A inclusão de tecnologias digitais na educação: (re)construção da identidade profissional docente na prática.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/12485 |
Resumo: | A inclusão de Tecnologias da Informação e da Comunicação na educação impulsionou uma dinâmica de reconstrução de paradigma com impacto na identidade profissional docente, pelo que urge refletir sobre as implicações nos modos de ensinar, compreendendo como as escolas estão a responder à integração das TIC, e como os professores têm renovado as suas práticas. A informação apresentada faz parte de um estudo realizado numa região de Portugal, envolvendo cerca de 2000 professores do 1º Ciclo do Ensino Básico. Foram aplicados dois questionários: um para compreender a relação com a tecnologia nas práticas pedagógicas e outro centrado nas boas práticas. Os resultados mostram que existe uma dinâmica que impulsiona um movimento positivo na utilização de ferramentas digitais à qual os professores e escola começam a responder. Também que a inclusão de tecnologias digitais desenha etapas para a recriação pedagógica, pelo que existem escolas e professores ainda num patamar básico de descoberta adaptando a metodologia tradicional aos novos recursos e outros, já numa etapa de mudança, de recriação de práticas educativas com novas metodologias. Conclui-se uma visão clara da necessidade de renovação da identidade profissional docente na era digital. |
id |
RCAP_a4175216f31798041a38f69494f70fd0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/12485 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A inclusão de tecnologias digitais na educação: (re)construção da identidade profissional docente na prática.Inclusion of digital technologies in education: (re) construction of professional teacher identity in practice.Inclusión de las tecnologías digitales en la educación: (re) construcción de la identidad profesional docente en la prácticaTecnologias da Informação e da ComunicaçãoInformation and Communication TechnologiesIdentidade profissional docenteRenovação pedagógicaPrática em sala de aulaInovaçãoProfessional teacher identityPedagogical renewalClassroom practiceInnovationA inclusão de Tecnologias da Informação e da Comunicação na educação impulsionou uma dinâmica de reconstrução de paradigma com impacto na identidade profissional docente, pelo que urge refletir sobre as implicações nos modos de ensinar, compreendendo como as escolas estão a responder à integração das TIC, e como os professores têm renovado as suas práticas. A informação apresentada faz parte de um estudo realizado numa região de Portugal, envolvendo cerca de 2000 professores do 1º Ciclo do Ensino Básico. Foram aplicados dois questionários: um para compreender a relação com a tecnologia nas práticas pedagógicas e outro centrado nas boas práticas. Os resultados mostram que existe uma dinâmica que impulsiona um movimento positivo na utilização de ferramentas digitais à qual os professores e escola começam a responder. Também que a inclusão de tecnologias digitais desenha etapas para a recriação pedagógica, pelo que existem escolas e professores ainda num patamar básico de descoberta adaptando a metodologia tradicional aos novos recursos e outros, já numa etapa de mudança, de recriação de práticas educativas com novas metodologias. Conclui-se uma visão clara da necessidade de renovação da identidade profissional docente na era digital.Repositório Científico do Instituto Politécnico do PortoQuadros-Flores, PaulaRaposo-Rivas, Manuela2019-01-03T14:06:59Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/12485por2530-455010.24310/RevPracticumrep.v2i2.9855info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-01T01:46:07Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/12485Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:32:50.077060Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A inclusão de tecnologias digitais na educação: (re)construção da identidade profissional docente na prática. Inclusion of digital technologies in education: (re) construction of professional teacher identity in practice. Inclusión de las tecnologías digitales en la educación: (re) construcción de la identidad profesional docente en la práctica |
title |
A inclusão de tecnologias digitais na educação: (re)construção da identidade profissional docente na prática. |
spellingShingle |
A inclusão de tecnologias digitais na educação: (re)construção da identidade profissional docente na prática. Quadros-Flores, Paula Tecnologias da Informação e da Comunicação Information and Communication Technologies Identidade profissional docente Renovação pedagógica Prática em sala de aula Inovação Professional teacher identity Pedagogical renewal Classroom practice Innovation |
title_short |
A inclusão de tecnologias digitais na educação: (re)construção da identidade profissional docente na prática. |
title_full |
A inclusão de tecnologias digitais na educação: (re)construção da identidade profissional docente na prática. |
title_fullStr |
A inclusão de tecnologias digitais na educação: (re)construção da identidade profissional docente na prática. |
title_full_unstemmed |
A inclusão de tecnologias digitais na educação: (re)construção da identidade profissional docente na prática. |
title_sort |
A inclusão de tecnologias digitais na educação: (re)construção da identidade profissional docente na prática. |
author |
Quadros-Flores, Paula |
author_facet |
Quadros-Flores, Paula Raposo-Rivas, Manuela |
author_role |
author |
author2 |
Raposo-Rivas, Manuela |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Quadros-Flores, Paula Raposo-Rivas, Manuela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias da Informação e da Comunicação Information and Communication Technologies Identidade profissional docente Renovação pedagógica Prática em sala de aula Inovação Professional teacher identity Pedagogical renewal Classroom practice Innovation |
topic |
Tecnologias da Informação e da Comunicação Information and Communication Technologies Identidade profissional docente Renovação pedagógica Prática em sala de aula Inovação Professional teacher identity Pedagogical renewal Classroom practice Innovation |
description |
A inclusão de Tecnologias da Informação e da Comunicação na educação impulsionou uma dinâmica de reconstrução de paradigma com impacto na identidade profissional docente, pelo que urge refletir sobre as implicações nos modos de ensinar, compreendendo como as escolas estão a responder à integração das TIC, e como os professores têm renovado as suas práticas. A informação apresentada faz parte de um estudo realizado numa região de Portugal, envolvendo cerca de 2000 professores do 1º Ciclo do Ensino Básico. Foram aplicados dois questionários: um para compreender a relação com a tecnologia nas práticas pedagógicas e outro centrado nas boas práticas. Os resultados mostram que existe uma dinâmica que impulsiona um movimento positivo na utilização de ferramentas digitais à qual os professores e escola começam a responder. Também que a inclusão de tecnologias digitais desenha etapas para a recriação pedagógica, pelo que existem escolas e professores ainda num patamar básico de descoberta adaptando a metodologia tradicional aos novos recursos e outros, já numa etapa de mudança, de recriação de práticas educativas com novas metodologias. Conclui-se uma visão clara da necessidade de renovação da identidade profissional docente na era digital. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2017-01-01T00:00:00Z 2019-01-03T14:06:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/12485 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/12485 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2530-4550 10.24310/RevPracticumrep.v2i2.9855 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131421139271680 |