A Parceria Global para a Educação no Twitter: análise das tendências e das agendas veiculadas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Rui da
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Oliveira, Joana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/13059
Resumo: O presente artigo analisa a utilização da rede social Twitter, enquanto plataforma, por organismos internacionais na mediação das políticas educativas. Para tal selecionou-se a Parceria Global pela Educação pelo papel preponderante que este fundo tem no apoio ao setor da educação aos países do Sul Global, em particular nos países da África Subsariana. Desta forma, investigou-se a conta oficial do Twitter da Parceria Global para a Educação (@GPforEducation), procurando analisar as tendências das publicações, mas também os utilizadores (indivíduos e instituições) mencionados e as agendas veiculadas, recorrendo à análise de conteúdo e à análise automática de frequência de palavras dos tweets utilizando o software NodeXL. O artigo argumenta que os temas dos tweets são diversos e tentam acomodar várias agendas, como o direito à educação e a educação como um investimento. Conclui que os utilizadores mencionados nos tweets que apresentam maior frequência são as instituições esperadas, não acontecendo o mesmo com os utilizadores institucionais com menor frequência, onde surgem também atores privados. É ainda possível concluir que os países da África Subsariana têm preponderância nos tweets, bem como as questões inerentes ao género e à educação das meninas. Palavras chave: política educativa; parceria global para a educação; twitter; governação global
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spelling A Parceria Global para a Educação no Twitter: análise das tendências e das agendas veiculadasEDUCAÇÃOPOLÍTICA EDUCATIVATWITTEREDUCATIONEDUCATIONAL POLICYO presente artigo analisa a utilização da rede social Twitter, enquanto plataforma, por organismos internacionais na mediação das políticas educativas. Para tal selecionou-se a Parceria Global pela Educação pelo papel preponderante que este fundo tem no apoio ao setor da educação aos países do Sul Global, em particular nos países da África Subsariana. Desta forma, investigou-se a conta oficial do Twitter da Parceria Global para a Educação (@GPforEducation), procurando analisar as tendências das publicações, mas também os utilizadores (indivíduos e instituições) mencionados e as agendas veiculadas, recorrendo à análise de conteúdo e à análise automática de frequência de palavras dos tweets utilizando o software NodeXL. O artigo argumenta que os temas dos tweets são diversos e tentam acomodar várias agendas, como o direito à educação e a educação como um investimento. Conclui que os utilizadores mencionados nos tweets que apresentam maior frequência são as instituições esperadas, não acontecendo o mesmo com os utilizadores institucionais com menor frequência, onde surgem também atores privados. É ainda possível concluir que os países da África Subsariana têm preponderância nos tweets, bem como as questões inerentes ao género e à educação das meninas. Palavras chave: política educativa; parceria global para a educação; twitter; governação globalThe study detailed in this paper examines the use of Twitter as a platform used by international policy stakeholders in the negotiations around education policy. The Global Partnership for Education was selected to this study for its role in supporting the education sector in the Global South, particularly in Sub-Saharan Africa. Taking this in consideration it investigates the Global Partnership for Education official Twitter account (@GPforEducation) examining the trends but also the users mentioned. We used content analysis and automatic word frequency analysis of the tweets using NodeXL software. The article argues that tweets themes are broad and try to accommodate several agendas, such as the right to education and education as an investment. Concludes that the users with the highest frequency are the expected institutions, but this is not the case for institutional users with lower frequency. The article also shows that sub-Saharan African countries are mentioned frequently and the issues around gender and girl’s education.Cet article examine l’utilisation de Twitter comme plateforme pour la promotion des politiques éducatives par les organisations internationales. Le Partenariat mondial pour l’éducation a été sélectionné à cette fin en raison du rôle prépondérant que ce fonds joue dans le soutien au secteur de l’éducation dans les pays du Sud, en particulier dans les pays d’Afrique subsaharienne. Il examine le compte Twitter officiel du Partenariat Mondial pour L’éducation (@GPforEducation) en analysant les tendances des publications, mais aussi les utilisateurs (individus et institutions) mentionnés et les agendas promus, en utilisant l’analyse de contenu et l’analyse automatique de la fréquence des mots des tweets à l’aide du software NodeXL. L’article fait valoir que les thèmes des tweets sont larges et cherchent à s’adapter à une variété de programmes, tels que le droit à l’éducation et l’éducation comme investissement. Nous concluons que les utilisateurs mentionnés dans les tweets les plus fréquents sont les institutions prévues, mais ce n’est pas le cas des utilisateurs institutionnels dont la fréquence est plus faible. Les pays d’Afrique subsaharienne sont les plus souvent mentionnés dans les tweets, ainsi que les questions de genre et d’éducation des filles.En este artículo se examina el uso de Twitter como plataforma para la promoción de políticas educativas por las organizaciones internacionales. La Alianza Mundial para la Educación ha sido seleccionada con este fin debido al papel preponderante que desempeña este fondo en el apoyo al sector de la educación en los países del Sur Global, en particular en los países del África subsaariana. Se investigó la cuenta oficial de Twitter de La Alianza Mundial para la Educación (@GPforEducation), tratando de analizar las tendencias de las publicaciones, pero también los usuarios (personas e instituciones) mencionados y los programas transmitidos, mediante el análisis del contenido y el análisis automático de la frecuencia de palabras de los tweets con el software NodeXL. El artículo sostiene que los temas de los tweets son amplios y tratan de dar cabida a diversos programas, como el derecho a la educación y la educación como inversión. Concluimos que los usuarios mencionados en los tweets de mayor frecuencia son las instituciones esperadas, pero no es así en el caso de los usuarios institucionales de menor frecuencia, donde también aparecen actores privados. En los tweets se menciona con mayor frecuencia a los países del África subsaariana, así como las cuestiones de género y la educación de las niñas.Edições Universitárias Lusófonas2022-07-14T09:43:08Z2021-01-01T00:00:00Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/13059por1645-7250Silva, Rui daOliveira, Joanainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:10:31Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/13059Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:17:14.517270Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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