Marketing verde ou greenwashing? um estudo sobre o comportamento do consumidor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Andressa da Silva [UNIFESP]
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11600/63258
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo analisar o comportamento do consumidor diante dos apelos falsos nas embalagens que caracterizam o greenwashing versus os apelos verdadeiros que caracterizam o marketing verde real. Como procedimento metodológico, o estudo se pautou numa abordagem hipotético-dedutiva, desempenhada em duas etapas. Em ambos os casos, os participantes foram expostos a estímulos contendo características do marketing verde ou do uso de greenwashing, foi empregado o procedimento between the subject, no qual cada participante só vê uma manipulação. A primeira etapa se caracterizou por uma abordagem de cunho qualitativo exploratório, utilizando-se de um programa de monitoramento ocular (eyetracker) para a análise de visualização e processamento dos estímulos junto a vinte participantes. Já a segunda etapa configurou uma abordagem quantitativa confirmatória, através um questionário para validação das hipóteses. Como principal contribuição, auxiliar-se-á no entendimento dos conceitos de marketing verde e os apelos mercadológicos falsos que caracterizam o greenwashing, contribuindo para o entendimento do comportamento do consumidor diante desses apelos.
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