A inclusão de tecnologias digitais na educação: (re)construção da identidade profissional docente na prática.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Quadros-Flores, Paula
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Raposo-Rivas, Manuela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/12485
Resumo: A inclusão de Tecnologias da Informação e da Comunicação na educação impulsionou uma dinâmica de reconstrução de paradigma com impacto na identidade profissional docente, pelo que urge refletir sobre as implicações nos modos de ensinar, compreendendo como as escolas estão a responder à integração das TIC, e como os professores têm renovado as suas práticas. A informação apresentada faz parte de um estudo realizado numa região de Portugal, envolvendo cerca de 2000 professores do 1º Ciclo do Ensino Básico. Foram aplicados dois questionários: um para compreender a relação com a tecnologia nas práticas pedagógicas e outro centrado nas boas práticas. Os resultados mostram que existe uma dinâmica que impulsiona um movimento positivo na utilização de ferramentas digitais à qual os professores e escola começam a responder. Também que a inclusão de tecnologias digitais desenha etapas para a recriação pedagógica, pelo que existem escolas e professores ainda num patamar básico de descoberta adaptando a metodologia tradicional aos novos recursos e outros, já numa etapa de mudança, de recriação de práticas educativas com novas metodologias. Conclui-se uma visão clara da necessidade de renovação da identidade profissional docente na era digital.
id RCAP_a4175216f31798041a38f69494f70fd0
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/12485
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A inclusão de tecnologias digitais na educação: (re)construção da identidade profissional docente na prática.Inclusion of digital technologies in education: (re) construction of professional teacher identity in practice.Inclusión de las tecnologías digitales en la educación: (re) construcción de la identidad profesional docente en la prácticaTecnologias da Informação e da ComunicaçãoInformation and Communication TechnologiesIdentidade profissional docenteRenovação pedagógicaPrática em sala de aulaInovaçãoProfessional teacher identityPedagogical renewalClassroom practiceInnovationA inclusão de Tecnologias da Informação e da Comunicação na educação impulsionou uma dinâmica de reconstrução de paradigma com impacto na identidade profissional docente, pelo que urge refletir sobre as implicações nos modos de ensinar, compreendendo como as escolas estão a responder à integração das TIC, e como os professores têm renovado as suas práticas. A informação apresentada faz parte de um estudo realizado numa região de Portugal, envolvendo cerca de 2000 professores do 1º Ciclo do Ensino Básico. Foram aplicados dois questionários: um para compreender a relação com a tecnologia nas práticas pedagógicas e outro centrado nas boas práticas. Os resultados mostram que existe uma dinâmica que impulsiona um movimento positivo na utilização de ferramentas digitais à qual os professores e escola começam a responder. Também que a inclusão de tecnologias digitais desenha etapas para a recriação pedagógica, pelo que existem escolas e professores ainda num patamar básico de descoberta adaptando a metodologia tradicional aos novos recursos e outros, já numa etapa de mudança, de recriação de práticas educativas com novas metodologias. Conclui-se uma visão clara da necessidade de renovação da identidade profissional docente na era digital.Repositório Científico do Instituto Politécnico do PortoQuadros-Flores, PaulaRaposo-Rivas, Manuela2019-01-03T14:06:59Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/12485por2530-455010.24310/RevPracticumrep.v2i2.9855info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-01T01:46:07Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/12485Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:32:50.077060Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A inclusão de tecnologias digitais na educação: (re)construção da identidade profissional docente na prática.
Inclusion of digital technologies in education: (re) construction of professional teacher identity in practice.
Inclusión de las tecnologías digitales en la educación: (re) construcción de la identidad profesional docente en la práctica
title A inclusão de tecnologias digitais na educação: (re)construção da identidade profissional docente na prática.
spellingShingle A inclusão de tecnologias digitais na educação: (re)construção da identidade profissional docente na prática.
Quadros-Flores, Paula
Tecnologias da Informação e da Comunicação
Information and Communication Technologies
Identidade profissional docente
Renovação pedagógica
Prática em sala de aula
Inovação
Professional teacher identity
Pedagogical renewal
Classroom practice
Innovation
title_short A inclusão de tecnologias digitais na educação: (re)construção da identidade profissional docente na prática.
title_full A inclusão de tecnologias digitais na educação: (re)construção da identidade profissional docente na prática.
title_fullStr A inclusão de tecnologias digitais na educação: (re)construção da identidade profissional docente na prática.
title_full_unstemmed A inclusão de tecnologias digitais na educação: (re)construção da identidade profissional docente na prática.
title_sort A inclusão de tecnologias digitais na educação: (re)construção da identidade profissional docente na prática.
author Quadros-Flores, Paula
author_facet Quadros-Flores, Paula
Raposo-Rivas, Manuela
author_role author
author2 Raposo-Rivas, Manuela
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Quadros-Flores, Paula
Raposo-Rivas, Manuela
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias da Informação e da Comunicação
Information and Communication Technologies
Identidade profissional docente
Renovação pedagógica
Prática em sala de aula
Inovação
Professional teacher identity
Pedagogical renewal
Classroom practice
Innovation
topic Tecnologias da Informação e da Comunicação
Information and Communication Technologies
Identidade profissional docente
Renovação pedagógica
Prática em sala de aula
Inovação
Professional teacher identity
Pedagogical renewal
Classroom practice
Innovation
description A inclusão de Tecnologias da Informação e da Comunicação na educação impulsionou uma dinâmica de reconstrução de paradigma com impacto na identidade profissional docente, pelo que urge refletir sobre as implicações nos modos de ensinar, compreendendo como as escolas estão a responder à integração das TIC, e como os professores têm renovado as suas práticas. A informação apresentada faz parte de um estudo realizado numa região de Portugal, envolvendo cerca de 2000 professores do 1º Ciclo do Ensino Básico. Foram aplicados dois questionários: um para compreender a relação com a tecnologia nas práticas pedagógicas e outro centrado nas boas práticas. Os resultados mostram que existe uma dinâmica que impulsiona um movimento positivo na utilização de ferramentas digitais à qual os professores e escola começam a responder. Também que a inclusão de tecnologias digitais desenha etapas para a recriação pedagógica, pelo que existem escolas e professores ainda num patamar básico de descoberta adaptando a metodologia tradicional aos novos recursos e outros, já numa etapa de mudança, de recriação de práticas educativas com novas metodologias. Conclui-se uma visão clara da necessidade de renovação da identidade profissional docente na era digital.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017-01-01T00:00:00Z
2019-01-03T14:06:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/12485
url http://hdl.handle.net/10400.22/12485
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2530-4550
10.24310/RevPracticumrep.v2i2.9855
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131421139271680