O impacto da perceção de Greenwashing na confiança verde e intenção de compra verde dos consumidores portugueses
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/41841 |
Resumo: | Como resposta à crescente preocupação dos consumidores com a deterioração ambiental e as alterações climáticas, a procura por produtos e serviços verdes tem vindo a crescer. Tem-se verificado igualmente um aumento da utilização de alegações ambientais como ferramenta de marketing, de forma a ganhar vantagem competitiva. A presente investigação procura analisar de que forma a perceção de greenwashing afeta a confiança verde e a intenção de compra verde dos consumidores portugueses. Em primeiro lugar, foi elaborada uma análise qualitativa documental sumária com o objetivo de identificar as tipologias e prevalência das práticas de greenwashing no setor do retalho português, através da recolha, categorização e exploração de 64 exemplos de alegações ambientais. A análise quantitativa foi elaborada com recurso dos dados recolhidos através de um questionário com 169 respostas válidas. Os resultados foram analisados com recurso à abordagem de Modelação de Equações Estruturais utilizando o algoritmo dos Mínimos Quadrados Parciais (PLS-SEM), através do software SmartPLS 3.0. Desta análise, conclui-se que a perceção de greenwashing tem uma influência negativa na confiança verde, mas o mesmo não se verifica na intenção de compra verde. Apesar disso, a confiança verde tem um impacto positivo na intenção de compra verde e, por sua vez, a preocupação verde tem um impacto positivo na perceção de greenwashing, confiança verde e intenção de compra verde. |
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O impacto da perceção de Greenwashing na confiança verde e intenção de compra verde dos consumidores portuguesesGreenwashingConfiança VerdeMarketing VerdeIntenção de Compra VerdePreocupação VerdeConsumidor VerdeDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoComo resposta à crescente preocupação dos consumidores com a deterioração ambiental e as alterações climáticas, a procura por produtos e serviços verdes tem vindo a crescer. Tem-se verificado igualmente um aumento da utilização de alegações ambientais como ferramenta de marketing, de forma a ganhar vantagem competitiva. A presente investigação procura analisar de que forma a perceção de greenwashing afeta a confiança verde e a intenção de compra verde dos consumidores portugueses. Em primeiro lugar, foi elaborada uma análise qualitativa documental sumária com o objetivo de identificar as tipologias e prevalência das práticas de greenwashing no setor do retalho português, através da recolha, categorização e exploração de 64 exemplos de alegações ambientais. A análise quantitativa foi elaborada com recurso dos dados recolhidos através de um questionário com 169 respostas válidas. Os resultados foram analisados com recurso à abordagem de Modelação de Equações Estruturais utilizando o algoritmo dos Mínimos Quadrados Parciais (PLS-SEM), através do software SmartPLS 3.0. Desta análise, conclui-se que a perceção de greenwashing tem uma influência negativa na confiança verde, mas o mesmo não se verifica na intenção de compra verde. Apesar disso, a confiança verde tem um impacto positivo na intenção de compra verde e, por sua vez, a preocupação verde tem um impacto positivo na perceção de greenwashing, confiança verde e intenção de compra verde.In response to growing concerns about environmental degradation and climate change, demand for green products and services has increased. The use of environmental claims as a marketing tool in order to gain competitive advantage has also increased. The purpose of this study is to investigate how perceptions of greenwashing influence Portuguese consumers’ green trust and green purchasing intention. First, a qualitative document analysis was conducted with the aim of identifying the typologies and prevalence of greenwashing practices in the Portuguese retail sector through the collection, categorization and study of 64 examples of environmental claims. The quantitative analysis was performed using data collected in a survey with 169 valid responses. Results were analyzed using the Partial least squares structural equation modeling method (PLS-SEM), and SmartPLS 3.0 software. From this analysis, we conclude that the greenwashing perception has a negative impact on green trust, but the same is not true for green purchase intention. Nonetheless, green trust has a positive influence on green purchase intention and, green concern in turn, has a positive influence on greenwashing perception, green trust and green purchase intention.Cruz, Ana PaulaRepositório ComumCunha, Maria Isabel Ferreira da2022-09-22T15:29:59Z2022-06-29T00:00:00Z2022-06-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/41841203065018porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-29T15:45:16Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/41841Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:10:28.340281Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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