Ensino remoto emergencial na educação básica brasileira e portuguesa: a perspetiva dos docentes, tempos e espaços em educação
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/10280 |
Resumo: | O impacto causado pela pandemia da COVID-19 levou ao encerramento de escolas por todo o mundo. Ministérios, governos estaduais, organismos públicos e privados viram-se repentinamente obrigados a converter todo o processo educativo para que milhões de estudantes continuassem os seus processos formativos a partir de suas casas. Do presencial transitou-se para o online, na forma de um ensino remoto de emergência, desafiando professores a repensarem metodologias e práticas pedagógicas, procurando desenvolver situações de aprendizagem em ambientes digitais. Este artigo, baseado numa análise exploratória, procura compreender como foi realizada essa transição do regime presencial para o regime digital na educação básica portuguesa e brasileira, nomeadamente no que diz respeito à preparação dos professores e das suas escolas. As respostas obtidas através da aplicação de um inquérito por questionário a 300 professores permitem um olhar sobre semelhanças e diferenças na abordagem à promoção de uma educação de qualidade em tempos de pandemia. |
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Ensino remoto emergencial na educação básica brasileira e portuguesa: a perspetiva dos docentes, tempos e espaços em educaçãoEducação básicaEnsino remoto emergencialCOVID-19Competência digital docenteSecondary educationEmergency remote educationTeacher digital competenceODS::04:Educação de QualidadeODS::10:Reduzir as DesigualdadesO impacto causado pela pandemia da COVID-19 levou ao encerramento de escolas por todo o mundo. Ministérios, governos estaduais, organismos públicos e privados viram-se repentinamente obrigados a converter todo o processo educativo para que milhões de estudantes continuassem os seus processos formativos a partir de suas casas. Do presencial transitou-se para o online, na forma de um ensino remoto de emergência, desafiando professores a repensarem metodologias e práticas pedagógicas, procurando desenvolver situações de aprendizagem em ambientes digitais. Este artigo, baseado numa análise exploratória, procura compreender como foi realizada essa transição do regime presencial para o regime digital na educação básica portuguesa e brasileira, nomeadamente no que diz respeito à preparação dos professores e das suas escolas. As respostas obtidas através da aplicação de um inquérito por questionário a 300 professores permitem um olhar sobre semelhanças e diferenças na abordagem à promoção de uma educação de qualidade em tempos de pandemia.The impact of the COVID-19 pandemic has led to the closure of schools around the world. Ministries, state governments, public and private bodies were suddenly forced to convert the entire educational process in order to seek that millions of students continue their training processes from their homes. From face-to-face, it transited to online, in the form of remote emergency teaching, and challenged teachers to rethink methodologies and pedagogical practices, in an attempt to develop learning situations in digital environments. This article, based on an exploratory analysis, seeks to understand how this transition from face-to-face to digital regime was carried out in Portuguese and Brazilian basic education, namely with regard to the preparation of both teachers and their schools. The answers obtained through the application of a questionnaire survey to 300 teachers allowed a perception of similarities and differences in the approach to promoting quality education in times of a pandemic.Repositório AbertoTrindade, Sara DiasCorreia, Joana DuarteHenriques, Susana2020-12-14T11:54:57Z20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/10280porDias-Trindade, S., Correia, J. D., Henriques, S., (2020). Ensino Remoto emergencial na educação básica brasileira e portuguesa: a perspetiva dos docentes, Tempos e Espaços em Educação, 3(32). DOI: 10.20952/revtee.v13i32.144262358-142510.20952/revtee.v13i32.14426info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:34:43Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/10280Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:49:55.031325Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Dias-Trindade, S., Correia, J. D., Henriques, S., (2020). Ensino Remoto emergencial na educação básica brasileira e portuguesa: a perspetiva dos docentes, Tempos e Espaços em Educação, 3(32). DOI: 10.20952/revtee.v13i32.14426 2358-1425 10.20952/revtee.v13i32.14426 |
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