Um exemplo de trabalho fundado na participação das crianças
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/7085 |
Resumo: | A primeira infância é uma etapa fundamental para o desenvolvimento da criança. É nela que constrói as bases do seu futuro, os alicerces da sua personalidade e tem os primeiros contactos com o mundo exterior e com a sociedade. Assim, a Educação Pré-Escolar e o Educador de Infância podem ser muito relevantes para a educação da criança. Desenvolve-se de forma complementar à acção educativa da família, trabalhando em cooperação com a mesma, com o objectivo de favorecer o desenvolvimento saudável da criança, tornando-a num ser da nossa sociedade autónomo, responsável e livre. O presente relatório final de estágio, tem como objectivo dar a conhecer a minha prática pedagógica no contexto Pré-Escolar do Jardim de Infância das Árvores com um grupo de vinte crianças. Com este trabalho pretendi explicitar um conjunto de objectivos que iam no sentido de motivar as crianças para a aprendizagem, tendo em vista a participação activa de todas e com isso o seu desenvolvimento integral, tornando possível desenvolver nelas sobretudo um conjunto de atitudes favorecedoras da sua formação pessoal e social. |
id |
RCAP_a41d8213110ca7ca91154a0fbe231ba3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utad.pt:10348/7085 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Um exemplo de trabalho fundado na participação das criançasPrática pedagógicaEducação pré-escolarEducadores de infânciaA primeira infância é uma etapa fundamental para o desenvolvimento da criança. É nela que constrói as bases do seu futuro, os alicerces da sua personalidade e tem os primeiros contactos com o mundo exterior e com a sociedade. Assim, a Educação Pré-Escolar e o Educador de Infância podem ser muito relevantes para a educação da criança. Desenvolve-se de forma complementar à acção educativa da família, trabalhando em cooperação com a mesma, com o objectivo de favorecer o desenvolvimento saudável da criança, tornando-a num ser da nossa sociedade autónomo, responsável e livre. O presente relatório final de estágio, tem como objectivo dar a conhecer a minha prática pedagógica no contexto Pré-Escolar do Jardim de Infância das Árvores com um grupo de vinte crianças. Com este trabalho pretendi explicitar um conjunto de objectivos que iam no sentido de motivar as crianças para a aprendizagem, tendo em vista a participação activa de todas e com isso o seu desenvolvimento integral, tornando possível desenvolver nelas sobretudo um conjunto de atitudes favorecedoras da sua formação pessoal e social.Early childhood is a critical step in the development of the child. It is there that the child builds the foundation of his future, the foundations of his personality and has the first contact with the outside world and society. Thus, the Pre-School and kindergarten teacher are important for the child`s education. The Pre-School, the first step of teaching the child, must be complementary to the educational activities of the family and work cooperatively with the same, with aim of promoting the healthy development of children, making them autonomous, responsible and free. This final report stage, aims to inform about my teaching practice in a Preschool context with a group of twenty children. This Pre-School work aims to achieve a set of objectives that were to motivate children for learning, with a view to active participation of all and thus make it possible to develop in them a set of attitudes that favor their personal and social education.2016-12-14T10:28:38Z2016-12-14T00:00:00Z2016-12-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/7085porMagalhães, Ana Patrícia Queirósinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:34:49Zoai:repositorio.utad.pt:10348/7085Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:01:06.095678Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um exemplo de trabalho fundado na participação das crianças |
title |
Um exemplo de trabalho fundado na participação das crianças |
spellingShingle |
Um exemplo de trabalho fundado na participação das crianças Magalhães, Ana Patrícia Queirós Prática pedagógica Educação pré-escolar Educadores de infância |
title_short |
Um exemplo de trabalho fundado na participação das crianças |
title_full |
Um exemplo de trabalho fundado na participação das crianças |
title_fullStr |
Um exemplo de trabalho fundado na participação das crianças |
title_full_unstemmed |
Um exemplo de trabalho fundado na participação das crianças |
title_sort |
Um exemplo de trabalho fundado na participação das crianças |
author |
Magalhães, Ana Patrícia Queirós |
author_facet |
Magalhães, Ana Patrícia Queirós |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Magalhães, Ana Patrícia Queirós |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prática pedagógica Educação pré-escolar Educadores de infância |
topic |
Prática pedagógica Educação pré-escolar Educadores de infância |
description |
A primeira infância é uma etapa fundamental para o desenvolvimento da criança. É nela que constrói as bases do seu futuro, os alicerces da sua personalidade e tem os primeiros contactos com o mundo exterior e com a sociedade. Assim, a Educação Pré-Escolar e o Educador de Infância podem ser muito relevantes para a educação da criança. Desenvolve-se de forma complementar à acção educativa da família, trabalhando em cooperação com a mesma, com o objectivo de favorecer o desenvolvimento saudável da criança, tornando-a num ser da nossa sociedade autónomo, responsável e livre. O presente relatório final de estágio, tem como objectivo dar a conhecer a minha prática pedagógica no contexto Pré-Escolar do Jardim de Infância das Árvores com um grupo de vinte crianças. Com este trabalho pretendi explicitar um conjunto de objectivos que iam no sentido de motivar as crianças para a aprendizagem, tendo em vista a participação activa de todas e com isso o seu desenvolvimento integral, tornando possível desenvolver nelas sobretudo um conjunto de atitudes favorecedoras da sua formação pessoal e social. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-14T10:28:38Z 2016-12-14T00:00:00Z 2016-12-14 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10348/7085 |
url |
http://hdl.handle.net/10348/7085 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137095215742976 |