Uma aplicação das técnicas de realidade virtual não-imersiva na visualização e corte de superfícies

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Eunice Pereira dos Santos
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27059
http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2002.22
Resumo: O presente trabalho tem como finalidade demonstrar a potencialidade do uso das técnicas de Realidade Virtual (RV) não-imersiva no processo de ensino/aprendizagem, baseado em computador, através do desenvolvimento de ambientes virtuais educacionais. Esta pesquisa visa providenciar uma forma de interação homem-máquina que seja mais familiar e motivadora ao usuário, dentro do contexto estudado. Tem por objetivo principal apresentar técnicas alternativas que permitem atualizar os objetos virtuais por meio de manipulação direta nesses objetos, em vez de enviar parâmetros ao mundo virtual para modificá-los. A fim de avaliar as técnicas propostas, foi desenvolvido, como estudo de caso, um sistema protótipo capaz de permitir que o usuário visualize e interaja com superfícies dentro de um ambiente virtual, realizando cortes, através de planos, nessas superfícies. Para obter o nível de interação proposto nesse sistema, este trabalho de pesquisa identificou a necessidade de integrar a linguagem VRML à linguagem JavaScript, buscando explorar os aspectos positivos de ambas as linguagens. Após disponibilizar o sistema para potenciais usuários, estes puderam realizar alguns experimentos e identificaram que as técnicas propostas auxiliam, de forma satisfatória, no processo de aprendizado da visualização de superfícies oriundas de cortes em 3D, graças ao uso das técnicas de RV propostas.
id UFU_d0c286bb443c349aa35186284f5838da
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/27059
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling Uma aplicação das técnicas de realidade virtual não-imersiva na visualização e corte de superfíciesAn application of non-immersive virtual reality techniques for surface visualization and cuttingTécnicas de realidade virtualHomem-máquinaSistema protótipoMundo virtualCNPQ::ENGENHARIASO presente trabalho tem como finalidade demonstrar a potencialidade do uso das técnicas de Realidade Virtual (RV) não-imersiva no processo de ensino/aprendizagem, baseado em computador, através do desenvolvimento de ambientes virtuais educacionais. Esta pesquisa visa providenciar uma forma de interação homem-máquina que seja mais familiar e motivadora ao usuário, dentro do contexto estudado. Tem por objetivo principal apresentar técnicas alternativas que permitem atualizar os objetos virtuais por meio de manipulação direta nesses objetos, em vez de enviar parâmetros ao mundo virtual para modificá-los. A fim de avaliar as técnicas propostas, foi desenvolvido, como estudo de caso, um sistema protótipo capaz de permitir que o usuário visualize e interaja com superfícies dentro de um ambiente virtual, realizando cortes, através de planos, nessas superfícies. Para obter o nível de interação proposto nesse sistema, este trabalho de pesquisa identificou a necessidade de integrar a linguagem VRML à linguagem JavaScript, buscando explorar os aspectos positivos de ambas as linguagens. Após disponibilizar o sistema para potenciais usuários, estes puderam realizar alguns experimentos e identificaram que as técnicas propostas auxiliam, de forma satisfatória, no processo de aprendizado da visualização de superfícies oriundas de cortes em 3D, graças ao uso das técnicas de RV propostas.Dissertação (Mestrado)O presente trabalho tem como finalidade demonstrar a potencialidade do uso das técnicas de Realidade Virtual (RV) não-imersiva no processo de ensino/aprendizagem, baseado em computador, através do desenvolvimento de ambientes virtuais educacionais. Esta pesquisa visa providenciar uma forma de interação homem-máquina que seja mais familiar e motivadora ao usuário, dentro do contexto estudado. Tem por objetivo principal apresentar técnicas alternativas que permitem atualizar os objetos virtuais por meio de manipulação direta nesses objetos, em vez de enviar parâmetros ao mundo virtual para modificá-los. A fim de avaliar as técnicas propostas, foi desenvolvido, como estudo de caso, um sistema protótipo capaz de permitir que o usuário visualize e interaja com superfícies dentro de um ambiente virtual, realizando cortes, através de planos, nessas superfícies. Para obter o nível de interação proposto nesse sistema, este trabalho de pesquisa identificou a necessidade de integrar a linguagem VRML à linguagem JavaScript, buscando explorar os aspectos positivos de ambas as linguagens. Após disponibilizar o sistema para potenciais usuários, estes puderam realizar alguns experimentos e identificaram que as técnicas propostas auxiliam, de forma satisfatória, no processo de aprendizado da visualização de superfícies oriundas de cortes em 3D, graças ao uso das técnicas de RV propostas.Universidade Federal de UberlândiaBrasilPrograma de Pós-graduação em Engenharia ElétricaCardoso, Alexandrehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&id=K4701222P0Lamounier Júnior, Edgard Afonsohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797895D6Guliato, DeniseTori, RomeroNunes, Eunice Pereira dos Santos2019-09-26T12:49:48Z2019-09-26T12:49:48Z2002info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfNUNES, Eunice Pereira dos Santos. Uma aplicação das técnicas de realidade virtual não-imersiva na visualização e corte de superfícies. 2002. 133 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2002.22https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27059http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2002.22porAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United Stateshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2021-03-11T06:11:29Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/27059Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2021-03-11T06:11:29Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma aplicação das técnicas de realidade virtual não-imersiva na visualização e corte de superfícies
An application of non-immersive virtual reality techniques for surface visualization and cutting
title Uma aplicação das técnicas de realidade virtual não-imersiva na visualização e corte de superfícies
spellingShingle Uma aplicação das técnicas de realidade virtual não-imersiva na visualização e corte de superfícies
Nunes, Eunice Pereira dos Santos
Técnicas de realidade virtual
Homem-máquina
Sistema protótipo
Mundo virtual
CNPQ::ENGENHARIAS
title_short Uma aplicação das técnicas de realidade virtual não-imersiva na visualização e corte de superfícies
title_full Uma aplicação das técnicas de realidade virtual não-imersiva na visualização e corte de superfícies
title_fullStr Uma aplicação das técnicas de realidade virtual não-imersiva na visualização e corte de superfícies
title_full_unstemmed Uma aplicação das técnicas de realidade virtual não-imersiva na visualização e corte de superfícies
title_sort Uma aplicação das técnicas de realidade virtual não-imersiva na visualização e corte de superfícies
author Nunes, Eunice Pereira dos Santos
author_facet Nunes, Eunice Pereira dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cardoso, Alexandre
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&id=K4701222P0
Lamounier Júnior, Edgard Afonso
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797895D6
Guliato, Denise
Tori, Romero
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Eunice Pereira dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Técnicas de realidade virtual
Homem-máquina
Sistema protótipo
Mundo virtual
CNPQ::ENGENHARIAS
topic Técnicas de realidade virtual
Homem-máquina
Sistema protótipo
Mundo virtual
CNPQ::ENGENHARIAS
description O presente trabalho tem como finalidade demonstrar a potencialidade do uso das técnicas de Realidade Virtual (RV) não-imersiva no processo de ensino/aprendizagem, baseado em computador, através do desenvolvimento de ambientes virtuais educacionais. Esta pesquisa visa providenciar uma forma de interação homem-máquina que seja mais familiar e motivadora ao usuário, dentro do contexto estudado. Tem por objetivo principal apresentar técnicas alternativas que permitem atualizar os objetos virtuais por meio de manipulação direta nesses objetos, em vez de enviar parâmetros ao mundo virtual para modificá-los. A fim de avaliar as técnicas propostas, foi desenvolvido, como estudo de caso, um sistema protótipo capaz de permitir que o usuário visualize e interaja com superfícies dentro de um ambiente virtual, realizando cortes, através de planos, nessas superfícies. Para obter o nível de interação proposto nesse sistema, este trabalho de pesquisa identificou a necessidade de integrar a linguagem VRML à linguagem JavaScript, buscando explorar os aspectos positivos de ambas as linguagens. Após disponibilizar o sistema para potenciais usuários, estes puderam realizar alguns experimentos e identificaram que as técnicas propostas auxiliam, de forma satisfatória, no processo de aprendizado da visualização de superfícies oriundas de cortes em 3D, graças ao uso das técnicas de RV propostas.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002
2019-09-26T12:49:48Z
2019-09-26T12:49:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv NUNES, Eunice Pereira dos Santos. Uma aplicação das técnicas de realidade virtual não-imersiva na visualização e corte de superfícies. 2002. 133 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2002.22
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27059
http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2002.22
identifier_str_mv NUNES, Eunice Pereira dos Santos. Uma aplicação das técnicas de realidade virtual não-imersiva na visualização e corte de superfícies. 2002. 133 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2002.22
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27059
http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2002.22
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1813711338207182848