros: o caso do Porto de Leixões
spellingShingle O mercado da indústria de cruzeiros: o caso do Porto de Leixões
Rocha, Margarida Rosa Ferreira da
Gestão do turismo
Planeamento do turismo
Viagens marítimas
Portos - Porto (Portugal)
Psicologia dos consumidores
title_short O mercado da indústria de cruzeiros: o caso do Porto de Leixões
title_full O mercado da indústria de cruzeiros: o caso do Porto de Leixões
title_fullStr O mercado da indústria de cruzeiros: o caso do Porto de Leixões
title_full_unstemmed O mercado da indústria de cruzeiros: o caso do Porto de Leixões
title_sort O mercado da indústria de cruzeiros: o caso do Porto de Leixões
author Rocha, Margarida Rosa Ferreira da
author_facet Rocha, Margarida Rosa Ferreira da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Margarida Rosa Ferreira da
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão do turismo
Planeamento do turismo
Viagens marítimas
Portos - Porto (Portugal)
Psicologia dos consumidores
topic Gestão do turismo
Planeamento do turismo
Viagens marítimas
Portos - Porto (Portugal)
Psicologia dos consumidores
description Este trabalho tem por objectivo apresentar as principais características do mercado da indústria de cruzeiros marítimos, analisando em particular o caso do Porto de Leixões. Para a concretização deste objectivo, numa primeira fase foram sistematizados alguns dos estudos que caracterizam a evolução da oferta e da procura da indústria de cruzeiros, assim como o perfil, motivações e o comportamento em viagem e nos portos de escala dos turistas de cruzeiros. Analisa-se a evolução da indústria de cruzeiros, considerando o grande momento de viragem que foi o ano de 1958, o último ano em que mais passageiros atravessaram o Atlântico Norte por navio do que por avião (Ward, 2010). Estuda-se o desenvolvimento da indústria de cruzeiros, os principais mercados emissores e a evolução do conceito de cruzeiro e da oferta e serviços prestados a bordo. Considera-se a indústria de cruzeiros na Europa, nas duas áreas tradicionais para a realização de cruzeiros marítimos (o Mediterrâneo e o Norte da Europa, em especial a Região do Báltico) e na emergente região Atlântica da Europa, até há pouco encarada apenas como um ponto de ligação entre o Mediterrâneo e o Norte da Europa (Wild, 2011). Considera-se o impacto que esta alteração nos itinerários europeus dos cruzeiros poderá ter nos Portos Portugueses que, já em 2010, registaram a passagem de mais de 1 milhão de turistas de cruzeiros (APL, 2011). Foca-se esta análise no caso do Porto de Leixões, tendo em conta a construção do Novo Terminal de Cruzeiros deste porto. Realizou-se um estudo de mercado junto dos passageiros que fizeram escala no Porto de Leixões em Agosto de 2010, com o objectivo de caracterizar o turista de cruzeiros neste porto. A recolha de dados primários junto destes turistas de cruzeiros foi realizada através de um inquérito por questionário, aplicado a 173 turistas na estação de passageiros do Porto de Leixões. Com base nos resultados obtidos podemos concluir que a idade média de um turista de cruzeiros que efectue escala no Porto de Leixões é de 61,31 anos, na sua maioria casado (70,93%), com frequência de ensino superior (73,41%), tendo a maioria (57,14%) origem no Reino Unido. As principais motivações para realizar o cruzeiro são conhecer outras culturas e estar num ambiente diferente. Dos inquiridos 83,9% já haviam realizado pelo menos um cruzeiro anteriormente, e 81,4% encontravase a visitar o Porto pela primeira vez. Dos inquiridos 64% optou por realizar uma excursão no destino Porto/Norte de Portugal. O principal ponto positivo da visita foi a simpatia das pessoas, tendo-se verificado que quanto maior o tempo de escala maior o grau de satisfação com o destino Porto/Norte de Portugal. Cada turista gastou em média 56,03€ durante a sua escala.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01T00:00:00Z
2011
2012-03-20T13:10:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/7410
url http://hdl.handle.net/10773/7410
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137503536480256