Um estudo da androginia e a sua influ?ncia no design de produtos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11960/2460 |
Resumo: | A presente investiga??o foi desenvolvida a partir de estudos de Androginia e a sua influ?ncia em design de produtos sem g?nero. Com esta pesquisa, apoiada em revis?o da literatura e trabalhos de investiga??o, inqu?rito explorat?rio e estudos de caso, aprofundaram-se e compreenderam-se quest?es relacionadas com a identidade do indiv?duo, nomeadamente, aquelas relacionadas com a express?o de g?nero, bem como a interpreta??o da a??o social e cultural na forma??o da Identidade Andr?gina. Reservado este quadro te?rico de refer?ncia, foi poss?vel identificar e analisar produtos concebidos sob a influ?ncia do conceito sem g?nero e a sua respetiva defini??o. Os casos que se enquadram no objeto de estudo revelam uma diversidade de abordagens que se consideram, por vezes, mais pautadas por argumentos comerciais e menos por uma honesta preocupa??o com quest?es de g?nero e a sua influ?ncia nos atributos do produto. Neste sentido, pensa-se que existe uma oportunidade para investigar mais sobre o assunto com o objetivo de, no m?nimo, dar visibilidade ? tem?tica enquadrada pelos prop?sitos do Design. Posto isto, e com base em informa??es recolhidas relativamente a necessidades e limita??es encontradas pelo p?blico alvo, procedeu-se ao desenvolvimento e execu??o de dois projetos de design de produto sem g?nero. Os resultados finais de todo o processo de investiga??o indicam que persistem ainda barreiras sociais que limitam a correta propaga??o e divulga??o do tema em quest?o. Est?o ainda muitos fatores por explorar, cruciais na cria??o de experi?ncias positivas e significativas para nichos que n?o se enquadrem no mercado padr?o. |
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Um estudo da androginia e a sua influ?ncia no design de produtosAndroginiaDesign inclusivoProdutos sem g?neroExpress?o de g?neroIdentidadeAndrogynyInclusive designGenderless productsGender expressionIdentityA presente investiga??o foi desenvolvida a partir de estudos de Androginia e a sua influ?ncia em design de produtos sem g?nero. Com esta pesquisa, apoiada em revis?o da literatura e trabalhos de investiga??o, inqu?rito explorat?rio e estudos de caso, aprofundaram-se e compreenderam-se quest?es relacionadas com a identidade do indiv?duo, nomeadamente, aquelas relacionadas com a express?o de g?nero, bem como a interpreta??o da a??o social e cultural na forma??o da Identidade Andr?gina. Reservado este quadro te?rico de refer?ncia, foi poss?vel identificar e analisar produtos concebidos sob a influ?ncia do conceito sem g?nero e a sua respetiva defini??o. Os casos que se enquadram no objeto de estudo revelam uma diversidade de abordagens que se consideram, por vezes, mais pautadas por argumentos comerciais e menos por uma honesta preocupa??o com quest?es de g?nero e a sua influ?ncia nos atributos do produto. Neste sentido, pensa-se que existe uma oportunidade para investigar mais sobre o assunto com o objetivo de, no m?nimo, dar visibilidade ? tem?tica enquadrada pelos prop?sitos do Design. Posto isto, e com base em informa??es recolhidas relativamente a necessidades e limita??es encontradas pelo p?blico alvo, procedeu-se ao desenvolvimento e execu??o de dois projetos de design de produto sem g?nero. Os resultados finais de todo o processo de investiga??o indicam que persistem ainda barreiras sociais que limitam a correta propaga??o e divulga??o do tema em quest?o. Est?o ainda muitos fatores por explorar, cruciais na cria??o de experi?ncias positivas e significativas para nichos que n?o se enquadrem no mercado padr?o.This research work results from Androgyny studies and its influence on genderless product design. With the development of this research, supported by literature review and research works, survey and case studies, issues related to the identity of the individual were deeply studied and understood, namely those related to gender expression, as well as the interpretation of social and cultural action in Androgynous Identity formation. Bearing in mind this theoretical framework, it was possible to identify and analyse products designed under the influence of genderless concept and its definition. The few cases that fit within the scope of the study reveal a diversity of approaches that are considered to be more based on commercial arguments than on an honest concern with gender issues and their influence on the characteristics of the product. Therefore, it is thought that there is an opportunity to investigate more about the subject at least in order to highlight the theme framed by the purposes of Design. Based on information collected and related to the needs and limitations pointed out by the target audience, the work was developed and resulted in two genderless product design projects. The final results of the entire investigation process indicate that there are still social barriers that limit the correct propagation and dissemination of androgyny's topic. There are still many factors to be explored, crucial in creating positive and meaningful experiences for niches that do not fit the standard market.2020-12-09T11:57:12Z2021-11-20T00:00:00Z2020-11-20T00:00:00Z2020-11-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/2460TID:202546390porFerreira, Ana Catarina Carvalhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-11T07:14:05Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/2460Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:43:54.414686Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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A presente investiga??o foi desenvolvida a partir de estudos de Androginia e a sua influ?ncia em design de produtos sem g?nero. Com esta pesquisa, apoiada em revis?o da literatura e trabalhos de investiga??o, inqu?rito explorat?rio e estudos de caso, aprofundaram-se e compreenderam-se quest?es relacionadas com a identidade do indiv?duo, nomeadamente, aquelas relacionadas com a express?o de g?nero, bem como a interpreta??o da a??o social e cultural na forma??o da Identidade Andr?gina. Reservado este quadro te?rico de refer?ncia, foi poss?vel identificar e analisar produtos concebidos sob a influ?ncia do conceito sem g?nero e a sua respetiva defini??o. Os casos que se enquadram no objeto de estudo revelam uma diversidade de abordagens que se consideram, por vezes, mais pautadas por argumentos comerciais e menos por uma honesta preocupa??o com quest?es de g?nero e a sua influ?ncia nos atributos do produto. Neste sentido, pensa-se que existe uma oportunidade para investigar mais sobre o assunto com o objetivo de, no m?nimo, dar visibilidade ? tem?tica enquadrada pelos prop?sitos do Design. Posto isto, e com base em informa??es recolhidas relativamente a necessidades e limita??es encontradas pelo p?blico alvo, procedeu-se ao desenvolvimento e execu??o de dois projetos de design de produto sem g?nero. Os resultados finais de todo o processo de investiga??o indicam que persistem ainda barreiras sociais que limitam a correta propaga??o e divulga??o do tema em quest?o. Est?o ainda muitos fatores por explorar, cruciais na cria??o de experi?ncias positivas e significativas para nichos que n?o se enquadrem no mercado padr?o. |
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