O pensamento contrafactual em diversos tipos de eventos sociais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.12/6391 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado apresentada no ISPA – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade em Psicologia Clínica |
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O pensamento contrafactual em diversos tipos de eventos sociaisPensamento contrafactualMutabilidadeAceitação socialCounterfactual thinkingMutabilitySocial acceptanceDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaDissertação de Mestrado apresentada no ISPA – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade em Psicologia ClínicaEstudos recentes sobre o pensamento contrafactual relatam a importância da sociedade na criação de normas e regras perante as quais os indivíduos se vêm obrigados a seguir, afetando o seu pensamento e julgamento. No entanto, não existem estudos que se debrucem sobre a influência das situações sociais no pensamento contrafactual dos adolescentes. O principal objetivo deste estudo é compreender se existem diferenças em relação ao pensamento contrafactual quando se experienciam diferentes situações sociais (e.g. ajudar um idoso; beber com os amigos) em dois grupos distintos: adolescentes e adultos. Foram criadas e aplicadas três histórias a 72 participantes: 36 adultos com idades compreendidas entre os 35 e os 50 anos, e 36 adolescentes entre os 15 e os 16 anos, de forma a testar que contrafactuais eram utilizados mediante diferentes cenários, e se as normas da sociedade iriam desempenhar um papel importante nos mesmos. Era esperado que a amostra de adultos realizasse mais contrafactuais sobre os eventos inapropriados apresentados, no entanto, os resultados mostraram que os adolescentes pareciam mais preocupados em estar de acordo com as normas da sociedade. Em suma, foi possível observar, no geral, uma maior mutabilidade do evento inapropriado do que do evento apropriado, sendo essa diferença ainda mais acentuada na adolescência.Recent studies focusing on counterfactual thinking report the importance of society in the creation of norms and rules in which individuals feel obligated to comply, affecting their thoughts and judgement. However, there aren’t any studies that focus on the influence of social situations in the counterfactual thinking of teenagers. The main goal of this study is to understand if there are any differences between the counterfactual thinking in different social interactions (e.g. helping an elderly; drinking with friends) of two distinct groups: adults and teenagers. Three stories were created and administered to 72 participants, 36 adults (ages 35 to 50), and 36 teenagers (ages 15 to 16) to test which counterfactuals were used according to hypothetical different social interactions, and if society norms play an important role in them. Initially we predicted that adults used more counterfactuals regarding inappropriate events, however, results showed that teenagers were more worried to comply to society norms than adults. In sum, we observed a greater mutability of the inappropriate event than on the appropriate event, especially in adolescence.Quelhas, Ana CristinaRepositório do ISPAFarinha, Jessica José Fernandes2018-05-24T18:30:18Z2017-01-01T00:00:00Z2017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.spreadsheetml.sheetapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/6391201823810porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:42:07Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/6391Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:24:11.775038Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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