Um exemplo de trabalho fundado na participação das crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magalhães, Ana Patrícia Queirós
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/7085
Resumo: A primeira infância é uma etapa fundamental para o desenvolvimento da criança. É nela que constrói as bases do seu futuro, os alicerces da sua personalidade e tem os primeiros contactos com o mundo exterior e com a sociedade. Assim, a Educação Pré-Escolar e o Educador de Infância podem ser muito relevantes para a educação da criança. Desenvolve-se de forma complementar à acção educativa da família, trabalhando em cooperação com a mesma, com o objectivo de favorecer o desenvolvimento saudável da criança, tornando-a num ser da nossa sociedade autónomo, responsável e livre. O presente relatório final de estágio, tem como objectivo dar a conhecer a minha prática pedagógica no contexto Pré-Escolar do Jardim de Infância das Árvores com um grupo de vinte crianças. Com este trabalho pretendi explicitar um conjunto de objectivos que iam no sentido de motivar as crianças para a aprendizagem, tendo em vista a participação activa de todas e com isso o seu desenvolvimento integral, tornando possível desenvolver nelas sobretudo um conjunto de atitudes favorecedoras da sua formação pessoal e social.
id RCAP_a41d8213110ca7ca91154a0fbe231ba3
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/7085
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Um exemplo de trabalho fundado na participação das criançasPrática pedagógicaEducação pré-escolarEducadores de infânciaA primeira infância é uma etapa fundamental para o desenvolvimento da criança. É nela que constrói as bases do seu futuro, os alicerces da sua personalidade e tem os primeiros contactos com o mundo exterior e com a sociedade. Assim, a Educação Pré-Escolar e o Educador de Infância podem ser muito relevantes para a educação da criança. Desenvolve-se de forma complementar à acção educativa da família, trabalhando em cooperação com a mesma, com o objectivo de favorecer o desenvolvimento saudável da criança, tornando-a num ser da nossa sociedade autónomo, responsável e livre. O presente relatório final de estágio, tem como objectivo dar a conhecer a minha prática pedagógica no contexto Pré-Escolar do Jardim de Infância das Árvores com um grupo de vinte crianças. Com este trabalho pretendi explicitar um conjunto de objectivos que iam no sentido de motivar as crianças para a aprendizagem, tendo em vista a participação activa de todas e com isso o seu desenvolvimento integral, tornando possível desenvolver nelas sobretudo um conjunto de atitudes favorecedoras da sua formação pessoal e social.Early childhood is a critical step in the development of the child. It is there that the child builds the foundation of his future, the foundations of his personality and has the first contact with the outside world and society. Thus, the Pre-School and kindergarten teacher are important for the child`s education. The Pre-School, the first step of teaching the child, must be complementary to the educational activities of the family and work cooperatively with the same, with aim of promoting the healthy development of children, making them autonomous, responsible and free. This final report stage, aims to inform about my teaching practice in a Preschool context with a group of twenty children. This Pre-School work aims to achieve a set of objectives that were to motivate children for learning, with a view to active participation of all and thus make it possible to develop in them a set of attitudes that favor their personal and social education.2016-12-14T10:28:38Z2016-12-14T00:00:00Z2016-12-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/7085porMagalhães, Ana Patrícia Queirósinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:34:49Zoai:repositorio.utad.pt:10348/7085Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:01:06.095678Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Um exemplo de trabalho fundado na participação das crianças
title Um exemplo de trabalho fundado na participação das crianças
spellingShingle Um exemplo de trabalho fundado na participação das crianças
Magalhães, Ana Patrícia Queirós
Prática pedagógica
Educação pré-escolar
Educadores de infância
title_short Um exemplo de trabalho fundado na participação das crianças
title_full Um exemplo de trabalho fundado na participação das crianças
title_fullStr Um exemplo de trabalho fundado na participação das crianças
title_full_unstemmed Um exemplo de trabalho fundado na participação das crianças
title_sort Um exemplo de trabalho fundado na participação das crianças
author Magalhães, Ana Patrícia Queirós
author_facet Magalhães, Ana Patrícia Queirós
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Magalhães, Ana Patrícia Queirós
dc.subject.por.fl_str_mv Prática pedagógica
Educação pré-escolar
Educadores de infância
topic Prática pedagógica
Educação pré-escolar
Educadores de infância
description A primeira infância é uma etapa fundamental para o desenvolvimento da criança. É nela que constrói as bases do seu futuro, os alicerces da sua personalidade e tem os primeiros contactos com o mundo exterior e com a sociedade. Assim, a Educação Pré-Escolar e o Educador de Infância podem ser muito relevantes para a educação da criança. Desenvolve-se de forma complementar à acção educativa da família, trabalhando em cooperação com a mesma, com o objectivo de favorecer o desenvolvimento saudável da criança, tornando-a num ser da nossa sociedade autónomo, responsável e livre. O presente relatório final de estágio, tem como objectivo dar a conhecer a minha prática pedagógica no contexto Pré-Escolar do Jardim de Infância das Árvores com um grupo de vinte crianças. Com este trabalho pretendi explicitar um conjunto de objectivos que iam no sentido de motivar as crianças para a aprendizagem, tendo em vista a participação activa de todas e com isso o seu desenvolvimento integral, tornando possível desenvolver nelas sobretudo um conjunto de atitudes favorecedoras da sua formação pessoal e social.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-14T10:28:38Z
2016-12-14T00:00:00Z
2016-12-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/7085
url http://hdl.handle.net/10348/7085
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137095215742976