Recursos multimedia como estratégia para reduzir a indisciplina na escola : produção de digital storytelling

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Catarina Maria Cautelas
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/2305
Resumo: Dissertação de Mestrado em Comunicação Educacional Multimédia apresentada à Universidade Aberta
id RCAP_a43a83262c41680e6985325f1039cce0
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/2305
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Recursos multimedia como estratégia para reduzir a indisciplina na escola : produção de digital storytellingEducaçãoInovações educativasTecnologia digitalRecursos educacionaisComunicação multimédiaAprendizagemIndisciplineDigital storytellingInnovationKnowledgeDissertação de Mestrado em Comunicação Educacional Multimédia apresentada à Universidade AbertaEste projeto tem origem nas dificuldades sentidas na motivação dos alunos numa escola em que o contexto é muito complexo, em que a fraca expetativa das famílias face à escola potencia o desinteresse de um elevado número de alunos e a ocorrência de comportamentos desadequados e de situações de indisciplina, dificultando a construção de projetos de vida. Neste contexto, pretendemos investigar se os recursos multimédia, nomeadamente a produção de DST – Digital Storytelling – podem ajudar os jovens a construir os seus próprios projetos de vida e, deste modo, contribuir para a redução da indisciplina e do insucesso escolar. Partindo do pressuposto de que a motivação é fundamental para que o aluno possa aprender e construir conhecimento, consideramos que a utilização de recursos multimédia pode favorecer um maior envolvimento no processo de ensinoaprendizagem e melhores desempenhos académicos. Para tal, procedemos à realização de um projeto numa escola TEIP – Território Educativo de Intervenção Prioritária – em que cada aluno desenvolveu o seu próprio filme, baseado nas suas histórias de vida. Assumimos uma investigação de natureza qualitativa/interpretativa tendo sido utilizada como metodologia a investigação-ação. Os instrumentos de recolha de dados incluíram a observação com registo em diário de bordo da professora investigadora, questionários aplicados aos estudantes, entrevistas a estes, ao diretor da escola e à diretora de turma,documentos oficiais e os filmes produzidos pelos alunos. Da análise dos resultados obtidos, e após a avaliação dos recursos multimédia produzidos, foram retiradas algumas conclusões e apresentadas sugestões de práticas de ensino-aprendizagem. Os resultados foram globalmente positivos e bastante animadores no sentido em que promoveram a qualidade das práticas educativas, valorizando as atitudes, a capacidade de descoberta e de inovação e o pensamento reflexivo.This project has origin from the difficulties felt in motivating students in a school where the context is very complex and that the low expectation of poor families towards the school encourages the indifference of a large number of students and the occurrence of inappropriate behavior and instances of indiscipline, making the construction of life projects harder. In this context, we aim to investigate whether the multimedia resources, including the production of DST - Digital Storytelling - can help young people build their own life projects and thus contribute to the reduction of disorderly behaviors and school failure. On the assumption that motivation is essential for the student to learn and build knowledge, we believe that the use of multimedia resources can encorage a greater involvement in the teaching-learning process and better academic performance. To do this, we proceed to carry out a project in a school TEIP - Priority Intervention Educational Planning - in which each student develop their own films, based on their life stories. We assumed a qualitative research / interpretive methodology was used as a researchaction. The data collection instruments included observation with the record in the logbook, the teacher researcher, questionnaires to students, these interviews, the school principal and director of the group, official documents and films produced by students. From the analysis of the results obtained, and after evaluation of multimedia resources produced, it were taken some conclusions and suggestions for teaching-learning practices. The results were generally positive and very encouraging in that it promoted the quality of the educational practices, highlighting the attitudes, the ability of discovery, innovation and reflective thinking.Oliveira, IsolinaRepositório AbertoAndrade, Catarina Maria Cautelas2012-12-18T11:09:04Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/2305porAndrade, Catarina Maria Cautelas - Recursos multimedia como estratégia para reduzir a indisciplina na escola [Em linha] : produção de digital storytelling. Lisboa : [s.n.], 2012. X, 134 p.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:15:45Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/2305Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:43:50.957522Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Recursos multimedia como estratégia para reduzir a indisciplina na escola : produção de digital storytelling
title Recursos multimedia como estratégia para reduzir a indisciplina na escola : produção de digital storytelling
spellingShingle Recursos multimedia como estratégia para reduzir a indisciplina na escola : produção de digital storytelling
Andrade, Catarina Maria Cautelas
Educação
Inovações educativas
Tecnologia digital
Recursos educacionais
Comunicação multimédia
Aprendizagem
Indiscipline
Digital storytelling
Innovation
Knowledge
title_short Recursos multimedia como estratégia para reduzir a indisciplina na escola : produção de digital storytelling
title_full Recursos multimedia como estratégia para reduzir a indisciplina na escola : produção de digital storytelling
title_fullStr Recursos multimedia como estratégia para reduzir a indisciplina na escola : produção de digital storytelling
title_full_unstemmed Recursos multimedia como estratégia para reduzir a indisciplina na escola : produção de digital storytelling
title_sort Recursos multimedia como estratégia para reduzir a indisciplina na escola : produção de digital storytelling
author Andrade, Catarina Maria Cautelas
author_facet Andrade, Catarina Maria Cautelas
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Isolina
Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Catarina Maria Cautelas
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Inovações educativas
Tecnologia digital
Recursos educacionais
Comunicação multimédia
Aprendizagem
Indiscipline
Digital storytelling
Innovation
Knowledge
topic Educação
Inovações educativas
Tecnologia digital
Recursos educacionais
Comunicação multimédia
Aprendizagem
Indiscipline
Digital storytelling
Innovation
Knowledge
description Dissertação de Mestrado em Comunicação Educacional Multimédia apresentada à Universidade Aberta
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-18T11:09:04Z
2012
2012-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/2305
url http://hdl.handle.net/10400.2/2305
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Andrade, Catarina Maria Cautelas - Recursos multimedia como estratégia para reduzir a indisciplina na escola [Em linha] : produção de digital storytelling. Lisboa : [s.n.], 2012. X, 134 p.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135006521556992