As possibilidades de intervenção psicológica em contexto institucional : o desenvolvimento psico-afectivo de crianças e jovens em risco

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Jessica Santos
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11067/2804
Resumo: Relatório de estágio realizado no âmbito do mestrado em Psicologia Clínica.
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spelling As possibilidades de intervenção psicológica em contexto institucional : o desenvolvimento psico-afectivo de crianças e jovens em riscoPsicologiaPsicologia clínicaIntervenção psicológicaAvaliação psicológicaConsulta psicológicaRelatório de estágio realizado no âmbito do mestrado em Psicologia Clínica.Exame público realizado em 20 de Junho de 2011.A conclusão do segundo ciclo de estudos em Psicologia implica a realização de um estágio curricular de 900 horas, que se concretiza na elaboração de um relatório final e respectiva defesa. O presente relatório incide sobre o estágio realizado no âmbito do Segundo Ano do Mestrado em Psicologia Clínica da Universidade Lusíada do Porto. As sessões de supervisão decorreram na Universidade com a Professora Doutora Ana Meireles e o estágio teve lugar no Centro Juvenil de Campanha (Pólo de Campanhã) sob a orientação do Dr. João Sobral com uma duração de 1200 horas. Neste sentido, o presente relatório pretende descrever o plano de acção executado, salientando as actividades dinamizadas, com os diferentes grupos que me foram propostos. Pretendo de modo sucinto, e por isso talvez limitado, descrever a experiência e o trabalho desenvolvido durante o estágio, potenciando uma perspectiva alargada sobre a intervenção psicológica em contexto institucional, bem como sobre a contribuição do Psicólogo Clínico numa instituição de acolhimento de crianças e jovens. Na primeira parte deste trabalho é feito um breve enquadramento acerca da institucionalização. Igualmente, e dada a importância de se compreender qual a dinâmica institucional presente (e que condiciona, inevitavelmente, quer as necessidades, quer as oportunidades de intervenção), não poderia deixar de descrever o contexto de estágio, Para tal, a primeira parte (das quatro que constituem este relatório) reporta-se à caracterização da Instituição, onde são descritas as suas valências e funcionamento, contextualizando ainda a realidade institucional dentro da sua história sócio- cultural. Pretende-se ainda, neste relatório, descrever as funções do psicólogo clínico, num contexto em que emerge a necessidade de maximizar as funções de qualquer profissional que trabalha com estas crianças e jovens. Assim, a segunda parte deste relatório destina-se a descrever o papel que o psicólogo clínico assume nesta instituição, face à sua população-alvo. Numa terceira e quarta parte, são descritas as actividades desenvolvidas quer ao nível da intervenção de grupo, quer ao nível da intervenção individual, Incluem-se neste capitulo, as abordagens teóricas que orientaram a conceptualização e respectiva intervenção nos casos clínicos apresentados, e que orientaram as intervenções desenvolvidas em grupo. Ainda no terceiro capítulo, inclui-se o Manual de Procedimentos em Caso de Maus-’Frntos que se reflectiu ainda numa acção de formação com os educadores. (Jessica Santos Silva)2017-02-13T11:35:07Z2017-02-132011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11067/2804http://hdl.handle.net/11067/2804pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Jessica Santosreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-04T01:51:31Zoai:repositorio.ulusiada.pt:11067/2804Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:28:39.403943Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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