Marketing verde ou greenwashing? um estudo sobre o comportamento do consumidor
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/11600/63258 |
Resumo: | O presente trabalho teve como objetivo analisar o comportamento do consumidor diante dos apelos falsos nas embalagens que caracterizam o greenwashing versus os apelos verdadeiros que caracterizam o marketing verde real. Como procedimento metodológico, o estudo se pautou numa abordagem hipotético-dedutiva, desempenhada em duas etapas. Em ambos os casos, os participantes foram expostos a estímulos contendo características do marketing verde ou do uso de greenwashing, foi empregado o procedimento between the subject, no qual cada participante só vê uma manipulação. A primeira etapa se caracterizou por uma abordagem de cunho qualitativo exploratório, utilizando-se de um programa de monitoramento ocular (eyetracker) para a análise de visualização e processamento dos estímulos junto a vinte participantes. Já a segunda etapa configurou uma abordagem quantitativa confirmatória, através um questionário para validação das hipóteses. Como principal contribuição, auxiliar-se-á no entendimento dos conceitos de marketing verde e os apelos mercadológicos falsos que caracterizam o greenwashing, contribuindo para o entendimento do comportamento do consumidor diante desses apelos. |
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Marketing verde ou greenwashing? um estudo sobre o comportamento do consumidorGreen marketing or greenwashing? a study on consumer behaviorMarketing verdeMarketing sustentávelGreenwashingComportamento do consumidorRótulosO presente trabalho teve como objetivo analisar o comportamento do consumidor diante dos apelos falsos nas embalagens que caracterizam o greenwashing versus os apelos verdadeiros que caracterizam o marketing verde real. Como procedimento metodológico, o estudo se pautou numa abordagem hipotético-dedutiva, desempenhada em duas etapas. Em ambos os casos, os participantes foram expostos a estímulos contendo características do marketing verde ou do uso de greenwashing, foi empregado o procedimento between the subject, no qual cada participante só vê uma manipulação. A primeira etapa se caracterizou por uma abordagem de cunho qualitativo exploratório, utilizando-se de um programa de monitoramento ocular (eyetracker) para a análise de visualização e processamento dos estímulos junto a vinte participantes. Já a segunda etapa configurou uma abordagem quantitativa confirmatória, através um questionário para validação das hipóteses. Como principal contribuição, auxiliar-se-á no entendimento dos conceitos de marketing verde e os apelos mercadológicos falsos que caracterizam o greenwashing, contribuindo para o entendimento do comportamento do consumidor diante desses apelos.The objective of this paper is to analyze the consumer behavior in face of false appeals on packaging, that characterize greenwashing, versus appeals that characterize real green marketing. As a methodological procedure, the study was based on a hypothetical-deductive approach, which was performed in two stages. In both cases, participants were exposed to stimuli containing characteristics of green marketing or the use of greenwashing, using the “between the subject” procedure, in which each participant only sees one manipulation. The first stage was characterized by an exploratory qualitative approach, using an eye tracking program (eyetracker) to analyze the visualization and processing of stimuli with twenty participants. The second stage configured a confirmatory quantitative approach, carrying out a questionnaire to validate the hypotheses. As a main contribution, it will help to understand the concepts of green marketing and the false marketing appeals that characterize greenwashing, contributing to the understanding of consumer behavior in face of these appeals.Não recebi financiamentoUniversidade Federal de São PauloAndreolli, Taís Pasquotto [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/4402149857270524http://lattes.cnpq.br/1617928122024432Cruz, Andressa da Silva [UNIFESP]2022-03-02T23:17:21Z2022-03-02T23:17:21Z2022-02-17info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion37 f.application/pdfCRUZ, Andressa da Silva. Marketing verde ou greenwashing? Um estudo sobre o comportamento do consumidor. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Universidade Federal de São Paulo, Escola Paulista de Política, Economia e Negócios, Osasco, 2022.https://hdl.handle.net/11600/63258porUniversidade Federal de São Pauloinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-07-26T17:51:40Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/63258Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-07-26T17:51:40Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
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