Um estudo da androginia e a sua influ?ncia no design de produtos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Ana Catarina Carvalho
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2460
Resumo: A presente investiga??o foi desenvolvida a partir de estudos de Androginia e a sua influ?ncia em design de produtos sem g?nero. Com esta pesquisa, apoiada em revis?o da literatura e trabalhos de investiga??o, inqu?rito explorat?rio e estudos de caso, aprofundaram-se e compreenderam-se quest?es relacionadas com a identidade do indiv?duo, nomeadamente, aquelas relacionadas com a express?o de g?nero, bem como a interpreta??o da a??o social e cultural na forma??o da Identidade Andr?gina. Reservado este quadro te?rico de refer?ncia, foi poss?vel identificar e analisar produtos concebidos sob a influ?ncia do conceito sem g?nero e a sua respetiva defini??o. Os casos que se enquadram no objeto de estudo revelam uma diversidade de abordagens que se consideram, por vezes, mais pautadas por argumentos comerciais e menos por uma honesta preocupa??o com quest?es de g?nero e a sua influ?ncia nos atributos do produto. Neste sentido, pensa-se que existe uma oportunidade para investigar mais sobre o assunto com o objetivo de, no m?nimo, dar visibilidade ? tem?tica enquadrada pelos prop?sitos do Design. Posto isto, e com base em informa??es recolhidas relativamente a necessidades e limita??es encontradas pelo p?blico alvo, procedeu-se ao desenvolvimento e execu??o de dois projetos de design de produto sem g?nero. Os resultados finais de todo o processo de investiga??o indicam que persistem ainda barreiras sociais que limitam a correta propaga??o e divulga??o do tema em quest?o. Est?o ainda muitos fatores por explorar, cruciais na cria??o de experi?ncias positivas e significativas para nichos que n?o se enquadrem no mercado padr?o.
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